Menu

A Dor do Ciúme

Atualizado dia 8/18/2014 3:57:41 PM em Autoajuda
por Rosangela Tavares


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muita gente sofre de ciúmes.

E a explicação popular é "ciúme é insegurança", e ponto.

E as pessoas muito ciumentas, além de sofrerem, ainda são de certa forma pressionadas e criticadas, rotuladas de loucas e desequilibradas.

O ciúme, ainda mais quando descontrolado, é um sentimento sofrido, doloroso, avassalador. Pessoas impulsivamente matam (e se matam) por ciúmes, tamanha a força da emoção.

O ciúme é composto por raiva + medo. E é um sentimento até natural. Os bebês sentem ciúmes. Mas existem casos mais complicados.

No fundo a pessoa que sofre disso é vítima, ela é acometida por essa emoção desenfreada e negativa. Se ela pudesse escolher, escolheria não sentir, mas não consegue.


Mas por quê?

O que as pessoas muitas vezes não sabem, é que o ciúme tem a ver com sentimentos profundos de rejeição, medo, tristeza.

Uma pessoa ciumenta pode reagir assim devido a traumas na infância, por exemplo, quando a mãe teve que trocar os cuidados, o colo, o seio pelo irmão mais novo que nasceu. Essa vivência pode ter deixado marcas terríveis no inconsciente da pessoa, e ela nem se dá conta disso.

E a mensagem inconsciente que a pessoa carrega nos seus relacionamentos, é "você vai me deixar por causa de outro, eu sei". Esse é só um exemplo de caso.

O ciumento sofre na fantasia, ele tem certeza de que o outro está fazendo alguma coisa, por isso mexe nos objetos pessoais do parceiro, sempre com a sensação de que vai encontrar uma prova de que está sendo traído, trocado. A emoção antiga e inconsciente fica fazendo sentido no comportamento da pessoa e ela não percebe, pois é profundo demais.


E podem existir outras mil situações vividas, em diversos níveis, menos ou mais traumáticas, que deixaram na pessoa a crença inconsciente de que ela será trocada, será deixada de lado, será desprezada em troca de outra, deixando inclusive o sentimento de que ela não tem valor.

Pessoas com problemas de autoestima também tendem a se sentir assim.


Na adolescência, nos primeiros relacionamentos, costuma existir muito ciúme, talvez por causa da personalidade insegura, ainda não formada. São muitos os elementos internos de cada pessoa. E o ciúme vale para relacionamentos entre irmãos, amigos, não importa.

A fantasia é sempre a mesma: serei deixado, não sou importante.

Temos que tomar cuidado quando julgamos, rotulamos.

Uma pessoa ciumenta sofre sem querer, sem ao menos se dar conta de que a situação atual não tem a ver com o que já viveu.

Com um tratamento emocional adequado ela poderá limpar e desvincular as situações.

Rosangela Tavares
clínica - CRP 06/64149

Rua Santa, 104
Vila Mascote
São Paulo - SP
tel.: 9 8572 5600


Texto revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rosangela Tavares   
Psicóloga clínica desde 2000. Atende adultos, adolescentes, casal, estudantes e recém formados, pela abordagem psicanalítica. www.rosangelatavarespsicologa.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa