Menu

Como afastar a negatividade e ser mais feliz

Atualizado dia 6/28/2017 1:33:45 PM em Autoajuda
por Paula Machado


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diariamente convivemos com pensamentos e sentimentos destrutivos (mesmo que eles apareçam por um breve momento do nosso dia) e eles podem ser alimentados por momentos de dificuldade e com isso ganhar uma proporção maior do que deveriam ter, comprometendo o nosso bem estar emocional. Conviver com pessoas negativas e que por vezes podem nos magoar não é tarefa simples.
Da mesma maneira que uma boa dieta alimentar promove o equilíbrio do corpo, cuidar bem da nossa saúde emocional nos garante uma vida mais saudável. Existem algumas coisas simples que podem te auxiliar no processo de desintoxicação emocional:

1. Aprenda a dizer não sem culpa
Primeiro, é importante entender que é humanamente impossível agradar a todas as pessoas ao mesmo tempo. As pessoas criam expectativas (nós também fazemos muito isso) e quando essas expectativas não são atendidas elas tendem a se frustrar. Mas você conhece todas as expectativas das pessoas sobre você? Provavelmente, não, logo como espera agradar a todos?

2. Entenda que pensamentos são apenas pensamentos
Não paramos de pensar - pensamentos bons e pensamentos não tão bons. Por vezes passam coisas pela nossa cabeça do tipo: “Puxa, bem que meu chefe podia adoecer para eu ter um pouco de sossego!” ou ainda “Nossa, que pessoa feia e desprezível, tomara que tropece e caia de cima desse salto!”. São pensamentos dos quais não nos orgulhamos muito e quando eles aparecem, tendemos a nos culpar excessivamente. Logo estamos nos punindo e questionando - mas como eu pude pensar isso? Esse tipo de pensamento nos deixa excessivamente culpados e entender que pensamentos são apenas pensamentos nos ajuda a diminuir a culpa. Eles são apenas um produto da nossa mente, mas não existem no mundo real. E você não é a sua mente

3. Aceite-se como você é
É uma tarefa quase impossível ser bem sucedida em todas as áreas da vida, somos seres limitados! Aceitar que temos muitas competências e habilidades, usar isso de maneira construtiva e ser menos exigente faz parte do processo de autoconhecimento e construção de autoestima. Conhecer e aceitar a nossa história de vida e aprender a perdoar as pessoas é muito importante, porém, fundamental mesmo é aprender a considerar quem somos e perdoar a nós mesmos. Aceitar que nem sempre seremos perfeitos e que todos erram em algum momento é libertador.

4. Tenha uma vida social saudável
Somos seres sociáveis, por isso cultivar bons relacionamentos é importante para manter a nossa saúde mental. São os nossos amigos e familiares quem estarão conosco compartilhando os melhores momentos da nossa vida. Por isso, manter uma relação próxima das pessoas que nos fazem bem é, além de um prazer, um hábito que ajuda a manter a nossa qualidade de vida e bem estar.

5. Aprenda a controlar o estresse
Estamos expostos a um alto nível de estresse, isso por que precisamos conviver com o trânsito, dificuldades financeiras, doenças, perdas… São tantas as situações que exigem de nós mais do que realmente conseguimos suportar que não há saída: acabamos nos estressando. Mas aprender a relaxar e controlar as emoções ameniza a sensação de esgotamento. Para isso cada pessoa encontrará um caminho. Algumas pessoas conseguem se controlar com música, outras com exercícios de respiração, meditação, existem inúmeras terapias que podem ajudar nesse processo.
Entenda que a sua vida é aqui e agora. Viver o tempo presente e desfrutar do melhor que ele pode nos oferecer é viver intensamente e plenamente.
Entender que a felicidade é um processo que ocorre dentro de nós e não depende da ação dos outros e sim de nós mesmos é tomar para si a responsabilidade de viver uma vida plena.

Será que é racional viver esperando que as coisas aconteçam na nossa vida no futuro para que possamos ter paz e alegria? Quanto pode nos limitar viver remoendo as decepções e tristezas do nosso passado?

Só existe o tempo presente, portanto, viva-o da melhor forma possível.
4 minicursos gratuitos sobre o amor depois dos 45 anos. Escolha o seu.

Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paula Machado   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa