Menu

Como lidar com as pressões nos ambientes de trabalho

Atualizado dia 8/8/2016 4:43:17 PM em Autoajuda
por Espaço Astrolábio Centro Terapêutico


Facebook   E-mail   Whatsapp

No artigo anterior, refletimos sobre o paradigma do medo nos relacionamentos afetivos. Hoje vamos trabalhar as dificuldades encontradas no dia a dia no trabalho e que geram sentimentos de medo e impotência. Atualmente, a pressão por resultados nos ambientes coorporativos é grande, muitas vezes associada a um acúmulo de funções e tarefas, fazendo com que as pessoas fiquem em um estado constante de agitação, hiperatividade mental, tensão muscular, insônia etc..
Muitas vezes esta condição tem gerado o desrespeito em relação a si mesmo, afetando condições básicas como alimentação, sono, convivência familiar, lazer etc.. E isto vai gerando um circuito vicioso gerando perturbações graves como depressão, fobias e doenças psicossomáticas.

Como transformar esta situação, diante da necessidade de dar conta das solicitações no trabalho? Primeiramente, é preciso avaliar quais são as possíveis mudanças imediatas, que afetam diretamente o bem-estar diário, sem implicar na negligência das tarefas essenciais. Dentre elas estão a garantia na qualidade de alimentação (muitas pessoas acabam comendo apenas um lanche ou optando por comer uma refeição completa à noite, o que implica em maior desgaste do corpo), o hábito de beber água, tão necessário ao equilíbrio do organismo (muitas vezes, a pessoa deixa de consumir uma maior quantidade de água para não ter que ir ao banheiro), o respeito aos 15 minutos de descanso, garantidos por lei (o que permite a renovação da energia), etc. Se estas condições básicas não são garantidas, outros direitos do trabalhador também são negligenciados, como o respeito ao horário de trabalho, entre outros, o que vai impactando a motivação em relação ao próprio trabalho e prejudicando também as relações familiares e afetivas em geral. E quanto mais as pessoas se anulam por conta do medo, mais se perpetuam as relações desarmônicas.
A mudança neste caso, não apenas favorece o trabalhador, mas à própria empresa, pois os trabalhadores estarão mais motivados e capazes de exercitarem suas funções, lançando mão de soluções criativas, diante dos desafios que se apresentam. Indivíduos mais saudáveis geram uma sociedade mais saudável. Simplesmente reclamar da situação não traz nenhuma mudança efetiva. Isto apenas perpetua o sentimento de impotência, tão comum na civilização. Faça você a diferença. Comece a exercitar o seu poder pessoal, através das pequenas ações. Utilize o seu poder criativo, escolha uma mudança a ser introduzida e comece a exercitá-la. Incentive os amigos a também introduzir a mudança nos hábitos. E faça tudo com o máximo de alegria e leveza, afinal, a intenção é ser mais feliz e saudável. Você pode mais do que imagina! Crie a sua própria realidade. Boa sorte!

Mônica Pantarotto

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Espaço Astrolábio Centro Terapêutico   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa