Menu

Plutão em Aquário em 2024

Atualizado dia 1/20/2024 9:34:52 AM em Astrologia
por Ana Lucia Vieira Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

PLUTÃO EM AQUÁRIO - ainda um aperitivo!

Dia 23 de Março o planeta Plutão ingressou no signo de Aquário por alguns meses - por isso ainda será um aperitivo para as próximas décadas o que viveremos com sua influência. Em movimento retrógrado ele voltou a Capricórnio em 2023 e  em Janeiro de 2024 está de volta a Aquário junto ao ingresso de Sol em Aquário, mas isso será só até Setembro, quando outra vez pisa o território de Capricórnio para ingressar definitivamente em Aquário em Novembro até o ano de 2043.


Plutão, considerado planeta anão, ou nem planeta, na órbita do Sistema Solar circunda o último limite antes de adentrarmos no Cosmos, sem tanta pressão que Sol exerce para que naveguemos juntos no espaço nesse acordo tácito que a Terra partilha com outros planetas.

Plutão teve sua descoberta em épocas recentes, em 1930, coincidindo com as teorias de Freud e o início da Psicanálise junto às terapias que passou a trabalhar.
Freud descobriu que quando o paciente falava sobre o que guardava dentro de si algo melhorava no externo também. Essa postura levou a descoberta de que um mundo interior vivia dentro de cada um e o Inconsciente passou a ser uma ferramenta de exploração para que sintomas fossem trabalhados. Nessa analogia, encontramos Plutão - o deus do Inferno na Mitologia Grega  que tinha um outro sentido em expressão - ali viviam aqueles que morriam, e todos os mortos estavam presentes no interior da Terra , levando suas vidas e continuando suas histórias, mas não era permitido aos vivos esse acesso, e para isso Plutão sabia muito bem guardar o seu reino.

O único que conseguiu penetrar no Inferno para trazer sua amada de lá foi Orfeu, que com sua lira encantou aos demônios e cães que a vigiavam. Plutão lhe ofereceu a oportunidade de trazer de volta da morte sua amada Eurídice, mas que não olhasse para traz durante sua caminhada...coisa que Orfeu não conseguiu resistir e assim ela foi tragada outra vez para a eterna Morte a que estava destinada.

Entrar nesse mito ajuda a interpretar o significado de Plutão - nos sonhos, com a Arte, com emoções puras, você consegue acessar suas memórias, mas não queira torná-las reais outra vez, elas serão só indicadoras de novos caminhos que o inspirarão em novas atitudes.

Plutão como o deus do mundo interno casou-se profundamente com a teoria psicanalítica e desvendar cantos escondidos de nossa mente onde muita coisa vive ainda , é um dos papéis desse deus e dessa simbologia a agir sobre nós. Plutão rege na Astrologia a casa VIII - a casa da morte e das transformações - e também a mente psicológica da pessoas mostrando que  traumas, complexos e sentimentos guardados sempre podem encontrar um destino diferente para sua expressão, desde que se trabalhe sobre eles usando a linguagem própria para lidar com sua realidade tão imaterial.
 
Em Aquário, esse deus busca inovações - Aquário é o Cosmos, a renovação, a modernização de conceitos e ideais que se pode viver e Plutão em Aquário lidará com essa linguagem nova agora -  a última vez que passou por esse ponto do Zodíaco foi na época da Revolução Francesa, na época da Independência dos USA ainda sob o governo da Inglaterra, quando também outras situações de transformações políticas e sociais se mostraram.

Pois Plutão faz emergir o que está escondido, e algo que pulsa intermitentemente acaba por se mostrar.  Em Aquário, signo de Ar, coisas virão à tona. E mesmo que Plutão detone o que toque ele acaba trazendo uma chave nova de renovação que pode ser muito útil aos ambientes que são criados. Nosso planeta tem em sua história registros de abalos e crises que transformaram a Terra no que é, e eles ainda não acabaram. Aliás a vida é uma eterna transformação e um dos deuses a participar desse movimento é Plutão quando se remexe no interior dela trazendo terremotos, tsunamis e tantas alterações na geografia do planeta como sabemos.

Plutão em Aquário lidará com conceitos sociais - Aquário clama por ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, e agora esse poderá ser o lema das ações humanas. Melhores condições sociais para todos - mais fraternidade entre os povos e mais igualdade de vida para todas as camadas sociais. Para isso virão à tona ideais que podem estar sepultados, mas não mortos, como Plutão ensina.
 
E Plutão em Aquário traz o poder para que se imponham novas realidades na sociedade humana. Não é a toa que já estamos vendo manifestações populares em Paris, na mesma cidade onde da ultima vez manifestações fortes de mudanças politicas surgiram.

Plutão em Aquário desperta ideais e fará com que jorre entre todos uma nova ordem social, nem que seja a custa de manifestações sociais de uma visão popular ganhando poder sobre as instituições que a controlam.
 
No nosso sistema solar. Plutão é o último ponto a partir donde podemos atingir o Cosmos - sem a pressão do Sol, que está distante, e que simboliza nosso Ego dentro da interpretação psíquica, podemos ter uma visão mais cósmica de nossa vidas e Plutão lá estará como ponte para novos caminhos. Para essa viagem, limpezas são necessárias e tudo que estiver retardando o processo de consciência humana virá à superfície e trabalhar com dados grupais, com o poder do povo e com a pressão do coletivo terá seu poder reforçado por ele.

Após algumas décadas, Plutão em Aquário poderá mostrar um mundo diferente para nós. Mas por enquanto é só um aperitivo ! Só  depois veremos o que estará por vir em nossas experiências pessoais e coletivas e também com mais certeza, pois essas idas e vindas ainda caracterizam finalizações em Capricórnio, signo de Terra e ligado a ações práticas, necessárias antes do mergulho em Ar que Aquário possibilita - aí será o mundo das idéias que entrará em vigor.  Esperemos até lá então. 



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ana Lucia Vieira Santos   
ASTROTERAPIA https://www.facebook.com/zodiana/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa