Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Eunucos mentais!

Eunucos mentais!

por Paulo Salvio Antolini

Eunuco: Segundo o dicionário Michaelis, “Diz-se de um homem cujos órgãos de reprodução foram removidos ou nunca se desenvolveram; castrado”.
Definido o que significa “eunuco”, “eunuco mental” expressa a incapacidade ou inexistência de condição de raciocínio de pessoas (homens e mulheres) que convivem nos mais variados meios; político; social; religioso; familiar etc..
Quando o ser humano tende a radicalizar seus pensamentos, inicia-se um processo de exacerbação de suas emoções. Esse aumento da intensidade que ele gera em suas emoções leva a um estado de fechamento mental, onde o raciocínio gira sempre em torno da ideia inicial pré-fixada, como um peixe em um aquário que gira e gira, e em qualquer direção que ele nade, está sempre restrito no mesmo espaço.
O eunuco mental nada em torno de seu único pensamento, limitado como o peixinho, porém, sem se dar conta que está solto em um grande oceano, e que ele tem muito mais espaço para explorar, para conhecer, para compartilhar.
Entre tantas possibilidades para esta castração mental, destaco duas que reputo como mais frequentes:
1. O interesse em se fixar em um determinado ponto, não se permitindo e não permitindo aos demais a exploração das demais possibilidades. Puro interesse consciente em restringir ao que lhe é benéfico, em detrimento de qualquer outra situação. Exemplos: discursos políticos; religiosos, doutrinações de interesses únicos.
2. O medo aterrorizante de pisar sobre novos terrenos. A dificuldade de se permitir sair do estado de ignorância, pois o novo para essas pessoas representa a ameaça. Exemplos: Não ir a um evento ou a uma festa porque não conhece ninguém e acredita, ou realmente vai se sentir muito mal por se ver só em um ambiente estranho. Não perguntar sobre sua dúvida por achar que será criticado, ficando no desconhecimento e na incompreensão do que foi exposto.
Pensamentos radicais impedem a condição de averiguar as possibilidades existentes sobre as mesmas coisas. Ideias divergentes e conflitantes não são necessariamente incompatíveis. Muitas novas visões surgem do contemplar todas as exposições, pois cada ideia contempla apenas algumas facetas da situação. Olhar com amplitude aumenta a abrangência das soluções.
Mas não achem que isso ocorre apenas com alguns ou com situações de grande importância. Ocorrem com todos nós, inclusive em pequeninas coisas. Os pais que não querem nem saber por que seus filhos gostam de determinado estilo de música ou dança. Apenas proíbem porque já estabeleceram que aquilo não é bom ou pertence ao capeta. O gestor que nem permite ao subordinado expor sua ideia sobre uma nova e mais prática forma de fazer a atividade.
Tornar-se um (a) eunuco mental é cristalizar a reatividade frente a determinadas situações ou fatos. Quando esse comportamento é adotado muito se perde. Muito se deixa de evoluir, aliás, muito mais se regride em uma existência onde ainda se acredita que temos por missão evoluir!
Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Paulo Salvio Antolini
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 11
Atualizado em 13/12/2019

Veja também
Evoluo com amor
A liberdade de ser próspero
Habilidades sociais fortalecem autoconfiança e autoestima
Respeito é o que pedimos: Respeito à natureza, respeito a si mesmo!

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Continue lendo
Evoluo com amor
A liberdade de ser próspero
Habilidades sociais fortalecem autoconfiança e autoestima
Respeito é o que pedimos: Respeito à natureza, respeito a si mesmo!


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa