Por que é tão difícil terminar RELACIONAMENTOS?

Por que é tão difícil terminar RELACIONAMENTOS?

Autor Renata Cibele Lima

Assunto Almas Gêmeas
Atualizado em 9/4/2026 8:21:30 AM





O relacionamento faz parte da vida desde que fomos concebidos. No útero materno já começamos a nos adaptar a dividir espaço com outra pessoa, nossa "MÃE", aí dá início ao nosso drama ou aconchego.

Na temperatura ideal, quente e acolhedora nos sentimos protegidos e outros neste mesmo espaço sentem que são agredidos por sensações, palavras, sentimentos e emoções incontroláveis daquela que nos carregam em seu ventre.

Durante dias e meses nos sujeitamos, sem pedir, as mais variadas, gostosas e loucas sensações. Ficamos sujeitos a vivenciar as experiências de nossa mãe sem entender o que está acontecendo do lado de fora.

-Mãe, que vontade de sair daqui! O que está acontecendo por aí? O que vai acontecer comigo?

-Socorro, socorro! Será que posso fazer algo, preso aqui, mas sentindo tudo que está acontecendo, sem entender direito? Estou aqui, entende? Sinto, sofro de algo inexplicável! 

-Ajude-me! Faça algo por mim, já que não posso tomar nenhuma atitude nas condições que me encontro neste estágio de vida. Eu sofro, mesmo assim! Não faça isso comigo!

E o drama começa, RELACIONAMENTOS!

No início, fico sem forças de brigar com minha mãe. Não quero sentir o que estou sentindo, mas estou ligado a ela "grávidos" de um modo que não posso escapar. Depois sei que vou começar a experienciar o contato com outras pessoas, fora daqui!

Será que vou encontrar aquelas pessoas que provocaram sensações perturbadoras em minha mãe e que acabaram, sem querer, mexendo comigo?

E o drama continua...ok, vou ter que me acostumar a enfrentar o outro, vivenciar relacionamentos, como criança, depois adolescente e a fase mais desafiadora, como adultos e com vontade de amar e começar um caso, namoro ou até mesmo construir família!

Chegou o momento de sair daqui! O grande e apertado útero materno, a casa tão conhecida que habitei até agora. Sinto que tudo está começando a ficar difícil para mim. Estou sem espaço para crescer, tenho que sair.

Vou abandonar o que não me acrescenta, só dificulta. É preciso ter coragem e ajudar no processo de desligamento. Sei que deveria acontecer de forma natural, mas nem sempre é possível! Vou escorregar na hora certa ou vou ter que ser tirado "à força"! Que eu ou Deus me ajude! Cada um com sua fé!

Entenda de uma vez por todas! Quando chega o momento do término, temos que aceitar, assim tudo ficará mais fácil. Se não aceitar terminar uma relação, se tiver que se afastar do lugar ou da pessoa que não está fazendo bem, será como um novo nascimento.

Lembra que quando chegou a hora do seu nascimento você teve que nascer!

Quando chegar a hora da mudança, da troca de parceiro ou mesmo se decidir ficar sozinho a escolha será sua ou do outro, aceite, vai se cuidar, começar ou recomeçar a sua vida.

Entenda que um relacionamento é só um tempo de vida que pode durar dias, meses ou anos, mas quando crescemos demais e não tem mais espaço para gente naquela relação temos que partir para novas aventuras!

A vida é assim! É feita de relacionamentos! Aceite quando o fim de um relacionamento termina. É só o começo para outras experiências. Deixe ir o que não quer mais estar com você. Seja importante para você mesmo. Se dê valor!

Quando sua mãe te libertou de dentro do corpo dela, o fez por que a natureza é sabia e mais forte do que a nossa vontade de permanecer presos ao futuro sofrimento por falta de espaço e abriu novas possibilidades de vida tirando você do que não lhe serve mais.

A natureza, assim como nossa mãe e a própria vida, sabem o momento certo de criarmos asas e encontrar nosso destino.

DESTINO?

Sim! Chegou a sua hora de aprender a se relacionar com a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ!

Quando você se amar, cuidar de você, ser você, os outros que atravessarem seu caminho, aprenderão, pelo exemplo, a cuidar deles também e aceitar estar ou não em sua vida. Tudo tem que ser natural! Fique se quiser ou vá em busca de outros sonhos, se desejar.

Amor e amar tem que ser com LIBERDADE!

Quem AMA, LIBERTA!

BEM VINDO à VIDA!





Gostou?    Sim    Não   
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1
Compartilhe: Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Renata Cibele Lima   
Renata Cibele Lima é Escritora, Arte-Educadora, Artista Plástica, Pesquisadora e Consultora em Desenvolvimento Humano.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Veja também


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




Energias para hoje












Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.


Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

Somos Todos UM - 26 anos
Participe do nosso grupo

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     x     tiktok

 




© Copyright 2000-2026 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa


  Menu
Somos Todos UM - Home