Menu

Nina Simone, a voz e a ação

Atualizado dia 1/26/2021 10:38:54 PM em Astrologia
por Ana Lucia Vieira Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nascida a 23/02/1933, em Tryon, Carolina do Norte nos Estados Unidos, criou para si esse pseudônimo para poder trabalhar em bares sem que sua família religiosa soubesse. Antes disso tentou formar-se em piano clássico, mas por ser negra não foi aceita na escola que almejava. Isso a levou a procurar empregos em bares e com essa atuação Nina nasceu.
Pisciana, com Sol e Mercúrio em Peixes, tinha uma sensibilidade extrema. A Música realmente sempre seria sua melhor expressão.
Cabeça do Dragão também em Peixes indica uma necessidade de dissolver-se nas sensações; atirar-se nos sentimentos e viver paixões era necessário em sua forma de ser. Romper com extremismos de rigidez que Lua em Capricórnio lhe dava, e Cauda do Dragão em Virgem aflorava, às vezes, e mostra que essa mulher ganhou os palcos do mundo,  mesmo não sendo a pianista clássica que um dia sonhou ser.

Negra, vinda de família de religiosos, soube transpor muitas barreiras na vida para chegar a ser a artista que foi. Amante do amor e das coisas boas da vida, não se furtou a viver amores violentos onde amor e sexo mesclavam-se com abusos e manipulações. Viver as emoções era seu lema – e intensamente entregou-se a isso.
Lua em Capricórnio pode remeter à visão de uma mãe rígida e conservadora, mas seu lado Aquariano – com Vênus e Saturno nesse signo a abriu a novas formas de vida, mais aberta à liberdade e ao prazer de novas descobertas, com novas pessoas que encontrava pelo caminho.

A junção de Marte, Júpiter e Netuno em Virgem podem ter propiciado uma alternância na vida entre cobranças pessoais e perfeccionismo extremo. Não atingir esse ponto talvez tenha sido a causa de tanta alternância de humor, onde horas vivia a emoção pura do que sentia e em outras exigia de si altos níveis de realização.
A pianista clássica nunca deixou de existir dentro de si e, nesse rol de sensações, as variantes de humor surgiam; diagnosticada como bipolar, viveu entre altos e baixos sua vida pessoal.
E mesmo com todo sucesso alcançado ainda não estava contente consigo, nem com quem a acompanhava. Amores intensos, solidão intensa, um relacionamento conturbado com a própria filha--- quantas paixões vividas nessa Alma que nessa história como Nina entregou-se ao prazer de suas emoções!

Há um grande Triângulo em Terra no mapa entre Lua em Capricórnio, Júpiter em Virgem e Kiron em Touro, mostrando que veio construir algo palpável com seu “sofrimento” e sensações.
Negra, sentiu na pele a vida toda o preconceito racial no país em que nasceu; ligou-se a grupos ativistas como o “Black Power” e Martin Luther King foi seu grande ídolo, cuja morte sentiu profundamente ao sofrer o atentado que acabou com a vida dele. Nesse momento de sua vida já se tornara a porta-voz do movimento social que assolava os Estados Unidos da América. E como voz ativa desse movimento acabou também banida de muitas exibições e atuações musicais. Isso a levou a deixar o país, indo para a Europa onde viveu até morrer.

Nina Simone pode não ter sido a pianista clássica que sonhou em sua juventude, mas foi um grande nome musical de expressão de uma época. Ela é um marco por sua voz, habilidade artística e expressão humana.
Estudar sua vida e seu mapa natal acaba sendo um grande estímulo para entender a vida e os processos que se apresentam ao nascermos.
Nina teve um “não” marcante em sua vida ao tentar a carreira de pianista clássica mesmo sendo negra, mas por ser artista e negra, pode aliar tudo isso ao movimento de renovação que começava entre os povos que foram escravizados pelos brancos.
E ela mais do que ninguém, soube dar cor e som ao que foi vivido naquela época! E esse foi seu grande mérito – estava escrito nas estrelas que seria uma grande artista- e foi!
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 266


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ana Lucia Vieira Santos   
ASTROTERAPIA https://www.facebook.com/zodiana/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa