Menu

A crítica, o julgamento e a raiva inconsciente

Atualizado dia 5/17/2016 8:26:10 AM em Autoajuda
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estou me pegando numa fase de vida onde percebo em mim a crítica virulenta contra os atos de algumas pessoas. Julgo-as imaturas, inconsequentes, irresponsáveis, arrogantes, sem ética... E então as condeno. Mas não para por aí: percebo surgir sempre uma forte raiva contra estas atitudes. Não condeno a raiva. Sempre digo que a raiva, bem direcionada, faz movermos rumo aos nossos objetivos. A questão é que, nestes casos, a raiva surgia em assuntos que não me dizem respeito, e diante dos quais não tenho nada a fazer.
Aprendi a julgar, condenar e executar com meus pais. E meus avós. Meu avô, por exemplo, falava mal de tudo e de todos: racista, condenava negros, nordestinos, judeus, gays. Os únicos que prestavam eram os italianos, sua origem. Meu pai, anarquista, falava mal dos patrões, dos líderes, dos políticos, dos ricos, dos espiritualistas desonestos. Minha avó, cheia de moralismo, falava mal dos que traíam, dos que mentiam, roubavam, agrediam, mostravam sua sexualidade. Minha mãe falava mal das pessoas que gritavam, pressionavam, eram duras e severas... mas falava mal principalmente dela mesma.
Eu sou uma somatória destes padrões herdados da minha família. Com algumas diferenças, sou imensamente crítico e julgador.
Como Bert Hellinger, o pai da constelação familiar, ensina que somos frutos do sistema e para nos sentirmos parte dele, precisamos seguir os padrões. Somos fiéis, cúmplices daquilo que a família diz ser o correto.
Se eu fosse originário de um sistema de corruptos e ladrões, eu me sentiria parte da família, roubando. Portanto, energeticamente, roubar significa inocência. Os padrões escondem sentimentos, emoções e fatos antigos, dos quais não temos a menor consciência. O padrão da crítica, dentro de mim, esconde a raiva. Uma raiva não exposta. Não gritada. Não exercitada. Sim, papai era uma pilha de nervos. Vovô também. Vovó, nem se fala. Era tanta raiva não expressa que virou depressão e crises intermináveis de fígado. Só que tem um detalhe: neste momento, torno consciente minha raiva. E vejo o padrão do julgamento e condenação como o estopim desta raiva. Percebo que não preciso mais julgar e condenar estas pessoas, afinal, a vida é delas. Não me afeta em nada se elas não tem ética, são infantis, imaturas, etc., etc., etc..

Aprendo a colocar os limites na minha vida, e a cuidar dos meus assuntos. Os assuntos que não são meus, que importam?
Tomo uma decisão: a cada vez que perceber minha mente julgando e condenando, irei mentalizar: papai, mamãe, vovó, vovô... eu deixo os julgamentos que aprendi com vocês, para vocês. Eles foram importantes para me tornar quem eu sou, mas agora não fazem mais sentido. Aprendi a me posicionar, a tomar posse da minha raiva, mas agora vou usá-la do meu jeito. Nos padrões que fazem sentido na minha vida. Vou cuidar somente dos meus assuntos e deixar que os outros cuidem dos assuntos deles. E vocês cuidem de suas críticas e julgamentos. Da raiva não expressa de vocês. Eu os liberto. Eu me liberto.

okss
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa