Menu

Opções!

Atualizado dia 7/31/2017 7:33:16 AM em Almas Gêmeas
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estávamos em uma conversa gostosa e descontraída, quando surgiu o assunto: “Não se tem a opção sobre tudo”. De imediato, discordei, pois tudo em nossas vidas são escolhas que fazemos, ou se escolhemos não fazê-las, a vida fará por nós, ela própria ou através de outras pessoas.
Era um encontro de comemoração e percebi que não foi dado continuidade ao tema, pois se instalaria uma polêmica, tipo “é, não é” e naquele momento o clima era outro, de alegria e descontração. Depois, refletindo sobre o assunto, pude concatenar melhor as ideias. Reconstrui várias situações, inclusive de consultório, onde esse tema havia sido exaustivamente trabalhado. E o ponto de conflito, melhor seria dizer de confusão, é sempre o mesmo: considerar o que é requisito de uma opção também uma opção.

Quando fazemos uma opção, há sempre condições que a acompanham. Essas condições são requisitos que deverão ser atendidos por quem as fez.
A pessoa aceita trabalhar no período noturno. Deve entrar às vinte e duas horas e sair às seis horas do dia seguinte. Após alguns dias de trabalho quer que seu horário seja mudado, entrar mais cedo e sair mais cedo, pois poderá descansar mais. Não existe essa opção. O horário das vinte e duas às seis horas é condição, requisito do trabalho pela qual aceitou trabalhar. Ao assumir um cargo em qualquer nível de responsabilidade, virão junto exigências e solicitações que serão requisitos para quem exerce essa função. Muitas vezes, pode-se achar e até com razão, que algumas dessas exigências não fazem sentido. Levantar a questão para debate é possível em alguns casos, mas ao buscar a modificação disso fica duas possibilidades, ou a organização aceita ou não. Se aceita, ótimo. Você adequou sua participação no contexto. Se não aceita, significa que para esse item a organização enxerga como requisito, como responsabilidade da função, então, não é uma opção.
Mas não se pode dizer que não se teve opção. A opção inicial, aceitar o cargo é o que pesa, é o que comanda e faz daquilo que você não gosta o ser responsável pelo que terá que fazer. Existe a opção de não fazer, o que trará consequências que, muitas vezes não é o que se quer. Por exemplo, a pessoa ser desligada do cargo.

Muito se escuta “eu não posso, pois tenho família para sustentar!”. Grande verdade, porém, sustentar sua família é um requisito que você não abre mão, o que faz com que faça o solicitado, mesmo não sendo de seu agrado. “A vida não me deu opções!”. A vida sempre nos dá opções. O que acontece que elas podem ser piores em consequências do que as que escolhemos nos submeter. Prestem atenção: “escolhemos”. Então a forma mais adequada de expressarmos isso será: “Fazer é a opção que me é menos pior do que a opção de não fazer”.
Quantas pessoas que acham não terem opções, de repente, jogam tudo para o ar, e “abandonam-se” por não suportarem mais o que vinham vivendo. Se tivessem a percepção de que há, sim, opções, mesmo que sejam incômodas e não desejáveis, as teriam tomado e assim não teriam feito um estrago tão grande em suas vidas.
Muitos casais permanecem vivendo verdadeiro inferno porque um dos cônjuges não aceita dividir o patrimônio, conforme estipulado pela opção que fizeram ao se unirem. Manter dinheiro, casa, negócio ou qualquer outro bem tem, então, um preço altíssimo. Esse preço é a consequência da opção que fizeram: não separar para não dividir. Dividir é uma condição, um requisito da opção praticada anteriormente.

Um empresário queria sua equipe de vendas na classificação de representantes, mas queria exigir deles horários, relatórios e outras tarefas que só podem ser exigidas se o contrato for por regime de CLT. Não dá para optar sem assumir consequências da opção. Todos temos opções sim! Só não temos na maioria das vezes o poder para que suas consequências sejam mudadas.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 217


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa