Menu

As Características dos Signos: As polaridades

Atualizado dia 3/31/2013 10:58:16 AM em Astrologia
por Alvaro Domingues


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando uma pessoa lê as características de seu signo, às vezes se pergunta como alguém chegou à conclusão de que, por exemplo, Aries é cheio de iniciativa, Touro é resistente à mudança e Sagitário é entusiasmado. Estas características têm origem numa tradição que remonta à antiguidade e são construídas a partir de três fatores, presentes na filosofia a época em muitas culturas: a polaridade, os elementos e as qualidades de cada signo.

Polaridade
A primeira característica que se costuma analisar em Astrologia é a polaridade. A maneira humana de olhar o mundo é dual. Tendemos a pensar em termos de opostos e tentamos agrupar as coisas de acordo com esta visão.  

A provável origem disso está no próprio princípio filosófico que norteou a formação da Astrologia: o homem se viu entre dois extremos: o Céu acima de sua cabeça e a Terra abaixo de seus pés e ele intermediando esta relação. Em vários mitos, sobretudo no Ocidente, Deus ou deuses agem na Terra através dos humanos ou motivados por eles. Seria nosso dever ocupar, e impor nossa criatividade sobre o planeta, e tal como Ele, fazendo surgir coisas novas.  

Assim estabelecemos a primeira polaridade: Céu e Terra.   

O Céu é visto como criativo e ativo e a Terra, como receptiva e fértil.   

A segunda forma de ver a polaridade, quer a sociedade seja matriarcal, patriarcal ou igualitária, é masculino e feminino.   

A primeira associação que surge é Céu com masculino e Terra, com feminino (isso não é absoluto, pois pode haver culturas onde isso é inverso). E também o primeiro problema: a hierarquização entre os sexos e o estabelecimento de papéis aceitos para homens e mulheres.   

Nos dias de hoje, onde há uma preocupação em tornar a sociedade mais igualitária, rompendo a discriminação da mulher, isso parece se opor a este esforço.   

Jung coloca as coisas de forma mais abstrata, graças ao conceito de Arquétipo. Há um princípio masculino e um princípio feminino, traduzido por Animus e Anima respectivamente. Esse conceito popularmente é conhecido como lado masculino das mulheres (Animus) e lado feminino do homens (Anima).  

Então, quando falarmos de polaridade feminina ou masculina estamos nos referindo a estes princípios arquetípicos.  

Outra forma de pensar em polaridades é Dia e Noite ou vigília e sono. Apesar do Céu revelar-se por inteiro à noite, o dia é que está a ele associado. Durante o dia fazemos nosso trabalho (ativo) e à noite dormimos (passivo). E a noite é repleta de perigos, reais ou imaginários. Nela vivem os vampiros, lobisomens e outras entidades malignas que desparecem ao primeiro raiar do sol.  

Há também a polaridade Yang (Céu) e Yin (Terra) da filosofia Chinesa ou positivo e negativo no Ocidente. Embora possamos pensar em termos de energia circulando entre polos (de uma bateria ou de um imã), a palavra negativo provoca algumas reações de rejeição de nosso inconsciente.   

Pensar em positivo e negativo normalmente nos leva a ver as coisas de modo absoluto e estático. No meu ponto de vista, pensar em termos de processo em andamento é mais útil. O próprio símbolo de Yin e Yang nos mostra que nenhum dos dois conceitos é absoluto e que há uma constante mutação e transformação.  

Escolhemos então tabelar os signos e suas polaridades em Yang e Yin e Masculino e Feminino (no sentido de princípio arquetípicos). As outras polaridades (Céu/Terra, ativo/passivo, positivo/negativo, etc..) podem ser deduzidas, se houver necessidade.  

Este é o primeiro fator a se levar em conta numa interpretação de um horóscopo. Saber a polaridade de um signo, quer ele seja solar, lunar, ascendente ou abrigue um planeta.  

Quais as características de cada uma das polaridades Como optamos pela ênfase na dupla Yang e Yin, vamos consulta o I Ching. O Hexagrama mais carregado de Yang é Chien formado por seis linhas inteiras (hexagrama 1). Uma das traduções possíveis para Chien é "O Criativo" e corresponde ao Céu. 

Ele representa o poder criativo da divindade, seja ela qual for (ou do Universo, se escolhermos uma interpretação não teísta). As interpretações deste hexagrama estão relacionadas ao poder e à atividade em movimento no tempo e no espaço. Uma força de ordem cosmológica.

Como tudo na visão esotérica ela terá seu correspondente no mundo terreno, onde vivem a humanidade: atividade e criatividade oriunda do poder da sabedoria, da liderança e por fim da força, que se impõe por carisma ou poder pessoal. 

Quem representa melhor esta imagem é um imperador, sábio, benevolente, mas poderoso e inatingível, podendo se tornar um tirano. Benevolência e tirania seriam os extremos. Na vida real, raramente encontramos um Gandhi ou um Adolf Hitler.
Os signos com este atributo tem um forte componente de iniciativa e criatividade, como atributos positivos e como negativos podemos encontrar arrogância e autoritarismo.

O hexagrama mais fortemente Yin é Kun, o hexagrama 2, formado por seis linhas interrompidas. A tradução normalmente aceita é "O Receptivo" e corresponde à Terra. Ele é o complemento de Chen (não seu oposto). Sem alguém que receba a energia emanada do poder, não há realização. O Reiki só se torna possível se a energia universal (Rei) se transformar na energia vital (Ki).

Em diversas mitologias, a Terra não é um resultado de um ato de criação, mas da separação de princípios antes firmemente ligados. A necessidade de haver movimento para assim haver evolução faz com que esta força antes una, se divida em duas, de polaridades opostas, para que haja troca e, na troca, o movimento, criando todas as coisas.

Kun seria o mundo manifesto, o mundo onde a vida e a evolução são possíveis, não como uma ilusão, mas como um processo. Num mundo em perfeita harmonia, o Criativo dá e o Receptivo acolhe, e assim são geradas todas as coisas.
No mundo da humanidade, o que seria Kun? Sem pensar em conotações sexistas, seriam os valores normalmente atribuídos ao feminino: a intuição, a sensibilidade e a maternidade (tanto no sentido real como no figurado, por exemplo a geração de uma obra de arte).

O lado negativo seria a negação desta harmonia, quando estas duas forças estão em desequilíbrio, ou seja quando Chen tenta controlar Kun ou quando Kun tenta se sobrepor a Chen. Então Kun se torna vingativa, ciumenta e nega sustento (físico e emocional) à sua prole.

Os signos Yang são: Aries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Os signos Yin são: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Os outros dois fatores são: qualidade e elementos. Veremos isso nos próximos artigos.






Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alvaro Domingues   
Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Simbólico de Alvaro Domingues © 2022.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa