Menu

Lamentações!

Atualizado dia 3/26/2017 2:46:23 PM em Almas Gêmeas
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dia após o outro e o comportamento se mostrando o mesmo, sem alterações. Poderia ser de estabilidade emocional, mas não; era de lamentar-se. 
Diariamente se lamentava de tudo e pior, de todos. Certa feita, estava com sua esposa em uma comemoração e ela, conhecedora do marido que tinha, já esperava pela queixa que iria surgir. Ele estava feliz, conversando com todos e estava muito agradável. Ela, querendo registrar momento tão bom, comentou: “Querido, que momento ótimo que estamos vivendo!” e recebeu como resposta “É, mas daqui a pouco volta tudo ao real, isso não dura!”.
Quem tem incrustrado dentro de si o olhar denso e negativo sofre e muito. Dizem que é bobagem essa história de pensar positivo e negativo. Não vamos discutir sobre isso. Vamos apenas observar as pessoas que possuem um olhar positivo e as de um olhar negativo sobre o que vivem. A observação leva à constatação de fatos, não dá lugar a especulações. Pessoas com olhares otimistas vivem muito melhor, mesmo tendo em suas vidas problemas de grandes proporções, como doenças graves, dinheiro curto, trabalho de difíceis condições etc. As pessimistas nunca se contentam com nada. Pode “chover ouro” e irão reclamar.
Um casal à beira da separação chegou ao consultório tendo como gota d’água o fato de que ele gostava muito de receber seus familiares e casais amigos, ela detestava. Importante ressaltar que era ele quem cozinhava e deixava tudo lavado e arrumado. Ela não tinha nenhum trabalho. Quando as pessoas chegavam, transformava-se, conversava com todos, ria, divertia-se. Quando iam embora novamente “trancava a cara” e voltava às reclamações.

Reclamar é: “Fazer reclamação oral ou escrita; queixar-se. Queixar-se a respeito de algo (problemas de saúde ou financeiros, injustiça, infelicidade etc.). Apontar defeito em alguém ou algo; criticar”.
Lamentar é: “Manifestar-se por meio de lamentos. Exprimir-se com mágoa. Expressar grande aflição”.

Há poucos dias, um cliente me disse que aprendeu que as coisas têm o tamanho da importância que damos a elas. Grande verdade. Leva-nos a refletir sobre o tamanho do significado que damos a cada situação que vivemos. As situações que recebem nossa maior atenção são aquelas que perpetuamos. A mãe que se sente magoada pelo filho não ter vindo e nem ligado em seu aniversário não reconhecerá o valor do presente que ele trouxe para ela e nem compreenderá que ele não pode ligar por estar dentro de um avião, voltando de sua viagem internacional. O gerente que fica irritado por longo tempo com seu funcionário que fez seu trabalho otimamente bem, apenas porque não seguiu literalmente o “como fazer” que ele havia sugerido. Quais exemplos você pode colocar nesse texto? Deve ter vários, vividos por você ou observados nos que estão ao seu lado. Lamentação! 
Lamentar a ação. Choramingar o feito e sobre o feito. Enorme desperdício de energia. Potente ímã de atração de negatividades e tristezas. Lamentar-se faz com que tudo se torne mais pesado e difícil. Mau humor, desânimo, dificuldades até físicas, falta de vontade são sintomas de quem tem essa prática. Para muitos, soma-se a tudo isso a injusta lamentação de que “Deus se esqueceu de mim”.
Quando a vida só traz queixas e lamentações, quando nem “deus” é poupado, pois dizer isso é lamentar-se sobre Ele, a vida torna-se pesada, enfadonha e sem nenhum sentido que impulsione o ser humano para frente. Então, a pergunta (também minha afirmação) é: será que essas pessoas querem realmente ir para frente?
Pois toda essa lamentação é um grande freio que impede o avanço, a superação de obstáculos, o olhar as dificuldades de frente e encontrar as formas de vencê-las. Aqueles que vivem no mundo da lamentação estão a tornar-se inválidos. Excelente justificativa para não serem responsáveis pelo que vivem. Pensem nisso.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa