Menu

5 Estratégias para Resolver Problemas de Relacionamentos e Prosperar a Dois

Atualizado dia 11/14/2020 11:50:49 PM em Autoajuda
por Leandro Lima Coach


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando se fala em relacionamentos existem muitos mitos e crenças associadas variando de cultura para cultura e de sociedade para sociedade. Algumas dessas crenças dizem que para ter um bom relacionamento é necessário vir de uma boa família, outras dizem que precisa ter um bom emprego e casa para morar. Há quem acredite no encontro de almas gêmeas. Talvez você imagine que o segredo para ter um bom relacionamento seja o amor. Porém, se isso fosse totalmente verdade, pessoas românticas provavelmente ficariam juntas para sempre ou viveriam o relacionamento dos sonhos.

O que muita gente ignora e que faz toda a diferença, é que existem muitos fatores tão importantes quanto o amor, mas que ainda hoje são vistos como um verdadeiro tabu por muitos casais e famílias, e daí, simplesmente não são discutidos ou até mesmo vistos como assuntos proibidos. Um desses fatores é o autoconhecimento, em seguida vem o conhecimento do outro e tão importante quanto e ainda menos discutido, são as estratégias financeiras.

Quantas pessoas você conhece que apesar de dizerem que se amam estão sempre brigando, tristes ou vivendo vidas frustradas?

Eu já vivi essa realidade e somente após muitas brigas e desentendimentos, dores e sofrimentos eu consegui entender que a principal razão do estresse que vivíamos não era a falta de amor, e sim, no nosso caso, a falta de dinheiro e todos os demais problemas originados a partir da falta de educação financeira. Quando falta o dinheiro para as necessidades básicas, perde-se a qualidade de vida, perde-se a liberdade e tudo pode virar motivo para estresse e como não se fala a respeito, a raiz do problema fica camuflada em meio a outros problemas.

Na época em questão, eu vi meu relacionamento indo de mal a pior devido a falta desses conhecimentos e problemas gerado por isso, até que chegou um ponto que eu decidi dar um basta naquela situação e buscar ferramentas estratégicas para mudar aquela realidade, melhorar a relação e então conseguirmos viver com saúde emocional, equilíbrio financeiro e paz de espírito o suficiente para seguirmos em frente.

Talvez você esteja passando hoje pelo mesmo que eu já passei e ainda esteja sem ter muita ideia de como resolver. Ou talvez você conheça alguém nessa situação e não saiba como ajudar. A verdade é que quando não conhecemos a raiz do problema podemos acabar perdendo muito tempo e dinheiro experimentando várias possíveis soluções e no final das contas a situação não melhora muito ou o problema volta logo depois, porque não resolveram a raiz do problema, e sim, ficaram apenas no superficial ou tratando os sintomas e não a causa.

Se você deseja começar a salvar o seu relacionamento ou se preparar para viver o amor de forma mais plena no curto, médio e longo prazo, continue lendo e conheça as 5 principais ferramentas que me ajudaram a mudar meu relacionamento da água para o vinho e posteriormente poder ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Agora vou lhe mostrar alguns dos principais benefícios que percebi na prática logo no início desse processo de mudança e que me ajudaram a ver que eu estava no caminho certo e que deveria seguir em frente.
  1. Identificar melhor a raiz dos problemas de relacionamento e começar a aprender estratégias para corrigir as falhas e dar início a uma vida melhor,
  2. Reduzir as brigas e estresse,
  3. Ter mais compreensão, afeto e companheirismo,
  4. Viver com mais paz de espírito, leveza e bem-estar,
  5. Começar a adotar melhores estratégias financeiras e construir um relacionamento mais próspero e harmonioso.
Não sei você, mas eu teria gostado muito que alguém tivesse me apresentado essas ferramentas alguns anos antes, pois teriam me poupado de viver muitos desentendimentos, de ver minha relação se desgastando e de ter passado por toda uma série de problemas que nos causou muita dor e sofrimento.

Para lhe ajudar de uma forma um pouco mais prática, vou listar e apresentar resumidamente para você as 5 principais estratégias que fizeram total diferença pra mim e vou dar algumas dicas de como começar a usá-las em sua vida desde já. Lembrando que, para melhores resultados, é interessante ter um acompanhamento profissional personalizado, pois isso nos ajuda muito a nos vermos de fora, sermos mais assertivos nos pontos de ajustes e assim melhorarmos o entendimento e aplicação das estratégias. São elas:

Estratégia #1 – As 5 Linguagens do Amor
 
  • Talvez você não saiba, assim como eu também não sabia, mas cada pessoa tem uma ou duas formas predominantes de demonstrar amor e de se sentir amada. Tem pessoas que demonstram amor se fazendo presentes de corpo e alma, outras demonstram fazendo elogios e com apoio verbal, tem aquelas que adoram trocar presentes, mesmo que de valor simbólico, outras que procuram prestar serviços, ajudar, auxiliar, mesmo que não peçam sua ajuda, e tem as pessoas que gostam de trocar carinhos, ficar agarradinhos, fazer cafuné e ter muito contato físico com as pessoa amada. Quando você conhece o seu perfil, as suas necessidades e características e consegue identificar o perfil da outra pessoa, fica bem mais fácil agradar e se fazer agradar. Que tal conversar a respeito e tentar um identificar o perfil do outro?
Estratégia #2 – Perfil de Identidade Financeira
 
  • A maioria das pessoas nem percebe, mas muitos dos estresses conjugais começam devido a problemas financeiros ou divergências nas formas de lidar com o dinheiro. Tem casais que os dois geram renda e casais onde um só gera renda. Tudo deveria ser uma questão de acordos, mas a verdade é que as vezes as coisas simplesmente só vão acontecendo e as pessoas não conversam a respeito, apenas vão tentando se adaptar ao longo do percurso. Cada pessoa tem um tipo de identidade financeira, umas são mais econômicas, outras são mais gastadoras, algumas são mais organizadas e tem outras que não sabem nem quanto ganham nem quanto gastam. Cada um desses perfis tem necessidades específicas que precisam ser respeitadas e em alguns casos ser ajustadas a um planejamento para que as necessidades de um não venham a gerar problemas e estresses para o outro. Com qual desses perfis você mais se identifica? E o perfil do seu cônjuge, qual seria? De que forma vocês se ajudam ou se atrapalham? Aprendendo a identificar seu próprio perfil e o do cônjuge e juntando com as demais estratégias fica bem mais ajustar as necessidades do casal.
Estratégia #3 – Planejamento Estratégico Conjugal
 
  • É muito comum numa relação uma pessoa se anular em função da outra ou se ver fazendo de tudo para ajudar o outro a se realizar, mas não receber o mesmo tipo de atenção e apoio. Que tal termos nossos planos e projetos individuais, mas também dedicarmos um tempo e energia para projetos a dois, que sejam igualmente importantes para ambos? Isso faz uma diferença tremenda na união e harmonia do casal. Tudo bem ajudar o outro e dar o suporte necessário, mas sem se anular e esquecer dos próprios objetivos.
Estratégia #4 – Alinhamento de Comunicação Verbal e Não-verbal
 
  • Um dos principais da maioria dos casais são as dificuldades de comunicação. Enquanto algumas pessoas falam pelos cotovelos e conversam até com as plantas e borboletas, outras são do tipo que entram mudas e saem caladas. Mas isso não significa que os mais quietos não se comuniquem, se comunicam sim, especialmente com si mesmos em seus próprios diálogos internos e também com as outras pessoas de formas que muitas vezes não são compreendidas. Quando isso acontece num relacionamento é porta aberta para desentendimentos. Procurar conhecer melhor a forma como a outra pessoa mais se comunica, se é mais oralmente, por escrito, com linguagem corporal, explicando detalhes, passando informações visuais, mais auditivas ou mais sensoriais. Aceitar as particularidades de cada pessoa é no mínimo um gesto de amor e respeito que devemos praticar para com todos.
Estratégia #5 – Alinhamento Estratégico de Missão, Visão e Valores
 
  • Quando o assunto é relacionamentos, não adianta apenas se conhecer bem, é especialmente importante conhecer também os valores mais intrínsecos da pessoa com a qual nos relacionamos, respeitá-los e na medida do possível dar ao outro o suporte e apoio necessários para que a pessoa tenha melhores condições de se desenvolver plenamente e avançar rumo a sua realização e prosperidade individual e a dois. Quando o que fazemos está alinhado com nossos valores, a tendência é fazermos de forma leve e prazerosa. Imagine como seria um casal com valores alinhados e caminhando juntos em prol de um objetivo em comum. Pode ser a sua realidade daqui alguns dias.
Procurei resumir aqui da melhor maneira possível a essência do que usei e continuo usando em minha vida. Até chegar no entendimento que me ajudou e que hoje compartilho aqui, precisei estudar vários livros, fazer vários cursos e experimentar na prática o que funcionava melhor e o que não funcionava comigo.

Espero que o conteúdo compartilhado tenha lhe ajudado de alguma forma e que também lhe ajude a mudar para a melhor seu relacionamento.

Se fizer sentido para você, faço agora o convite para dizer nos comentários o que você mais gostou no artigo e de que forma você acredita que esse conteúdo pode lhe ajudar.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou deseje saber mais a respeito de como aplicar essas estratégias em sua vida, convido você a entrar em contato através do link abaixo e conhecer também o nosso programa de acompanhamento personalizado.

Clique aqui para mais informações!

O que compartilhei aqui me ajudou no passado, continua me ajudando no presente e, no que depender de mim, irá ajudar cada vez mais pessoas através dos meus atendimentos, artigos, livros, palestras e cursos.

Obrigado por ter dedicado seu tempo a esta leitura e fique à vontade para compartilhar com outras pessoas que talvez estejam precisando desses ensinamentos.

“Quando compartilhamos o que sabemos, aquilo sobra multiplica-se e cresce”. - W. Clement Stone

Aguardo seu contato.

Um forte abraço.

Leandro Lima Coach
Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Leandro Lima Coach   
Coach, Educador Financeiro, Palestrante, Escritor coautor de 7 livros de Coaching e Desenvolvimento Pessoal, dentre eles os livros "Coaching - A Arte da Superação!", "Empreendedorismo - O poder da mudança", "Estratégias de Vencedores" e o mais recente que é o livro "Transformando Motivação em Hábito"
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa