auravide auravide

Netuno e a Espiritualidade


Facebook   E-mail   Whatsapp

Descoberto em 1846, Netuno até essa data não era conhecido na Humanidade. Só com lentes mais potentes e telescópios mais aperfeiçoados, pode o Ser Humano perceber que além de Urano, outro planeta girava em torno ao Sol.

Como nada acontece por acaso, ao mesmo tempo de sua descoberta, fenômenos espirituais cercavam a Terra. Foi nessa época que Allan Kardec pesquisou os Espíritos; Madame Blavastky partia para suas viagens ao Tibet, trazendo ao mundo europeu novidades sobre religiões diferentes que eram seguidas por outros povos. O Oriente passou a ser uma curiosidade e também uma alternativa de explicações sobre a vida e a morte em outras visões.

Netuno trouxe a tona junto consigo não só a Espiritualidade, mas também fenômenos que atraiam a atenção popular. Alem das "cadeiras voadoras" que deram origem ao Espiritismo, Daguerre criava a fixação de imagens em celulóide, e junto a esse processo as fotografias e a seqüência rápida delas em uma tela, deu início ao cinema, que na realidade é uma ilusão de ótica - as figuras não se mexem, são nossos olhos que criam a ilusão de movimento.

E essa é a linguagem de Netuno: mostrar um mundo que existe além da realidade palpável, e com ela permitir que outras emoções aflorem dentro de cada ser.

Dentro da Mitologia Grega Netuno era o deus dos Mares, e essa figuração permite que associemos a ele o mundo do Inconsciente, aquele vive dentro de cada Mente pessoal. Na Simbologia de Netuno ele carrega um Tridente, que até hoje é usado como símbolo da Psicologia. Pois nesse período a Humanidade começou a aceitar que existia algo além do corpo físico, e isso só poderia ser trabalhado com outras linguagens, entre elas os tratamentos psicológicos que começaram a florescer no período.

Netuno entrou no signo de Peixes em 2011, ponto onde se alimenta de sua própria força, pois é o regente natural desse signo. Com ele a sensibilidade social está mais aflorada. Se na época de sua descoberta, lidar com suas linguagens ainda exigia coragem e sentido de desbravamento, hoje é natural falar de vida e morte sob seus desígnios.

A Humanidade parece que se refina sob sua passagem e ter mais delicadeza e compreensão com a Dor Humana e cuidar e acolher aos que sofrem e precisam de perdão é algo que cresce, mesmo contra as correntes contrárias que querem outras posturas.

Nesse momento Netuno está refinando a sociedade Humana com palavras amorosas, vindas do exemplo de Cristo que conosco aqui viveu há tanto tempo. E com ele podemos entender a Terceira Revelação que o Espiritismo evoca como sua qualidade dentro da história da Humanidade.

Vejamos então:

A TERCEIRA REVELAÇÃO

 O Espiritismo nos diz que existem três grandes revelações na Humanidade. A 1ª ocorreu com Moisés, quando num tempo tão árido e de dificuldades extremas os Dez Mandamentos foram entregues à humanidade. Realmente esse foi um código de conduta para uma sociedade que começava a modelar uma convivência mais harmônica; quando o "Olho por Olho" ainda vigorava, ela podia evitar situações de confronto.Os Dez Mandamentos impunham uma nova norma de conduta evitando problemas na vivência em comum. Realmente essa foi a 1ª. Revelação que os Seres Superiores que nos acompanham entregaram à Terra através de Moisés.

A 2ª Segunda Revelação chegou com a vinda de Jesus a Terra; com sua presença outras posturas de vida chegaram até os humanos. Com uma linguagem de Amor e Compaixão, Jesus trouxe uma visão mais humana onde todos eram iguais, todos tinham os mesmos direitos e todos eram filhos de Deus, simbolismo a lembrar que todos eram irmãos, filhos da mesma Unidade Cósmica que gerou toda a vida ao redor.  . 

Nessa Revelação a Humanidade aprendeu a lei do perdão, da não-violência e também a resumir os 10 Mandamentos num só maior - "Amar ao próximo como a ti mesmo".

As palavras de Jesus causaram revoluções na época, mas nem todos a assimilaram com facilidade. Amar um inimigo ainda se tornou algo indigesto e a Igreja criada com as palavras dele, insuflou  guerras e mortandades entre povos, tudo em nome de uma postura que ainda não evoluíra para as melhorias humanas.

O ser humano primitivo que chegou até Moises ainda tinha um comportamento belicoso e usava suas preferências religiosas para matar. Durante esse período as guerras eram por disputas geográficas, Moisés queria encontrar a Terra de seu povo... Depois de Cristo as guerras vieram por crenças conflitantes. Qual religião é realmente a Divina? Isso passou a ter muita importância na civilização.

Chegou então o momento da 3ª Revelação. Na época de Kardec a Europa se confrontava com outras realidades - fenômenos espirituais pareciam em todos os lugares; outros pensadores criavam outros estudos, Blavatisky peregrinava pelo Tibet, e idéias chegavam ao Velho Continente - religiões que pregavam o Karma  e a reencarnação começaram a ser conhecidos em todos os meios.

Kardec com sua pesquisa conseguiu trazer à cultura católica idéias mais humanas em relação à morte; as punições que antes eram perpétuas mostraram-se então capazes de serem refeitas em outras vidas.

A Revelação vinha dos Seres Superiores que sempre nos acompanharam e em suas palavras, resgatando as palavras de amor e união que Cristo havia deixado, trouxeram também uma nova conduta de vida para todos. 

O mais extraordinário é que essas palavras também serviam ao mundo oriental que nas pesquisas místicas vieram ao conhecimento do Ocidente.

Nos países orientais o conhecimento da Morte e Reencarnação sempre foi aceito, mas sem a lei do perdão entre si. Pessoas que nascem em determinadas castas, na Índia, não podem fugir de seu destino, pois estão cumprindo um karma de outras vidas. Essa rigidez acaba com qualquer dinamismo em outra direção que a Alma possa elaborar para si.

Com as palavras de Jesus essa postura pode ser amainada, pois mesmo que haja algo a pagar de atitudes passadas, sempre há a redenção e a capacidade de modificação interior que pode nos levar a outros patamares.

Realmente a Doutrina Espírita está imbuída dessa 3ª Revelação e traz a todos novas maneiras de viver em grupos e sociedades que realmente acrescentam a si mais consciência e participação na vida Divina que todos temos dentro de nós.

Partindo de Moises, com os 10 mandamentos, passando pelo exemplo de Cristo e unindo palavras de Fraternidade e Amor entre todos os seres, a Humanidade pode galgar outros passos dentro de sua evolução na Terra. E nesse ponto Kardec foi sensível e hábil em seu tempo por trazer a união de crenças orientais aos escritos cristãos conhecidos.

No Evangelho Segundo o Espiritismo as palavras de Jesus, que os Apóstolos escreveram,  são interpretadas sob a ótica Espírita e nada mais profundo e intenso do que esse regaste que o Seres Superiores que nos cercam puderam fazer para reabilitar a passagem da  2ª. Revelação trazida a Terra durante a vida e a mensagem de Cristo na época.   

Não podemos esquecer: contemporânea a Kardec a Europa se abria aos mistérios do Oriente,  e o Espiritismo acabou sendo uma união de valores  espirituais  que já existiam no planeta, mas que faltava a eles o crivo do Amor que com todo empenho Jesus nos havia mostrado quando de sua estada entre nós.

Reavivar esse movimento foi essencial e o Espiritismo tem em si esse mérito.  E Kardec particularmente por seu empenho e determinação em ir até o fim perante os fenômenos que cresciam ao seu redor. Sem intimidações e com o crivo da pesquisa, conseguiu elaborar as bases dessa Doutrina que traz tanto alento e explicações para a Humanidade em geral e a reconduz a normas mais evoluídas de vida em comum.

Se o primeiro intento era despertar a Humanidade para idéias mais conscientes com o próximo, nessa época de agora temos mais oportunidades de colocar em prática essas posturas e nelas basearmos uma conduta mais pacifica e amorosa entre todos. Isso sempre será saudável e nos reconduz ao Centro Universal de onde fomos gerados - o Reino de Deus - como Cristo dizia.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ana Lucia Vieira Santos   
ASTROTERAPIA https://www.facebook.com/zodiana/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa