Menu

PROJETO UNICÓRNIO: APRESENTAÇÃO

Atualizado dia 5/11/2010 7:31:14 PM em Almas Gêmeas
por José A Bonilla


Facebook   E-mail   Whatsapp

Propósito básico: Criar e difundir idéias relativas ao advento do Impulso Cósmico como alicerce para a construção da Grande Utopia (uma Nova Sociedade, mais digna, mais justa, mais humana e mais feliz!), com base num crescimento pessoal substantivo.
  • Os dois alicerces conceituais do Projeto: 

    1.    O que significa "a Grande Utopia"? 

    Ela está baseada na construção de uma Nova Sociedade a partir de nossa riqueza interior. Entretanto, existem problemas para desenvolver essa idéia (como outras, favoráveis ao ser humano),

    Como exemplo culminante destas dificuldades, temos o caso de Jesus que, com linguagem mística, veio a propor a criação de um novo mundo a partir da identificação de cada um com o "Reino dos Céus" que Ele disse estar em nosso interior. Bem sabemos qual foi seu final: morreu crucificado. Mas o Caminho foi aberto naquela oportunidade. Hoje, 2000 anos depois, em pleno Século XXI, se abre a oportunidade para transitá-lo, não individualmente como Ele fez e sim de forma coletiva.

    Apesar de tudo, o panorama hoje não é muito diferente daquele que enfrentou Jesus. Apenas a metodologia de resistência é bem mais sutil. Pois para que matar se o sistema pode anestesiar as consciências humanas e obter grandes lucros? (que estão acabando em desastres como podemos perceber hoje). Porém, o caminho segue sendo o mesmo. Talvez, em lugar da metáfora "Reino dos Céus", devamos hoje utilizar a expressão: riqueza ou potencialidade interior do ser humano.

    Hoje, neste século XXI, neste Terceiro Milênio e nesta Era de Aquário, iniciados recentemente, devemos abrir todos os espaços racionais, afetivos e espirituais para abordar todos os temas (sem exclusões nem tabus), que sejam necessários para uma maior compreensão de nossa condição de seres humanos.

    Isto se denomina enfoque transdisciplinar e é o caminho para alcançar a Grande Utopia. 
      

     2. O que significa "o Impulso Cósmico"? 


    O impulso cósmico que se avizinha é apenas uma etapa do Plano Universal, da mesma forma que nós o fazemos, criando objetos e produtos dos mais variados, os que vão sendo ajustados de determinada forma durante sua elaboração. A grande diferença é que o ser humano trabalha com material inerte ou ainda vivo, mas sem autoconsciência. O Criador trabalha com o ser humano, levando em conta nossa autoconsciência e nosso livre arbítrio. Ele nos orienta, nos estimula, nos incentiva, mas a decisão sempre será nossa, pois fomos criados para serem seus auxiliares, seus co-regentes na Terra e não para sermos robôs ou papagaios. Mas o tempo da indecisão, da imaturidade, da falsa identificação com o Eu Exterior, da incompreensão e da intolerância, graças ao impulso cósmico próximo, começa a se esgotar, da mesma forma que quando o sol sai com tudo seu esplendor, dissipa e desvanece a neblina. 

    Esse impulso cósmico, não será - como nunca foi - uma imposição. Devido ao nosso livre arbítrio, as Altas Inteligências precisaram tempo, muito tempo com o Projeto "Ser Humano", pois ele só teria sentido a partir de seu próprio autodesenvolvimento e para isso precisou experimentar, errar, cair e perceber finalmente que a solução de seus problemas está no seu próprio interior. O impulso cósmico nos fornecerá uma compreensão mais profunda acerca do fato de que somos seres espirituais e que temos uma partícula cósmica em nosso interior. E isto é a diferença que poderá salvar o planeta da autodestruição. 

     
    Estrutura geral do Projeto: 

     
    O Projeto Unicórnio  inclui três áreas fundamentais, segundo os princípios da Abordagem Holística que ensina que o ser humano tem quatro componentes básicos, a saber: material, mental, emocional e  espiritual. 

  • Componente I (aspectos afetivos). Aqui a temática a ser tratada é relativa a A Arte de Amar e Ser Amado. Será o carro-chefe do Projeto.
  • Componente II envolvendo aspectos materiais e mentais: Educação para a Vida, desenvolvido através de cinco temas diferentes, mas complementares. Eles são Abordagem Holística e Transdisciplinaridade; Redescobrindo nossas potencialidades interiores; Projeto de Vida Pessoal, Conscientização Ecológica e Responsabilidade Social.
  • Componente III (aspectos espirituais) Ele será trabalhado através do tema Vida Espiritual, através de dois assuntos específicos: O Sentido e o Significado da Vida Humana; Desenvolvimento Espiritual Autêntico.


     
    Lançamento do Projeto:

      
    Em função da falta de espaço para incluir tantos materiais de uma só vez, o Projeto Unicórnio será iniciado pelo Componente I: A Arte de Amar e Ser Amado. Após algumas semanas, nas quais serão oferecidos artigos, blogs, curso on line e consultorias pessoais, se iniciará a apresentação dos materiais dos Componentes II e III. 

    Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: José A Bonilla   
Professor José A Bonilla (Universidade Federal de Minas Gerais). Temas: A Arte de Amar e Ser Amado, Educação para a Vida e Vida Espiritual. Autor de 18 livros e 247 artigos científicos e de divulgação. Sete Cursos on line e livros serão disponibilizados brevemente neste site. E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa