Menu

A lei do Espelho

Atualizado dia 12/4/2023 2:56:09 PM em Autoajuda
por Adriana Garibaldi


Facebook   E-mail   Whatsapp

A lei do espelho, do médico, psiquiatra e psicoanalista francês Lacan, diz que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que existam dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações, um conceito que mesmo sendo correto em algum nível pode não sê-lo em todos eles. Quando se fala de lei, logo imaginamos ser algo imutável, não questionável, nem rebatível .

Existe porém nisso uma grande gama de questões que pode nosconfundir em lugar de nos esclarecer.

Conceitos aprendidos que você pode estar replicando no julgamento das coisas.

E isso é o que acontece com a tão difundida lei do espelho.

É correto dizer que podemos projetar no que está fora de nós, questões que não somos capazes de elaborar ou ver em nós mesmos, como uma forma de autodefesa.

Mas dizer que tudo aquilo que vemos fora pertence a nós, pode ser motivo de engano e uma forma muito conveniente que poderia ser utilizada para nos manipular e fragilizar, fazendo-nos reféns das ações dos outros.

Todos sabem a importância de se consultar um médico para tratar de uma doença física, mas as pessoas costumam se automedicar, o que pode provocar resultados perigosos para a saúde.

De igual modo, teorias que fazem parte do arsenal terapêutico utilizado de forma ponderada e cautelosa pelos profissionais da psicologia, quando popularizadas, podem ser aproveitadas para nos fazer acreditar que somos merecedores de todos os atos que as pessoas praticam contra nós, e acabamos pensando que, de alguma forma, os merecemos.

Se você vê em alguém uma conduta narcísica, violenta ou tóxica, seguramente será a constatação objetiva de um caráter perverso no outro.

Mas a lei do espelho rapidamente poderia alegar que aquilo que você está vendo, ou, pior ainda, sofrendo, não pertence a outra pessoa e, sim, a você.

O pior é que de tanto banalizar-se esses conceitos, unidos a teorias como as da lei de retorno, ou lei do carma, acabamos por nos submeter a personalidades tóxicas. Nos adjudicando caraterísticas de personalidade que podem não ser nossas. É dizer, uma inversão proposital dos fatos, em que a verdade é distorcida E acabamos, da mesma forma que acontece com um espelho físico, enxergando uma imagem invertida da imagem real.

O que você vê no outro é sempre você? Ou são conceitos aprendidos que você réplica no julgamento das coisas? A lei do espelho é uma fraude?

Uma manipulação que somente tenta confundi-lo?

Lembro aqui da frase de Jesus quando diz :

"Quando a mentira seja verdade e a verdade seja mentira, estará próximo o fim dos tempos".

Sem dúvida estamos vivendo um tempo de mentiras, distorções e perigosos enganos. No qual os mansos e pacíficos estão longe de serem os que dam a tônica energética ou emocional no planeta. E o pior disso tudo, é quando a crença de não sermos suficientes estiver atuando, dando espaco à dominação alheia. Precisaremos nos autorrespeitar tendo confiança em nós e em nossas próprias capacidades de avaliação. A capacidade de enxergar a verdade, por trás das inverdades que a sociedade destes tempos tenta nos vender como sendo leis imutáveis, empobrecendo nossa capacidade de julgamento e, em consequência, nossa autoestima.

Cortemos urgentemente com todas essas formas veladas de manipulação, libertando-nos do sofrimento que elas nos impõem.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 25


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Adriana Garibaldi   
Confira minha página no Facebook
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa