Menu

Ser Brincante

Atualizado dia 7/21/2014 8:12:15 PM em Almas Gêmeas
por Anna Karina de Pontes Leite


Facebook   E-mail   Whatsapp

Eu? Eu sou uma “Brincante” ou “aquela que brinca”... Para as pessoas que me são íntimas não haverá estranhamento quanto à autodenominação do significado da palavra, mesmo porque brincar está longe de significar irresponsabilidade ou descompromisso. Alguns estudiosos no assunto consideram o ato de brincar fundamental para que as crianças “treinem” seus papéis sociais, idealizem e projetem seus futuros, aprendam a desenvolver aspectos cognitivos e afetivos que contribuem para um melhor desempenho na relação do sujeito com a família e com o meio social.

Porém, para outros, “os sisudos”, a brincadeira está relacionada à falta do que fazer, à perda de tempo e defendem veementemente que as crianças devem o mais cedo possível entrar em contato com as responsabilidades cotidianas e suas implicações, pois isso irá ajudá-las, dizem eles, a enfrentar de forma mais eficiente as atribulações da vida. Ainda bem que as crianças não conseguem representar esses papéis por muito tempo, mesmo aquelas que não são freqüentemente estimuladas, vêem-se envolvidas quando, por descuido, o inusitado acontece. Uma simples gargalhada solta ao vento contagia tudo, o ridículo de um palhaço, uma história bem contada.

Ser brincante é construir sua própria história, com os elementos do sol, do mar, da imaginação de uma criança que dentro de cada um existe, mesmo que acanhada por não querer atrapalhar a racionalidade da adulta. Ela aparece quando sonha acordada em poder mudar o mundo em seu mundo, e acabar com a tristeza, com a saudade, com o medo. E apesar de tantos anos já vividos, surpreendo-me ao ver que foi ela - a minha criança - que segura em minha mão trouxe-me até aqui, corajosa e apaixonadamente pela beleza da vida. A adulta se encarregou de títulos e currículos, de subsistir, procriar e amar. Porém, a música que se ouve, o papel que se representa atendendo a cada finalidade, precisamente harmonioso e encantador, é inspirado na alegria da criança em mim, que sopra feito bolha de sabão a energia que me cura e me faz feliz!   

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Anna Karina de Pontes Leite   
Terapeuta Floral.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa