Menu

GINÁSTICA PARA O CÉREBRO - PREVENINDO ALZHEIMER E OUTROS MALES

Atualizado dia 6/8/2006 11:25:00 AM em Almas Gêmeas
por Márcia Malvazzo Almeida


Facebook   E-mail   Whatsapp

 


Neuróbica, nome dado a esta "ginástica" para o cérebro...


Pesquisas mais recentes sobre o cérebro apontam para novos métodos que podem ser incorporados às atividades diárias a fim de desenvolver e manter as conexões cerebrais. Através dessas estratégias a pessoa pode aumentar a capacidade do seu cérebro de lidar com declínios na agilidade mental.

O nome que deram a essas estratégias é Neuróbica, a "aeróbica dos neurônios". Katz e Rubin ensinam que a Neuróbica é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Esses exercícios aumentam a saúde geral do cérebro, durante o percurso da vida e enquanto se envelhece.

Só você que já vivenciou e vive a experiência de ter algum amigo, familiar, parente ou conhecido portador do mal de Alzheimer, pode avaliar o quanto é difícil. A prevenção é a melhor causa. Se quiser saber mais visite o site: link

Para adiar o mal de Alzheimer e outros males:

NEURÓBICA, ginástica para o cérebro

"Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a "aeróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa.

O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria a rotina, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Tente fazer um teste:

- use o relógio de pulso no braço direito;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente (na China o pessoal treina isso num parque);
- entre em casa sem acender a luz;
- mude os objetos de lado, da sua mesa;
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho;
- tome banho de luz apagada;
- converse com o vizinho que nunca dá bom dia..."

Fonte: L.C. Katz & M. Rubin (2000).



A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, invente, faça alguma coisa diferente e estimule o seu cérebro. Vale a pena tentar, não dói nada... Que tal começar a praticar agora trocando o mouse de lado?




Márcia - Psicoterapeuta/Psicanalista
Consultório I : (11) 5062.7806 - Jardim da Saúde
Consultório II: (11) 5051.1356 - Moema
Celular (11)  99118.9622 [email protected]

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 131


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Márcia Malvazzo Almeida   
Psicoterapeuta,Terapeuta Holística, Psicanalista, atende em São Paulo, trabalha com resgate da autoestima e autoconhecimento. Atua na área da Medicina Complementar, participa de Congressos, Seminários. Também Acupunturista, trabalha com Neurolinguística, Florais de Bach, entre outros. Palestrante, escreve para Jornais, Revistas, Newsletter
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa