Menu

Inferno ou Inverno astral?

Atualizado dia 8/31/2008 10:40:10 AM em Astrologia
por Maria Isabel de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Popularmente denomina-se “Inferno Astral” o período de um mês que antecede o aniversário. Acredita-se que nesse período as coisas tendem a não dar certo, a saúde fica debilitada, os negócios ficam confusos, o ânimo e a energia ficam em baixa, como se tivéssemos que passar por uma espécie de provação para enfim entrarmos no novo ciclo, que é o ano pessoal que se inicia no aniversário.

A origem desse conceito está na analogia com a décima-segunda casa astral que antecede o despertar marcado pela primeira casa astral, cuja cúspide é o Ascendente. É na primeira casa que dispomos de nós mesmos, da nossa vitalidade, dos nossos recursos pessoais, da nossa auto-suficiência. Mas, precedendo esse “nascimento” temos a décima-segunda casa astral onde estão simbolizados todos os processos de gestação, inconsciência, dissolução e dependência.

Na verdade, esse processo de “gestação” é parte inseparável do nascimento e, sem dúvida, o seu lado mais difícil. Pensemos na gestação de uma empresa, de uma viagem, de um show e poderemos compreender que freqüentemente os momentos que precedem um nascimento são carregados de tensão, desordem e muitas vezes trazem conflitos.

A décima-segunda casa astral também simboliza o karma, o oculto, os talentos inconscientes, os desafios que encontramos na vida. Podemos dizer, numa análise simplificada, que o signo anterior ao nosso simboliza um outro lado da nossa natureza, profundo, mas desconhecido; certas características internas que, por serem inconscientes, acabam reprimidas e banidas para nosso porão interior.

Nos tempos de escuridão da alma a Astrologia tinha uma abordagem mais fatalista, quando a décima-segunda casa astral era considerada a casa das prisões, dos inimigos ocultos, das doenças crônicas, dos desgostos e amarguras, das privações e sacrifícios. Hoje, integrados na Cosmobiologia, compreendemos que essa casa astral ou vital pode trazer tanta alegria e felicidade quanto qualquer outra: basta que nos sintonizemos com ela.

A cada ano todos “renascemos” com a passagem do Sol em trânsito pela exata posição em que se encontrava ele quando nascemos. É o nosso “Retorno Solar”. No mês que precede esse renascimento podemos ter a sensação de estarmos em “gestação” ou em preparação para o novo ano pessoal como se de certa forma fôssemos “reencarnar”.

Esse período de “gestação” não se relaciona necessariamente a situações negativas, mas é, antes de tudo, um momento de reflexão e introspecção, onde a atitude mais sábia seria acumular energia, avaliar os atos passados, descobrir onde evoluímos e onde permanecemos estagnados. Visto dessa forma o mês que antecede o aniversário deixa de ser “infernal” e passa a ser “invernal” e de profunda importância; é onde recarregamos nossas baterias.

Esse é o nosso “Inverno Astral”. Para quem espera que faça sol o ano inteiro, sem entender que é preciso haver inverno para termos a primavera, então o inverno pode realmente tornar-se um inferno.

Talvez nessa época uma boa atitude seria nos concentrarmos na eterna máxima do Eclesiastes: “Existe um tempo certo para cada coisa, o momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol: tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher”.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Isabel de Oliveira   
Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa