Menu

Reaprender a ser feliz!

Atualizado dia 9/29/2022 12:02:10 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Eu não nasci na Etiópia, lá a criança já nasce sem ter o leite da mãe e sofre de fome. Doutor, eu preciso reaprender a ser feliz!”, e com esta frase ela resumiu anos de dores, tristezas, revoltas e muitas perdas. Em seu processo, descobriu o que muitas pessoas precisam descobrir também, e é disso que vamos falar um pouco, pois o assunto é inesgotável.
Pessoas que hoje possuem uma aparência para os outros de felicidade e sucesso, quando em seu meio familiar, mostram-se amargas, insatisfeitas por tudo e por nada, buscam ser controladoras de todos que as cercam, não reconhecem o valor de seus pares, as conquistas dos mesmos são apenas mera obrigação.

Quantos sofrimentos passaram, quantas perdas, quantas traições viveram e que agora se reconfortam quando seus entes se sentem também subordinados às dores e imposições que, segundo os primeiros, é a vida que assim exige, e não eles.

Há anos atrás escrevi que semelhança não é igualdade. Essas pessoas antes dos golpes viveram momentos onde reconheceram, sim, seus companheiros, suas companheiras, e aí veio a grande decepção. Ver uma pessoa feliz por algo os reporta aos momentos que precederam à pancada. Com medo da repetição, agem como ditadoras, em suas cabeças estão apenas se protegendo e, pior, acreditam piamente que estão protegendo ao outro (a) de fazerem uma grande besteira.

Se não acordarem, haverá apenas dois caminhos: viverem todos infelizes e cheios de doenças, pois irão somatizar essas emoções, ou terminarem sós, pois quem os acompanha descobre que há outras formas de viver e muito mais saudáveis. O terceiro caminho é a busca de ajuda.

Esta cliente tinha perdido o seu quarto relacionamento. Ela o amava e ele também a amava, e muito. Descoberta feita apenas após ter sido deixada. Quando ele se foi, disse todos os motivos pelos quais estava terminando, e como era de se esperar, ela não aceitou nenhum como verdade, dizia que eram desculpas para justificar ter sido desmascarado de tudo que ela usava para acusá-lo.

Em suas descobertas, conseguiu identificar em si mesma cada colocação que não só esse último tinha feito, mas também dos relacionamentos anteriores. Foi ao que imaginou ser o fundo do poço!

Ao ter a humildade de assumir suas responsabilidades e erros causadores dos fracassos de suas relações, identificou os primeiros degraus da escada que veio posteriormente a retirá-la desse poço, amargo e triste.

Surpreso, recebi há pouco tempo uma ligação dela. Me disse que, graças ao processo pelo qual passou, estava reaprendendo a ser feliz. Descobriu isso por como seu relacionamento estava indo bem e pelo sonho de quando era criança... e muito feliz.

“Doutor, esta foi a forma que eu me redescobri feliz!”
Texto Revisado


 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 244


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa