Home > Autoconhecimento
Mercúrio Retrógrado em Escorpião

Mercúrio Retrógrado em Escorpião

por Fabrizio Ranzolin

Novembro começa com o período em que Mercúrio muda de direção aparente, ficando em sua fase retrógrada até o dia 20 de novembro. De forma técnica, Mercúrio irá passar duas vezes pelo mesmo “espaço do céu”, do grau 11 ao 27 de Escorpião.

Longe do tabu raso dos horóscopos de jornais, de ser uma fase ruim ou boa, é na realidade, um período onde ocorre a necessidade de rever, revisar o que não foi devidamente finalizado, resolvido ou assimilado, como o que ocorre em uma segunda oportunidade em uma área da vida. Em signo fixo de água, move os sedimentos do fundo do rio, que antes tão cristalino, torna-se abruptamente turvo, evidenciando o que estava oculto, mas presente e ignorado. Com a correnteza fluindo (tempo) levando os sedimentos, e após a limpeza concluída, ocorre o retorno da cristalinidade, agora mais verdadeira.

Pela visão da astrologia hindu, um planeta retrógrado no mapa está mais forte, tendo em vista sua relação com o Sol e a proximidade com a Terra, informação que comprovei ao longo de milhares de horas de consultas astrológicas presenciais, e estudos de casos reais, ao longo do meu trabalho como astrólogo.

Mercúrio, sempre próximo ao Sol, por isso elo de ligação, ou mensageiro do rei, reflete a expressão comunicativa e os meios de comunicação. No momento, está em sua série de retrogradações em signos de água desde 2018. Neste 2019, ficou retrógrado em Peixes no início do ano, após em Câncer em julho, agora Escorpião em novembro. Retornará para Peixes no início de 2020, e segue o baile, mudando a série em 2021, para ar de Aquário.

De forma mundana, de existência humana prisioneira do espaço tempo, Mercúrio retrógrado em Escorpião enfatiza a intensidade passional do momento despertado pela lua nova (ver post anterior), situações em a sombra se torna evidente, nas versões ruins em que a sujeira vem à tona, para que possa ser removida.

Será importante não negar a sombra, não fugir de resolver os problemas arrastados, expressar a raiva e a dor, mas, e aqui vai o desafio, muito cuidado para não alimentar demais a fogueira, para que a destruição não se torne sem limites. No fixo de água, a fronteira entre rever a mágoa e lavar a roupa suja, e aproveitar para destruir a lavanderia e toda a casa, é tênue demais.

É necessário e importante segurar o fôlego e mergulhar na dor, deixar as águas fluírem e chorar. Que seres humanos seremos se não tivermos a humildade de sentir a realidade que levamos no peito? Reconhecer o vazio da perda, da saudade, das escolhas sem volta, de que nem sempre tudo dá certo, é sermos o que viemos para ser desde que respiramos pela primeira vez: humanos.

A vida é como uma viagem com passagem só de ida. O irremediável, a perda, a morte, os vazios que nunca serão preenchidos são a única forma de deixarmos de lado nossas arrogâncias frívolas de poder e caminharmos com mais coração neste planeta. É a única forma de nos derrubar, para ficarmos de joelho e poder olhar mais para a dor do outro também, e sentir que sentir é vital para sermos mais fraternos. É quando estamos totalmente vencidos, no chão, que podemos perceber com todo o ser a pura realidade: que somos muito pequenos diante da força da correnteza da vida, que somos seres que estamos caminhando para a morte, impotentes.
Mas se nos deixarmos levar pela revolta destrutiva nos tornaremos tiranos insanos; não é pessoal, disse o universo, é apenas mais um giro ao redor do Sol.

Depois de chorar não leve para o lado pessoal. Se levante depois da chuva e caminhe levemente, agradecendo por poder respirar mais uma vez e receber o luxo de admirar mais um pôr do Sol..
Na imagem, temos o mapa do Sol se pondo com Mercúrio retrógrado e Vênus no horizonte.
Bons ventos..

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 58 Atualizado em 11/02/2019

Autor: Fabrizio Ranzolin   
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza. 
E-mail: fabrizioranzolin@yahoo.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Catorze toques conscienciais
A Química do Sofrimento da Alma
O ressentimento é um veneno
Mercúrio Retrógrado em Escorpião
Transtorno bipolar
Você é a própria Graça

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
terça-feira, 12 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 22 – PI – BELEZA
Dia favorável para relaxar e contemplar o belo. A beleza estética do mundo proporciona harmonia e alegra a vida.


energia
Runas: Hagalaz
Tranqüilize-se seus obstáculos são temporários.


12
Numerologia: Descontração
Dia propicio ao bom humor, ao lazer e a sociabilidade. Se tem que trabalhar, então ache um modo de fazê-lo de forma prazeirosa. Espalhe alegria à sua volta, a felicidade é contagiante e o sorriso abre portas.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa