Menu

PLUTÂO DIRETO - 27/09 - Transformações no Horizonte

Atualizado dia 9/26/2016 2:43:14 AM em Astrologia
por Fabrizio Ranzolin


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diário de bordo - Plutão direto dia 27 de Setembro

Notas do céu, do início dessa primavera tão esperada e prometida, quando ondas profundas parecem mover a nau...

Senhor do submundo, deus da transformação e da destruição, da morte e do renascimento, Plutão que vinha em movimento retrógrado desde 19 de Abril, no signo tropical de Capricórnio, ficou estacionário desde 25 de Setembro último, para mudar sua rota para movimento direto a partir de 27 de Setembro próximo.

O Movimento retrógrado dos planetas é o fenômeno que ocorre devido à diferença de suas órbitas em seu caminho ao redor do Sol, ao avistarmos os demais planetas do sistema solar a partir da Terra, ou geocêntrico. Assim, incrivelmente, nos dias retrógrados, para quem vislumbra o sistema solar, a partir do ponto de vista da Terra, o planeta parece parar e andar para trás!

São períodos fortes e marcantes, especialmente quando se trata do movimento dos planetas espirituais ou exteriores - Urano, Netuno e Plutão. Com eventos que trazem à tona questões importantes da natureza do planeta e do signo pelo qual este transita. Geralmente momentos catárticos, ocorrendo experiências abruptas e inesperadas, que marcam a linha de espaço tempo na área do planeta em questão, um “divisor de águas”, havendo claramente uma forma de perceber a realidade antes, e outra depois, do período retrógrado. Ou simplesmente, muitas vezes, como observo no trânsito sobre mapas, ocorrem os eventos muito importantes da vida.

Os dias de mudanças do movimento dos planetas, de direto para estacionário e depois para retrógrado ou de retrógrado para direto, é um momento chave, já que o movimento retrógrado coloca o todo o potencial energético, de impacto de influência do planeta, em estado de latência ou aprofundamento. Onde as correntes de mudança da realidade agem de forma internalizada, movendo-se “de dentro para fora”. Para, posteriormente, quando o planeta voltar a movimento direto, ocorrer a “erupção” do que estava latente, e a disseminação, como que em ondas, da explosão pela realidade perceptível, dentro da sequência temporal espaço/tempo. Isso é real e claramente perceptível, especialmente no caso de um planeta vulcânico como Plutão.

Plutão é um planeta espiritual de transformações abruptas e inesperadas, da necessidade primal de que, para podermos mudar realmente, de forma profunda e completa, temos que morrer para renascer. Temos que nos render e abandonar o que temos e somos. Para recomeçar do zero, nus, vulneráveis e despreparados, por novas e inesperadas realidades, que servem aos caminhos da evolução planetária e do crescimento da alma e do ser interior. Para ser eterno, é necessário o reconhecimento da vulnerabilidade e da mortalidade. Para poder liberta-se é necessário abrir mão de tudo, render-se ao poder maior da vida, render-se ao poder de uma tsunami, de um terremoto, de um vulcão; de uma doença ou de uma perda devastadora. Perder o medo de perder tudo.

Somente quando perdemos tudo é que podemos perceber o que é realmente importante na vida. Quando um terremoto ou tornado, ou uma crise pessoal, leva tudo com o que nos identificamos e apoiamos, é que entramos em contato com nosso real ser interno. A ação de Plutão é quando a casa cai e tudo vai por água abaixo, quando chegamos ao fundo do poço e somente resta a sensação final de que não há mais volta e de que tudo está perdido. É nesta área de experiência única que aprendemos a nos render para a sabedoria para a vida. E, se sobrevivermos, poderemos renascer com imensa força e sabedoria, a partir de um novo patamar de ser, com aquilo que fica depois que tudo o mais passa. Se não sobrevivermos, recomeçaremos novamente, em uma nova realidade, é a transformação total. Na natureza nada tem fim, tudo se transforma, seja um corpo, uma energia ou uma consciência.

Não há experiência mais poderosa que a de perceber que tudo é passageiro, que tudo termina e nada tem realmente importância, mas que, além do fim, permanece algo em nós que é eterno. A preciosa experiência pessoal do renascimento espiritual é como a ave Fênix, da mitologia grega, que quando morria entrava em combustão, para poder renascer das cinzas. Sem que a matéria, ou o corpo, termine, não é possível alçar voos mais altos, leves e livres. Sem choques profundos não conseguimos força suficiente para sacudir o eu material de seu sono hipnótico, e acordar o verdadeiro ser, eterno e plenamente confiante de seu poder, que adormece em nós. Aquele ser que não tem medo, que confia plenamente em si mesmo e que sempre está em paz com a vida, pois está conectado com o todo maior que é infinito.

Atualmente Plutão transita em graus 14 para 15 de Capricórnio, signo cardinal de Terra, das conquistas e acumulações materiais, no decanato de Touro/Vênus, do que é seguro belo e atraente, das aparências e do valor do que é bonito e possui valor, e que influi nas nossas escolhas de vida. Áreas onde as transformações atuais são necessárias e importantes a fim de evoluirmos como espécie humana.

Quanto mais fluirmos com as transformações necessárias, mais paz da alma encontraremos. Quanto mais resistirmos, mais dor e destruição serão necessárias, para que, finalmente, valorizemos o ser e não o ter. A sensação de eternidade e plenitude, quando encontramos a segurança e a beleza na paz do nosso ser interior.

Plutão, o senhor das profundezas, nos faz cavar fundo para buscar as pedras preciosas do nosso ser interior, para, neste momento, transformar os valores e crenças, tão fixos na busca compulsiva da matéria. Temos que transformar os modelos atuais de segurança, estrutura, posses e valores, e do significado da beleza, para que cesse a destruição sistemática da beleza da terra, para que possamos viver de forma mais verdadeira. Plutão nos chama ao movimento de reconhecer que estamos seguindo por modelos antiquados de segurança, que focam no que é externo e passageiro e afastam a felicidade verdadeira. O sistema deve ser adequado para o equilíbrio das pessoas com a natureza. A segurança e a beleza que necessitamos para viver estão além dos limites da matéria, latentes de forma real na experiência da Alma, e do valor infinito fundamental da preservação da vida neste belo e precioso planeta.

Lembrando que Plutão iniciou seu trânsito em Capricórnio nos primeiros dias de 2008, ano da avassaladora crise econômica mundial. Atualmente, neste ano 2016, a última vez que Plutão esteve estacionário foi dias 17 e 18 de Abril passado, vindo retrógrado desde esta data. A fase atual de Plutão em Capricórnio também tem evidenciado claramente maior incidência de catástrofes naturais, como terremotos, tornados etc. com perdas materiais e humanas.

Plutão, ao executar sua tarefa compulsiva de transformação abrupta e mudança, traz à tona o que está escondido nas sombras da profundidade, inclusive o que se achava esquecido no passado, para ser reconhecido e transmutado. Assim, o que está no fundo, ou escondido, seja literal ou metaforicamente, tanto aparece para que ocorra a transformação, como acaba se manifestando através do processo de mudança. Esconder o que mais incomoda não vai adiantar por muito tempo...

Veja em seu mapa astrológico a área regida pelo signo de Capricórnio e verá as áreas de transformação evolutiva atual em sua vida. E, esteja atenta, pois, desde dia 25 passado, seguindo até o dia 27 de Setembro próximo, essa área estará em movimento e questionamento profundo. Também atente para a área regida pelo signo de Escorpião, que terá relação direta com esse momento.

Um dito da sabedoria indígena que gosto muito:

“Não se preocupe com coisas pequenas. Tudo é pequeno”.

Bons ventos...

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fabrizio Ranzolin   
Fabrizio Ranzolin é astrólogo, escritor e professor em cursos holísticos alternativos. Membro CNA Astrologia do Brasil. Ativista ambiental na preservação da natureza.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa