Menu

Programa de incentivo à Leitura

Atualizado dia 6/17/2020 10:45:02 AM em Autoajuda
por Berenice Palma Ribeiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

"O prazer naturalmente desperto e adquirido pela vontade do "saber" e descobrir a cada encontro, a cada página e a cada livro uma viagem constante do encontro com a sabedoria inerente a cada SER."
Berenice Ribeiro

Falar de "incentivo à leitura" e não deixar morrer o prazer da busca e dos encontros maravilhosos que só uma boa relação com ela pode proporcionar. Criar oportunidade, dar oportunidade à cultura é um ato de amor à vida, e dar qualidade é abrir-se ao encontro do novo e saudável prazer. O despertar espontâneo e diretamente relacionado ao convívio e ao meio ambiente propiciado pelos pais ou responsáveis. Quando a leitura é vivenciada de forma prazerosa e natural na convivência da criança ou do adolescente eles vão despertar o interesse verdadeiro. E em casos em que não existe muita oportunidade nem a convivência, poderá ser dada oportunidade e igualmente aceita, contudo quando se tem logo essa experiência vivenciada vai despertar muito benefício logo cedo.

Assim selecionei algumas sugestões para esse "incentivo" e descoberta para ser avaliado e ser feito com amor, sabedoria e alegria.

- Pais, vocês são a referência de seus filhos; eles estão sempre observando suas preferências, seus hábitos e quando em casa existe o gosto pela leitura espontânea seu filho, com certeza, estará sendo estimulado a essa convivência e a relação com o "saber" surge naturalmente.
- Normalmente, quem gosta de ler tem hábitos como frequentar as feiras do livro, as bibliotecas e as livrarias para pesquisar, ver as novidades e isso se torna um lazer
para muitas pessoas; estar perto dos livros se torna um hábito gostoso. Normalmente os pais levam os filhos aproveitando e incentivando o que está de acordo com a
idade e a preferência deles.
- Participar de cursos, palestras, oficinas, encontros de interesse pessoal é muito interessante e leva a novos conhecimentos e trocas.
- Administrar as atividades com qualidade de tempo e com atenção vai propiciar um conhecimento mais qualificado e dinâmico. Sempre arrumamos tempo para fazer as coisas que gostamos. Se for muito difícil começe nas férias ou fim de semana, sempre criando uma oportunidade agradavél; não deve ser forçado, mas criando oportunidade; visite os locais indicados a essa atividade depois aproveite para tomar um lanche.
- Sempre ajudar a ver o que ele seleciona para "ler"; respeitar mas ver se é adequado à sua idade, até ele sentir segurança para fazer suas escolhas.
- Propiciar um cantinho especial em casa para a leitura, com boa iluminação e uma boa cadeira que permita uma postura adequada, vão beneficiar e estimular a criar o uso desse espaço dedicado ao saber; pode ser o "Cantinho da Leitura".
- As pesquisas, quando feitas, serão de melhor qualidade quando procuradas diretamente em livros e lidas e avaliadas na íntegra, pois resumos prontos tirados da "internet"
não ajudam o aluno na visão "crítica" do assunto, nem estimulam o hábito de leitura.
- Existem vários benefícios do hábito da leitura; no aspecto geral amplia o conhecimento, melhorando os aspectos cognitivos e intelectuais e também o uso da linguagem.
- Em ocasião oportuna, presentear com livros, procurando algo que possa ser agradavél ao amigo, filho ou família.
- Faça comentários dos livros que gostou ou que está lendo.
- Faça doações levando, às pessoas, acesso à cultura, a crianças, adolescentes e idosos. Eles vão adorar!
- O hábito da leitura requer um exercício , uma dedicação e um tempo próprio de envolvimento e descobertas.

Então, como anda sua relação com a leitura? O que gosta de ler? Quais são os benefícios que essa atividade lhe proporciona? Como anda essa viagem? Ela já foi descoberta? Se não, começe essa aventura e ajude a resgatar os bons hábitos da vida. Se já tem esse prazer ajude esse movimento como puder.

Para construir um mundo melhor precisamos de atitude, interesse e disposição.

Tudo de bom para você. Muita luz, energia e disposição para as novas buscas e muitos
encontros felizes.

"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas e ntão, essas tuas maõs vazias, no maravilhoso espanto de saberes que
o alimento deles já estava em ti..."
Mário Quintana

Te espero no meu Instagram! Abraços!

Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Berenice Palma Ribeiro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa