Menu

O AMOR E O IMPULSO CÓSMICO (I)

Atualizado dia 5/24/2010 11:31:41 AM em Almas Gêmeas
por José A Bonilla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vamos entrar agora num assunto que pode ser polêmico, mas que não podemos fugir de sua abordagem para compreender o Sentido e o Significado da vida humana.

A pergunta é: "Qual é a missão do ser humano neste planeta?"
Veja-se que qualquer que seja a resposta, ela vai marcar definitivamente os comportamentos, as atitudes e as ações humanas, levando-nos finalmente a acontecimentos, fatos e resultados, visíveis e tangíveis, na realidade cotidiana. Ou seja, a resposta - implícita ou explícita - a essa inquirição é o alicerce básico onde se apoia uma sociedade. 

O fato é que estamos numa época crítica. A Humanidade se encontra frente a uma encruzilhada. Os caminhos do "bem" e do "mal" estão ficando cada vez mais nítidos. Com efeito, por um lado, percebe-se uma estrada, que parece a prevalecente, pela qual transitam os velozes carros da devastação da Natureza, da poluição, do consumismo, do desajuste afetivo, da fome, do desemprego e do terrorismo (incluindo todos os tipos, com destaque para o terrorismo econômico, que a mídia gosta de ocultar). É o caminho do "mal". 

Mas quem pode desenvolver um nível maior de compreensão, perceberá que há outro caminho, na verdade, uma trilha escondida e talvez coberta de mato; é "o caminho" do qual nos falou o Mestre: É o caminho do Bem.

A energia negativa que hoje paira sobre o planeta Terra é brutal, conduzindo a graus extremos de esmagamento da personalidade humana, embora hábil e sutilmente fantasiado por gratificações imediatas (produtos de todo tipo que podemos comprar em cômodas prestações e, assim, anestesiar nossas consciências). 

Entretanto, para que um organismo vivo (como são a nossa sociedade e o planeta) sobreviva, é necessário que ele tenha certo grau de equilíbrio interno. Portanto, deduz-se, ainda utilizando a lógica cartesiana, que há uma energia positiva contrabalançando aquele surto negativo. Mas de onde ela surge? Não encontramos outra explicação de que ela emana de um reservatório Cósmico, do Ser Supremo. Mas os seres humanos precisam ser os transformadores que reduzem aquelas altíssimas freqüências vibratórias para que possam ser utilizadas no mundo tridimensional. Essa é a nossa missão.

Podemos agir como um simples fósforo, como um lampião, como uma lâmpada, como um holofote, ou como um foco deslumbrante. Isso depende de nosso desenvolvimento espiritual. Mas a missão básica é a mesma - e cada um deve cumpri-la de acordo com suas possibilidades atuais. Ou seja,  nossa missão é sermos difusores de luz. 

O Criador, precisa de cada um de nós para transmudar certo nível de sua Energia. Necessita-nos como intermediários, canais, veículos. Necessita, pois de verdadeiros Seres Humanos.

Devemos acrescentar, que tanto a missão fundamental como a particular, estão alicerçadas sobre o "novo" princípio que o Mestre, Jesus O Cristo, difundiu no mundo, há mais de 2000 anos: o Amor(*)

Quando a capacidade de amar seja desenvolvida por nós, no nível necessário, as ervas daninhas que crescem ao amparo da ignorância, das trevas pseudo-espirituais e do terrorismo econômico, serão extintas e, então, seremos capazes de criar a sociedade que a imensa maioria das pessoas almeja: mais digna, mais justa, mais humana e.... mais feliz! 

Quando o nosso trabalho frutifique, com certeza, das dimensões superiores nos será dirigida uma centelha de Luz, para indicar que as palavras do Mestre, também podem ser aplicadas a nós: "Por seus frutos os conhecereis".

Uma última colocação: não significa o anteriormente exposto, que devemos adotar posturas de monges orientais, pois o princípio integrativo (Amor, aspectos afetivos e espirituais) deve estar equilibrado com o princípio auto-afirmativo. (aspectos materiais e mentais).

           OBSERVAÇÃO : Este artigo terá continuidade em dois próximos (II e III)

 

Prof. Jose A Bonilla (UFMG).  Autor de 18 livros e 247 artigos científicos e humanísticos. Consulte no site : www.somostodosum.com.br/bonilla  o Produto A Arte de Amar e Ser Amado e o Serviço : O Templo do Amor

E-mail : [email protected]

(*) Ou princípio integrativo segundo a conceituação holística.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: José A Bonilla   
Professor José A Bonilla (Universidade Federal de Minas Gerais). Temas: A Arte de Amar e Ser Amado, Educação para a Vida e Vida Espiritual. Autor de 18 livros e 247 artigos científicos e de divulgação. Sete Cursos on line e livros serão disponibilizados brevemente neste site. E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa