Menu

Ele veio como filho amado!

Atualizado dia 12/15/2007 7:51:47 AM em Almas Gêmeas
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

O olhar histórico sobre a vida de Jesus Cristo, através da ótica das antigas escrituras que se transformaram em obras mundialmente conhecidas, como a Bíblia por exemplo, trataram de documentar a sua trajetória a partir da vida adulta, esquecendo-se em parte que Jesus veio ao mundo inserido em um contexto familiar e que teve infância e um pai de nome José e uma mãe de nome Maria.

O que o simbolismo do Natal tenta resgatar é o significado de Cristo ter chegado como todos nós chegamos a esse mundo, e no caso dele, da forma mais simples possível, já que o seu nascimento ocorreu em uma manjedoura. Podemos até questionar: mas se Jesus era um espírito superior em missão especial entre os homens, porque Ele não nasceu como filho de rei e rainha cuja situação privilegiada tivesse lhe proporcionado nascimento e infância em berço esplêndido?

Justamente porque a mensagem de Natal nos reporta ao que foi o profundo significado da obra por Ele deixada, ou seja, o desafio de descobrirmos em nós mesmos os verdadeiros valores da vida e da ascensão espiritual, sendo a simplicidade uma das principais virtudes a serem cultivadas pelo espírito, o que encontramos na imagem da manjedoura.

No cenário de seu nascimento, podemos enxergar com "os olhos de ver", os valores do amor e da humildade em José e Maria, seres escolhidos como responsáveis diretos na educação do personagem mais popular da história da humanidade que, no entanto, nasceu entre animais em um rústico estábulo.

Se observarmos mais atentamente com os olhos do coração, sentiremos que o cenário do nascimento de Cristo está impregnado de amor abrangente, isto é, a envolvente proteção da luz da estrela guia, a emoção dos pais, a solidariedade dos reis magos e a marcante presença de animais.

O simbolismo do Natal, representado pela cena do nascimento de Jesus Cristo humano, remete-nos a situações por nós vivenciadas, à medida que também nascemos da concepção pai-mãe e somos inseridos e educados em ambiente familiar onde passaremos por marcantes experiências que serão registradas em nosso psiquismo para o resto de nossas vidas.

O "clima" de natal resgata a importância do desenvolvimento de valores humanos e espirituais, à medida que tem o propósito de aproximar a família em torno do que representa o amor baseado na responsabilidade dos pais na educação dos filhos, no convívio familiar de bom nível e nas relações de paz com o próximo.

Portanto, a síntese da mensagem natalina nada mais é que a síntese da mensagem deixada por Cristo, ou seja, que a semente do amor germinada no lar de cada criança que nasce seja cultivada com carinho e a planta regada e cuidada para que a energia do amor ali gerado possa envolver o núcleo familiar e expandir-se para a sociedade até abraçar o planeta e atingir o cosmos em conexão direta com a Fonte de Amor Universal.

Viva o espírito natalino como a representação máxima e permanente de ideal humano! Viva Jesus e as crianças por Ele representadas em seu nascimento, pois elas são -e sempre serão- a esperança de transformações de que necessita a humanidade!

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa