Menu

Acabe com a preguiça e comece a fazer coisas para si mesmo

Atualizado dia 10/3/2016 11:30:12 PM em Autoajuda
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não acontece que você passa o dia todo correndo, fazendo coisas para os outros e no fim do dia fica com aquela sensação de ter feito tudo para os outros, menos para si mesmo? Aí a cabeça começa a justificar os fatos e explicar o porquê de não ter mais tempo para si mesmo. Mas quer saber o que eu descobri? Que é por causa de ter me deixado para o final da lista, pois sinto que não mereço, que não tenho valor, sinto-me culpada e egoísta.

Dentro disso existe um estado confortável que surge por causa do medo do desconhecido e do fracasso. É um sentimento de segurança que se encaixa dentro dos limites mas, na verdade, esse lugar confortável impede de brilhar na própria grandeza. Se não se impulsar por mais, termina por se conformar com ser medíocre. Lamentamos o que está faltando em nossas vidas, mas não fazemos nada para mudar isso. O medo do fracasso obscurece a percepção do nosso potencial. A mente nos convence de não sermos capazes de mais e, assim, ficamos no mesmo ponto.

Você se preocupa com a opinião dos outros se –por exemplo- decidir ir na academia, em vez de ficar em casa, dominado por aquilo que tem que fazer, esmagada por um sentimento de não ser entendida, ou frustrada com algo pessoal e profundo. Você se preocupa se pensarem que é egoísta ou que desperdiça dinheiro, porque na sua família as mulheres não podem fazer isso. É mais fácil sentir-se pobrezinha, com uma quase depressão, em vez de sentir algo bom, sair lá fora e assumir a responsabilidade. Parece duro, mas é melhor e mais real.

Nós nos apegamos ao conforto porque temos medo da nossa grandeza. É mais seguro ficar nas sombras do que parar na luz e ser o centro das atenções: não corremos o risco de ser criticados e julgados por pessoas. A grandeza requer a coragem de ficar sozinho e não comprometer a sua verdade. Isso provoca mudança e causa uma evolução. A grandeza projeta seu próprio jogo e não se encaixa no estabelecido. Confie em si mesmo, seja íntegra sem se abandonar para agradar aos outros – isso que é grandeza.

Há um certo nível de complacência coletiva na sociedade. Quebrar com isso e ser você mesmo requer coragem, mas se você realmente quer ser livre da sua própria inércia, é preciso assumir riscos e parar de se preocupar sobre o que as pessoas possam pensar. Devemos estar dispostos até mesmo cometer erros, tentar coisas novas e ter novas experiências, para mostrar e nos expressar.

Se eu ficar de fora da massa coletiva, se eu fizer algo digno de ser notado, eu me coloco num lugar de responsabilidade. Claro que exige menos esforço culpar a minha situação financeira, a minha educação, a sociedade, incapaz de cumprir os meus sonhos. No entanto, todos somos capazes de ir além de nossa zona de conforto e alcançar a grandeza. Na verdade, algumas das pessoas mais inspiradoras e famosas da história foram além de todas as dificuldades, alcançando realizações espetaculares. Eles são os únicos que disseram "sim" quando todos diziam "não", os que podiam ter culpado a vida e situações para não conseguir nada na vida, mas decidiram não cair nesse lugar.

Será que um homem negro pode ser presidente dos Estados Unidos? Será que um homem pode vencer o câncer e ganhar o Tour de France? Será que um homem com paralisia pode inspirar mentes cientistas brilhantes? Será que um homem surdo pode compor uma sinfonia? Claro que podem! Então por que você não poderia vencer suas próprias limitações? Estamos rodeados de pessoas que vão além da mediocridade. Quando sentimos paixão no coração, quando estamos dispostos a questionar coisas além dos medos, nada é impossível. Tudo é possível e começamos a fazer que nossos sonhos se façam realidade. Quando criamos nossos sonhos, somos ilimitados.

Em quais lugares você se sente confortável na sua vida? Quando é que você prefere ficar com os braços cruzados para não agitar a água? Conforto em excesso pode se manifestar como preguiça, como comer demais, uma resistência geral para ser pró-ativo ou para mudar, e mais sutilmente, para continuar evitando o confronto, a intimidade, ou situações que lhe causem emoções extremas. Olhe para esses lugares de conforto em sua vida e comece a desafiá-los. Empurre para fora de sua zona de conforto tudo o que puder. Caminhe em direção às pessoas que fazem você se sentir desconfortável ou inseguro para dizer o que sente. Depois, veja como isso faz você se sentir. Experimente coisas novas. Assuma riscos. Atreva-se a ser desconfortável.

Você perceberá que qualquer tipo de abandono com você mesmo, sem importar quão “confortável” pareça, é sempre insatisfatório. Você fica indiferente, sem inspiração, infeliz. Seja mais direto, honesto, pró-ativo. Atreva-se a desafiar as ideias que tem sobre quem você é e sobre o que é capaz de fazer. E mesmo que pareça desconfortável, num certo momento será infinitamente mais satisfatório.

*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Assista IshaTV  para ver vídeos de consciência grátis. Acesse www.isha.com

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa