Menu

JÚPITER, VÊNUS E MERCÚRIO LINDOS NO CÉU E CONJUNÇÃO MARTE/SATURNO

Atualizado dia 8/10/2016 4:01:31 AM em Astrologia
por Fabrizio Ranzolin


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diário de bordo...
 
...medições de aproximações planetárias de proa, além da neblina, sob espectros solares de Leão...
 
Daqui a poucos dias neste intenso agosto, sob o Leão tropical da estrela magnânima do calor de nossas vidas, o Sol, viveremos a poderosa conjunção do terroso guerreiro Marte e do ceifador senhor dos anéis, de gelo eterno e poeira cósmica, o planeta Saturno. Fase intensa, seguida por alinhamentos e conjunções planetárias importantes, e com um belíssimo espetáculo de planetas visíveis no céu depois do pôr do Sol (Mercúrio, Vênus e Júpiter) entre o final de agosto e início de setembro (ver instruções para a observação no final do texto).
 
A última vez que Marte realizou conjunção com Saturno em Sagitário foi em Fevereiro de 1986, em momento realmente marcante.
 
Planeta Terra, janeiro de 1986, ocorreu a explosão da Chalenger quando 7 astronautas morreram. Em fevereiro de 86, que ocorreu a Assinatura no Luxemburgo e em Haia do Ato Único Europeu para a integração europeia e o mercado único europeu. Em abril 1986, após conjunção Marte/Urano em sagitário, e posteriormente Marte/Netuno em Capricórnio, explode a Usina Nuclear Chernobyl, maior acidente nuclear da história (vem ao caso que foi quando Urano adentrou em Áries, que ocorreu a explosão em Fukushima, exatamente em 11, 12 março de 2011, após o terremoto de 8,9 de magnitude que gerou o tsunami que mudou definitivamente o eixo da Terra).
 
Brasil, após o final da ditadura militar em 1985, foi com Saturno já em Sagitário, em fevereiro de 1986 que José Sarnei (após assumir a presidência, devido ao falecimento de Tancredo Neves) lança o plano cruzado, na tentativa de tirar o país da profunda crise. O plano não deu certo, e ocorrendo eleições em novembro de 1986, veio o Plano Cruzado 2, também não conseguindo a estabilização da economia do país.
 
Semelhanças com eventos pontuais dos tempos atuais – tanto no Brasil como em terras além mares - fase profunda de transformações e consequentes instabilidades. Quando as transformações são reais, intensas e profundas (Escorpião) toda a realidade tem que se adequar aos movimentos na direção do novo (Sagitário).
 
Ceifador Saturno, o senhor implacável, em lentos passos na sua rota pelo céu, atualmente retrógrado desde final de março, fica estacionário neste dia 13 de agosto, para dia 14 próximo seguir em movimento direto. A partir desta data, poderemos sentir a reverberação desse movimento na realidade (Saturno). Algo que ressoa, de forma intensa, dura e aferrada, sutil e perturbadora (Saturno é um planeta gasoso, se fosse depositado sobre um oceano inacreditavelmente, grande flutuaria). Saturno guarda as chaves do além da realidade ordinária, é o guarda que marca as fronteiras de tudo, se quiser ir além (Netuno), deve-se confrontar com os limites da matéria (Saturno).
 
Marte, em terras belicosas de Escorpião desde 3 de janeiro, entrou em ares mais livres e fogosos de Sagitário em 3 de agosto. Irá desde o movimento direto de Saturno, fazer-se sentir. A conjunção Marte/Saturno terá sua intensidade extrema a partir de 17 de agosto, com pico máximo até 23 a 24 agosto. Marte ingressará em Capricórnio em 27 de Setembro.
 
Com esse empuxo de Marte a Saturno, tudo se reverbera de forma pungente, violenta e seca. Como um impacto forte de algo que tenta quebrar de forma violenta o que lhe impede de libertar-se. Marte é um planeta “terroso”, que marca as órbitas além da Terra, impondo impulsos concretos de movimentos fortes e unido a Saturno, inflexíveis, de ação para libertar (Sagitário) mesmo que sob pressão inconsequente e força.
 
Há experiências que mudam para sempre, não somente a própria natureza da realidade, mas a forma como vemos e sentimos o mundo. E essas experiências mutáveis estarão pungentes e intensas durante o período atual de Marte e Saturno em Sagitário.
 
Tempos de encontrar coragem e força, não focada apenas no eu individual, mas a partir de um princípio altruísta. A sabedoria estará em não ceder à impulsividade, mas em manter o equilíbrio de ação altruísta diplomática, levar em conta a forma como afetamos o mundo com nossas atitudes. A necessidade do eu (Áries) deve levar em conta a vida do outro no mundo (Libra). Se não for a prol da verdade, sentido e fé na vida (Sagitário) ocorrerão lutas ditatoriais de autoridade (Leão) com resultados (Saturno) extremos e negativos. Os passos à frente, ou melhor, a marcha em frente Marte, poderá dissolver-se em tentativas tão ilusórias que correm o risco de retornar ao local de partida, ao ter que recomeçar tudo de novo.
 
É neste ponto da jornada que entra poderoso Poseidon, poderoso senhor dos mares, Netuno. Que exercendo um quadrado a Saturno, passa a incluir fogoso Marte em Sagitário. O pico quadrado de Marte a Netuno será até 24, 25 de agosto. Quando sob a influência oceânica solvente do Senhor dos mares afeta Saturno em um pico de intensidade que será dia 10 de setembro.
 
Se “Saturno fosse lançado ao oceano, boiaria”. Excelente conceito de Saturno quadrando Netuno, este dissolve, penetra lenta e profundamente, como a água que entra em um navio que tent manter-se estável. Netuno “o que permite que a alma deixe o corpo”, põe a prova as certezas aplicadas em tenacidade inflexíveis que Saturno desencadeia. Saturno não afundará Poseidon (espero que não...) mas suas ondas são tão altas quanto abismos, que entre uma vaga e outra, engole certezas e realidades inteiras.
 
Temo por mais ondas de atentados insanos e terroristas, ações ideológicas de sangue, ilusões religiosas, ações violentas em terras estrangeiras (Netuno – Marte – Saturno – Sagitário). Cada ser humano neste planeta necessita de um sentido verdadeiro para ser e viver. Se o mundo atual moderno está ficando cada vez mais antigo, restrito e rígido demais para um novo e realmente sentido libertador para a alma, as sombras usam as ilusões que façam sentido em realidades alternativas ou paraísos que possam existir, nem que seja além do corpo e dos limites da morte (Saturno co-regente de Aquário, junto a Urano, da nova era tocando Netuno).
 
Mas, apesar de tudo, tenho fé no horizonte que o mar toca, lá onde as estrelas nascem há milênios. Pelo astrolábio, Júpiter está em Virgem, aguardando bela Vênus e veloz Mercúrio, que brevemente irão tocar em Libra tropical. Há muita evolução e beleza através dos poucos que fazem a diferença e percebem a natureza fundamental da realidade: a impermanência absoluta. Onde apenas um breve momento puro de amor e beleza, um passo para a luz, faz toda a diferença. Realize esse passo comigo, faça a diferença neste momento, se entregue para uma ação que traga sentido verdadeiro para a alma e a vida, pode ser apenas um, mas é o primeiro do resto do caminho...
 
Lembrei que há poucos dias, caminhando em uma trilha no mato, fiz uma pausa para olhar o céu. Algum tempo depois senti algo no tornozelo, e ao verificar, encontrei uma sagaz formiga cortadeira, que mordia minha pele. Com admiração e cuidado, desprendi a formiga de meu tornozelo, e a recoloquei na grande fila de formigas, que carregavam folhas dez vezes maiores do que seu tamanho. Que imensa força e coragem incomensurável, cego senso abnegado de sacrifício em prol da comunidade, organização e disciplina comunitária... Admiro estes seres profundamente, nós humanos, temos muito a aprender com eles...
 
OBS: para os que admiram o céu, ocorrerá um espetáculo planetário, facilmente visível a olho nu no céu, especialmente forte no final do mês. Logo depois do pôr do Sol, basta olhar na mesma direção do poente, a oeste. Será possível ver Mercúrio, Vênus e Júpiter, brilhando forte acima do horizonte. Os dias de maior aproximação desta linda conjunção serão os dias 26 e 27 e 28 de agosto. Em 3 de Setembro Mercúrio fica retrógrado, já com Vênus em Libra. Um momento especial se dará dias 2, 3 e 4 de Setembro quando a Lua se une à conjunção, indo de Virgem para Libra. Um espetáculo de beleza que não ocorrerá novamente por, pelo menos, duas décadas...

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fabrizio Ranzolin   
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa