auravide auravide

ESCOLHENDO GURUS



Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick
www.imagick.org.br/

Escolhendo Gurus...


Este foi um texto que encontramos na Revista Planeta, Edição 324, de Setembro de 1999, assinada por Luis Pellegrini.
Neste dias tão incertos, onde tantos se escondem atrás das mais diversas máscaras, buscando tirar vantagens pessoais em cima de assuntos transcedentais, desviando buscadores espiritualistas de seus verdadeiros caminhos de evolução, achamos oportuno trazer para o nosso site este lúcido artigo sobre a avaliação da sinceridade de um mestre, um guru, uma instituição....



Garimpo de Gurus

Jonas Bittencourt, leitor de Salvador, Bahia, escreveu-me para falar de um tema importante - a proliferação de seitas religiosas neste final de milênio.

"Como fazer para distinguir uma organização espiritualista séria e honesta de tantas outras, mistificadoras, apenas interessadas em tirar proveito de seus ingênuos seguidores?", pergunta o bahiano Jonas, com ar de quem já caiu nas garras de algum guru charlatão e não gostou.

Já falei desse tema em artígos nesta revista: "Delírios da Nova”, "Garimpo de Gurus", "A Árdua Trilha da Espiritualidade.." Agradeço ao amigo Jonas por tocar no assunto, já que nunca é demais falar dessas terríveis arapucas que são as organizações pseudo-espiritualistas e certos gurus que são lobos muitas vezes vestidos com pele de cordeiro,

Também eu, no passado, provei do melado azedo dos falsos gurus e tive boas cólicas. Pelo que pude ver, as seitas mistificadoras e os gurus charlatães possuem duas características fundamentais: grande apetite financeiro e concepção muito larga da sexualidade. 0 dinheiro é o objetivo da maior parte dos gurus, e é para obtê-lo que muitos deles criam poderosas organizações. 0 sexo desenfreado, além de ser produto da demência de muitos gurus, desempenha importante papel nas táticas de dominação e subjugação dos adeptos. Dinheiro e sexo, portanto, são os mais importantes instrumentos de poder dos falsos gurus. Praticamente todos os demais desmandos (autoritarismo, dogmatismo, posturas messiânicas, lavagem cerebral, manipulação da vida pessoal do adepto, etc.) que esses gurus praticam derivam, em maior ou menor medida, desses dois fatores principais. Portanto, caro Jonas, da próxima vez preste atenção a esses sinais. Nada contra, é claro, o papel do dinheiro e do sexo na vida das pessoas. Bem utilizados, ambos são ótimos.


Mas seita que toma grana dos fiéis além do estritamente necessário para a própria manutenção da instituição e guru que indiscriminadamente vai para a cama com seus discípulos são péssimos sinais. Melhor sair correndo e, se não tiver outra opção, ficar quieto dentro da própria casa vendo bons documentários na TV.

Na vida espiritual, como na vida material, antes só do que mal acompanhado...

Publicado dia 1/7/2004
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa