Menu

O valor do compromisso em tempos líquidos

Atualizado dia 7/21/2015 2:41:18 PM em Almas Gêmeas
por Fernanda Luongo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Enquanto caminhava pelas ruas de Roma, um casal de amigos meus iniciou uma conversa despretensiosa com um senhor norueguês, e o resultado dessa conversa foi tão surpreendente que resolvi escrever este artigo.

O senhor norueguês parecia tão sábio, que meus amigos passaram a tratá-lo como se estivessem diante de um mestre e começaram a fazer-lhe perguntas.

A conversa atingiu seu apogeu no tema “Amor Líquido” – título de uma obra de Zygmunt Bauman que relata que vivemos hoje tempos líquidos onde nada mais é feito para durar, e visto que meus amigos estavam com a data de casamento marcada, surgiram algumas questões bem pertinentes ao tema.

Eles queriam saber o que deveriam fazer para não acabar caindo na mesma roda “líquida” dos outros casais.
(chamarei meus amigos aqui de “noivo” e “noiva” para preserva-lhes a identidade).

O senhor disse: “Vocês devem se comprometer até o fim, custe o que custar!”

- Como assim senhor? Já estamos comprometidos um com o outro. – disse o noivo.

Mas o norueguês respondeu:

- Vocês ainda estão envolvidos pela energia da paixão, da novidade, e de certo compromisso descompromissado. Estão na crista da onda, no auge, no ápice. Porém, a natureza não é só feita de picos. Existem as depressões também. E nós somos como a natureza. Nossos humores mudam; nossa condição muda, nossos recursos mudam. Mas o nosso compromisso não deve mudar, pois é isso que mantém nossa estabilidade quando tudo o mais parece ter se transformado em caos.
O valor do compromisso se perdeu, e com isso o poder que vem em seu ventre também foi perdido. Ninguém pensa no valor atuante de um compromisso firmado e honrado. É maior do que vocês podem imaginar.

E continuou:

- O casamento é muito mais do que aparenta. É muito mais do que a união de dois seres humanos. É muito mais do que a união de duas mentes, dois corações. Eu diria que o casamento é uma reunião. Reunião de aspectos que devem ser espelhados para a transformação de cada um dos indivíduos envolvidos para sua evolução.

- Eu desejo ser uma pessoa melhor a cada dia, senhor. – disse a noiva.

- Então, aproveite cada traço negativo da personalidade de seu noivo e cada momento ruim para seu próprio proveito. Quando tiver vontade de deixá-lo, permaneça; quando tiver vontade de brigar com ele, acaricie-o. Perceba que seu noivo apenas estará espelhando aquilo que você precisa desenvolver em si mesma para se transformar.

Para que não caiam nas armadilhas dos outros casais, vocês devem permanecer juntos até o fim. Não como muletas um do outro, mas como espelhos. Não para alimentar as deficiências um do outro, mas para se desenvolverem, se auxiliarem e estimularem um salto. Um salto além de suas limitações. A vida cuidará de entregar os devidos desafios a cada um de vocês.

Olhando para o noivo ele continuou:
- Se ela adoecer, você terá de cuidar dela, e não se queixar do sobrepeso.

Olhando para ela:
- Se ele perder o emprego, você terá de cuidar das contas sozinha até que ele se recupere. E não chorará por ficar sem aquele sapato e aquela bolsa que tanto queria.

Vocês não se olharão como entidades separadas e sem conexão alguma. Se verão como células que trabalham no mesmo corpo, frutos do mesmo organismo, e se mantiverem esse compromisso até o fim, chegarão muito mais longe como indivíduos do que qualquer outro que esteja vivendo o “amor líquido” dos tempos atuais.

- Mas senhor, e se deixarmos de nos amar? E se nos apaixonarmos por outra pessoa? E se descobrirmos que não somos a alma gêmea um do outro? – insistiu a noiva.

- Só existe um tipo de amor verdadeiro: o incondicional. O resto é conversa fiada, é líquido. Se você quer se casar com ele, tem de aceitá-lo integralmente, portanto, pense bem antes de firmar o compromisso. Este compromisso é vitalício. Hoje qualquer um assume qualquer tipo de compromisso, sem refletir, pois pode muito bem ser substituído por outro compromisso se o primeiro não vingar. Mas, eu vou contar um segredo para vocês dois: “A substituição não resolve o problema, ele sempre volta com outras caras, outras máscaras”.
Paixões podem ocorrem, mas elas serão um termômetro para apontar as áreas que precisam de atenção em suas vidas, e vocês não devem se deixar levar por elas. São apenas alarmes. Alma gêmea? Nunca é alguém fora de você. Sua metade complementar está dentro, de forma irrevelada, e o companheiro que você escolhe em vida e com o qual permanece é o que te auxiliará através dos desafios e conquistas dos mesmos a te aproximar e reunir com tua alma gêmea. Esta é a verdade.

Vocês têm certeza absoluta de que é isso que querem? O amor de vocês é o suficiente? O compromisso deve ser vitalício para que adquiram desenvolvimento e sabedoria.

Ambos balançaram a cabeça afirmativamente.

Depois de dizer estas palavras, o senhor norueguês fez uma pausa, engoliu a saliva que já se acumulava em sua boca, coçou um pouco o queixo e continuou:

- Porém, existe uma advertência que devo fazer a essa altura. O fato de andarem na contramão, como casal, nos tempos de individualismo, lhes trará certo poder. Quanto mais comprometidos estiverem um com o outro, mais poderosos se tornarão e isso significa que muitos os invejarão e tentarão separá-los. Por esta razão é necessária que se estabeleça uma base sólida de confiança entre vocês inquebrantável. Essa será a medida de seu sucesso ou sua ruína.

O compromisso que você assume e honra com outra pessoa, é o compromisso que você assume consigo mesmo. Quando você trata alguém como “descartável” está diminuindo a estima que possui por si mesmo, e se colocando nesta posição de descarte também.
Quando você e seu companheiro assumem um compromisso vitalício com consciência isso se torna grande e atinge outra dimensão. E nessa outra dimensão existe um poder enorme. Todos os desafios superados e todas as conquistas dos esforços somados do casal se reúnem e fortalecem o elo e a energia individual de cada um, de forma que isso os torna mais senhores de si. Depois de um tempo, apenas a presença física de um e outro ou dos dois num determinado local pode resolver uma complicada situação, como num passe de mágica. Este poder pode operar o que vocês chamam de milagre. Porém, ele custa o sacrifício, e a medida do sacrifício é a medida da recompensa.

Meu amigo muito intrigado e querendo sorver mais daquele poço de sabedoria fez menção de continuar a conversa, mas o senhor se recusou e partiu rapidamente. Minha amiga atônita, na mesma hora me enviou um whatsapp emocionada. E eu agradeci por ter recebido um ensinamento tão belo de tão longe em tempo real.

Só há uma coisa que devo dizer, caro leitor: para fugir dos “tempos líquidos”, comprometa-se! E para comprometer-se, pense, sinta e reflita bastante. Escolha com sabedoria e honre o caminho escolhido até o FIM.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 55


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa