Menu

SEQUESTRANDO A SI MESMO!

Atualizado dia 9/1/2007 2:23:20 AM em Almas Gêmeas
por Márcia Malvazzo Almeida


Facebook   E-mail   Whatsapp

Freud dizia que todo ser humano tem um lado destrutivo dentro de si! Vejo como destrutivo tudo aquilo que fica preso dentro de nós... E presos, nos vemos sem capacidade para enfrentar, encarar, reagir, assumir o que deveríamos. Com isso vamos destruindo a nossa vontade própria, nos anulando e perdendo a nossa identidade até...

Quantas vezes passamos para o outro os nossos compromissos, nossas vontades, porque não tivemos a coragem de assumir? Quantos "não" queríamos ter dito e não conseguimos por achar que magoaríamos o outro, mesmo sabendo que isso significava magoar a nós mesmos? Quantas coisas deixamos para amanhã, quantas vezes nos acomodamos, calamos, fugimos e fingimos que não vemos?

E com tudo isso, acabamos nos tornando reféns de nós mesmos! Jogamos a responsabilidade nas mãos do outro; assim é mais fácil justificar porque não fizemos nós. Pensamos, então: "Ah... Deus se esqueceu de mim... meu anjo da guarda está de férias... sou um azarado, sem nenhum valor... sou perseguido pelo azar..." Sempre o coitadinho, passando a vida com dó de si mesmo.

COMO POSSO ME LIBERTAR SE EU ME SEQUESTREI?

Sem saber o que fazer ficamos paralisados, sem ação, esperando sempre que alguém venha nos dizer o que temos que fazer ou como devemos fazer... simplesmente por não querermos tomar atitude ou assumir alguma responsabilidade sobre a nossa vida, nos desobrigamos dos nossos apegos, timidez e nossos medos.

TOMAR ATITUDE... TER CORAGEM!

A atitude de fazer, de decidir, de pilotar seu próprio destino. A atitude de achar que “a vida não te leva” e, sim, que “você leva a vida”. Sutil diferença. Radical diferença. Atitude e CORAGEM de fazer, de começar, levantar, construir, de saber o que quer, de enfrentar, sem medo de errar, simplesmente fazer.

POR ONDE COMEÇAR?

A maior dificuldade que temos é de olhar para dentro de nós mesmos. Quando conseguimos, vemos que a solução de qualquer coisa que nos aflige está em nós mesmos, dentro de nós, na maneira como pensamos, na maneira com que agimos, nas expectativas ou cristalizações que formamos em nossa mente...

Atitude não é algo que se compra, se aluga ou se pega emprestado. Atitude é algo que vem de dentro, do nosso âmago. Atitude é algo que você deve trabalhar com você mesmo. Sempre. O primeiro e grande passo que precisa dar é se autoconhecer. Entender-se, saber quais são seus pontos fortes e quais os que devem ser desenvolvidos. Trabalhar os fracos, melhorar ainda mais os fortes. Equilibrar a sua auto-estima. Conversar sempre consigo mesmo. Dá preguiça mas deve ser feito.

Se você não se achar o máximo, ninguém o fará. Admire-se! Ninguém é tão ruim que não possa mudar, crescer, dar certo. Mude! Ninguém que deu certo é especial, não é mais capaz e nem mais do que você. Ele acreditou que podia e fez.

Mudar é muito mais fácil do que parece, mas enquanto não tomamos uma atitude e damos o primeiro passo, se torna algo quase impossível. A atitude está justamente em dar o primeiro passo e, a partir daí, perceber como a mudança se inicia e como somos responsáveis por nós mesmos.

Assumir o comando de si mesmo faz você abandonar muitas crenças limitantes. Aprenda a se valorizar, reavalie aquilo que você acredita em você mesmo, confie na sua capacidade, assuma a responsabilidade por sua vida, ria dos próprios erros e aprenda a dizer "Não", quando de fato quiser dizer. Enfrente os desafios que possam lhe parecer invencíveis e inatingíveis. Assim, você estará no caminho da auto-aceitação, auto-valorização, do seu crescimento, da evolução em todos os sentidos e provando que você é capaz do quer.


DESCUBRA-SE... ACREDITE EM SI MESMO. RESGATE A SI PRÓPRIO. LIBERTE-SE!



Márcia - Psicoterapeuta/Psicanalista
Consultório I - (11) 5062-7806 - Jardim Saúde - SP
Consultório II - (11) 5051-1356 - Moema - SP
Celular (11) 99118-96.22   [email protected]
 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 96


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Márcia Malvazzo Almeida   
Psicoterapeuta,Terapeuta Holística, Psicanalista, atende em São Paulo, trabalha com resgate da autoestima e autoconhecimento. Atua na área da Medicina Complementar, participa de Congressos, Seminários. Também Acupunturista, trabalha com Neurolinguística, Florais de Bach, entre outros. Palestrante, escreve para Jornais, Revistas, Newsletter
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa