Menu

Paixão nasce do egoísmo. Amor nasce do altruísmo. É boa fortuna manter o equilíbrio.

Atualizado dia 6/17/2011 11:50:23 AM em Almas Gêmeas
por Regis S Mesquita de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje me lembrei deste texto que escrevi quando tinha 18 anos, ao jogar o I Ching para a pergunta: vale a pena continuar envolvido com fulana de tal?

Saiu o hexagrama 60 - CHIEH - Limitação

Ao lê-lo fiz a reflexão abaixo:

A capacidade de se apaixonar é um ato egoísta. A capacidade de manter a paixão é um ato altruísta. Servir, cuidar, amparar, gerar segurança, perceber a necessidade alheia - tudo isto é o que amplifica a paixão e permite que o amor se expresse.

Se o altruísmo se impor virá a perda de limites e o "lago pode transbordar". Se o egoísmo se impor não haverá "água para encher o lago". Portanto, necessário é equilibrar até o que é bom.

O I Ching diz que limitação é sucesso. Ao limitar o que colocarei no lugar? Estudo, minha família, meus amigos e meus livros.

O I Ching diz: "aquele que não conhece limitação alguma terá motivo para lamentar-se". Tenho que ser completo, não posso me limitar a ela. Minha vida ficará pobre, se restringir a ela. Vou lamentar futuramente. Eu tenho que seguir o que sou, se ela entrar para ampliá-la será bom. Se ela restringir, será ruim.

Equilíbrio! Vou ser o que eu já era com ela. Ou ser o que eu já era sem ela. Jamais serei com ela menos do que eu era.

PS: até hoje penso da mesma forma: qualquer relacionamento deve servir para ampliar as vivências das pessoas, e não reduzi-las.


Quem quiser me seguir no twitter: @mesquitaregis

Conheça os site Psicologia Racional https://www.psicologiaracional.com.br/ 

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Regis S Mesquita de Oliveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa