Menu

Por que os problemas se repetem nos relacionamentos?

Atualizado dia 7/2/2014 1:25:03 PM em Almas Gêmeas
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Recebo diversas perguntas e já atendi vários casos de pessoas que têm problemas de relacionamentos, seja familiar, social ou a dois na vida amorosa. Todas elas desejam melhorar seus relacionamentos, mas não sabem como. Pelo que relatam, os problemas em seus relacionamentos se repetem.

Uma coisa muito comum entre a maioria é achar que a causa desses problemas está nas outras pessoas. Às vezes, a pessoa até tem um pouco de consciência de que ela contribui negativamente, mas no fundo age como se estivesse certa e as outras pessoas é que tivessem que mudar. Então, elas se queixam do comportamento das outras pessoas e por trás dessas queixas está o desejo que essas pessoas mudem.

O primeiro passo pra mudança é tomar consciência de que você é o agente principal que cria e atrai problemas nos seus relacionamentos. É muito fácil comprovar isso… Sempre que existe algum problema nos seus relacionamentos, quem é a pessoa que invariavelmente sempre está presente? Você…

Então, é a sua formar de agir, reagir, pensar e se comportar que é a verdadeira causa dos problemas. Observe que os problemas de relacionamento tendem a se repetir pela sua vida. Mudam as amizades, muda o namorado e muitos dos problemas que você tinha nas relações anteriores se repetem nos novos relacionamentos.

Há pessoas que passam por várias situações de traição. Outras se sentem excluídas. Há também aquelas que são sempre magoadas e que colecionam esses sentimentos de pessoas distintas em circunstâncias diferentes. Algumas repetem situações onde se sentem injustiçadas.

Observe na sua vida quais são as situações e sentimentos negativos que estão se repetindo nos seus relacionamentos. As repetições mostram claramente que temos emoções que precisam ser curadas. Quando guardamos emoções negativas das experiências do passado, acabamos por criar e atrair mais situações que criam mais daquela mesma emoção, gerando assim o processo de repetição.

Essa notícia, de que você é o principal agente que cria e atrai os problemas, é ótima, pois o coloca como o grande responsável pela mudança e o tira da vitimização. No começo, isso pode ser bem difícil de admitir e aceitar. Mas, quando você finalmente aceita, deixa de depender que os outros mudem, o que é algo muito libertador.

Então, o que é que precisa ser mudado no seu comportamento pra que os problemas deixem de se repetir? O que afeta os relacionamentos? Vou citar algumas coisas.

1 - Dificuldade de dizer não e impor limites com clareza, firmeza e, ao mesmo tempo, com suavidade e educação. Quando você não consegue colocar os limites na hora certa, você vai acumulando sentimentos de mágoa e raiva, tanto de você quanto da outra pessoa. Isso vira uma bomba-relógio e talvez você venha a cobrar tudo e explodir depois com essa pessoa.

Um erro comum em quem tem esse problema é achar que as outras pessoas é que precisam "ter noção" do que elas pedem e fazem com você. Mas essa responsabilidade é somente sua, você é quem tem que comunicar com clareza. Delegar isso para outra pessoa demonstra que você tem pontos fracos na autoestima que precisam ser trabalhados. As pessoas não passam por cima de você, sem que você permita isso. E quando elas o fazem, não é necessariamente por mal, e sim, porque você nunca falou claramente o que pode e o que não pode.

2 - Necessidade de reconhecimento e aprovação. Quando você depende da aprovação e do reconhecimento, você vive numa prisão emocional. Passa a fazer o que não quer, deixa de fazer o que gostaria. Essa é também uma das causas da dificuldade de dizer não e impor limites. Isso significa que falta você se aprovar e se reconhecer e, por essa razão, fica buscando isso de fontes externas.

3 - Necessidade de controlar o comportamento das pessoas. O ciúme, a chantagem emocional, os jogos de culpa e manipulação podem funcionar temporariamente, mas sempre trazem muito sofrimento. Todos esses comportamentos têm origem na insegurança e nos problemas de autoestima que a pessoa vem carregando. Assim, a pessoa precisa manipular o comportamento dos outros pra que se sinta ilusória e temporariamente segura.

E o que afeta a nossa autoestima? Muita coisa no nosso histórico emocional desde a infância: rejeição, abandono (físico e emocional), abuso, violência, críticas, comparações negativas, cobranças excessivas, falta de elogio, reconhecimento, apoio e muito mais.

Por falar nisso, criei um teste que você pode acessar no meu site para avaliar a sua autoestima. O mais importante nesse teste não é a nota final que você vai obter e, sim, a reflexão que cada pergunta vai trazer: Acesse aqui o teste da Autoestima.

Para melhorar seus relacionamentos, você precisar melhorar a sua autoestima e para que isso aconteça, é preciso que você libere e cure os sentimentos negativos que você carrega de experiências do passado que trazem emoções de rejeição, abandono, críticas, cobranças, falta de elogio etc… E pra curar essa emoções, não existe nada que seja mais eficiente do que a prática da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui), por que a técnica consegue dissolver os sentimentos negativos com muita rapidez na maioria dos casos.

Essa limpeza emocional ajuda a acabar com os processos inconscientes de repetição dos problemas. Pra você deixar de repetir situações onde você sente injustiça, acesse e cure com a EFT a lembrança de situações recentes e antigas onde você se sentiu injustiçado. O mesmo vale para deixar de repetir situações de rejeição, mágoa e outros sentimentos. Às vezes, você vai precisar dar um mergulho profundo no seu passado para encontrar as lembranças das situações que você vem guardando dessas emoções negativas que estão afetando a sua autoestima e levando à repetição de problemas.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 86


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa