Menu

EFT: Uma breve introdução

Atualizado dia 5/15/2007 7:11:48 PM em Almas Gêmeas
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Técnica de Libertação Emocional (TLE), originalmente chamada em inglês de Emotional Freedom Technique *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui), é um método muito fácil e eficaz para neutralizar sentimentos negativos, sejam eles fobias, culpa, raiva, memórias traumáticas (de guerra, abuso sexual, acidentes, etc), ansiedade, e qualquer outro sentimento que lhe possa vir à mente. Os resultados normalmente são imediatos no momento da aplicação da técnica, não importando a intensidade do sentimento ou há quanto tempo a pessoa o vem sentindo.

A técnica derivou de outra chamada Thought Field Therapy, criada pelo psicólogo clínico norte americano, o Dr. Roger Callahan. Esta técnica foi bastante simplificada e aperfeiçoada pelo engenheiro, também norte americano, Gary Craig (que foi um dos alunos do Dr. Callahan) e que hoje é a grande referência mundial em 
EFT, tendo tratado com sucesso milhares de pessoas. Hoje em dia, Gary Craig se dedica à divulgação em nível mundial desta técnica, de forma bem acessível financeiramente, através de vídeos (que podem ser comprados) e de uma apostila que pode ser baixada gratuitamente em seu site, além dos workshops que apresenta nos Estados Unidos.

O princípio da técnica se baseia na seguinte afirmação: “A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no fluxo energético do corpo”. A técnica consiste em desbloquear este fluxo energético enquanto a pessoa se sintoniza com o sentimento negativo que está sendo tratado, através de afirmações e leves batidas com os dedos nos terminais dos meridianos energéticos. Estes são os mesmos meridianos em que a acupuntura se baseia para a aplicação das agulhas.

A grande vantagem deste método é a sua simplicidade e grande eficiência se comparada com outros métodos que tratam de equilibrar o sistema energético. Como teste máximo para a eficiência desta técnica, Gary Craig e sua sócia Adrienne Fowlie viajaram voluntariamente até uma instituição chamada VA (Veterans Administration) que cuida de veteranos de guerra americanos que sofrem de depressão, transtorno do stress pós-traumático, lembranças traumáticas de guerra e muitos outros males decorrentes das experiências vividas na guerra. Foram tratadas 20 pessoas, focando memórias traumáticas, fobias e outros traumas específicos relacionados. Em absolutamente todos os casos o sucesso foi total. Fobias, memórias traumáticas e sentimentos negativos referentes à guerra foram resolvidos em uma única sessão. E olhe que estamos falando de pessoas que estavam em psicoterapia e medicação há 30 anos sem encontrar alívio. O resultado foi que eles passaram a sentir-se melhor acabando com a insônia e aliviando a depressão. Estes e muitos outros casos são demonstrados nos vídeos. Felizmente estes resultados são bastante comuns quando se aplica a 
EFT.

Esta terapia é capaz de tratar um sentimento, fobia ou aspecto negativo por rodada, podendo ser aplicadas rodadas sucessivas para tratar vários problemas. Certamente não houve tempo suficiente em apenas uma sessão como os veteranos de guerra para se aniquilar completamente a depressão e todos os sentimentos negativos decorrentes da experiência de guerra. No entanto, todos os sentimentos que foram focados chegaram à intensidade zero. Na maioria dos casos que precisam de mais tempo, geralmente, isso significa mais algumas sessões (quatro ou cinco) e não meses ou anos de tratamento. O melhor de tudo isto é que, via de regra, os resultados são permanentes.

Você pode achar que estou exagerando e que isso tudo é muito bom pra ser verdade ou que é apenas mais uma novidade da moda que logo passará. Eu também pensei mais ou menos assim no começo, mas sempre me considerei uma pessoa de sorte por encontrar métodos de cura energética fáceis e eficientes. Quando comecei a aplicar a técnica em outras pessoas pude realmente ver com meus próprios olhos a sua eficácia.

EFT também é aplicada com muito sucesso em caso de doenças físicas e todo tipo de dor. No caso das dores o resultado costuma também ser imediato, mesmo para enxaquecas, dores associadas a lesões provocadas por acidente, dor se coluna, etc. Tive várias experiências no tratamento de dores onde pude comprovar isto. Uma das primeiras pessoa que tratei tinha dores na coluna há vários anos. Tomava medicação quase diariamente e ainda assim ficava de cama muitas vezes sem poder trabalhar. Em um dia de crise fizemos uma sessão que levou em torno de 25 minutos e TODAS AS DORES FORAM A ZERO. A dor voltou com uma intensidade de apenas 20% do que era inicialmente. Aplicamos novamente e zeramos. Depois disso nunca mais voltaram. Isso acontece porque toda dor está associada, totalmente ou parcialmente, a um componente emocional que está por trás; quando tratamos a dor estamos, na verdade, cuidando do sentimento negativo que a está gerando ou que está contribuindo.

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar,  
acesse este link
 
 

 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa