Menu

Como lidar com o estresse no trabalho?

Atualizado dia 10/11/2016 4:38:37 PM em Autoajuda
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em tempos de mudança quando ouvimos a palavra crise em tudo, entramos em pânico e sentimos a tensão do risco de perder a nossa segurança. Realmente sentimos a tensão, seja verdade ou imaginação. E às vezes ela fica mais e mais forte, pois estamos obcecados vendo o pior de tudo, cegando nossa possibilidade para mudar.

A ideia mais fundamental que gostaria de fazê-los entender é que cada pessoa projeta no espaço aquilo sente por dentro. Muitas vezes as brigas em casa têm esse mesmo gatilho (o estresse do estudo ou do trabalho). Por isso, solucionar o estresse não depende das coisas mudarem fora de nós mesmos ou de resolver as crises, pois isso nunca vai acontecer: quando uma passa, aparece outra. Portanto, a solução tem que vir de dentro.

Quando você chega no serviço, adiciona sua situação pessoal aos problemas do trabalho? (Talvez tenha tido uma discussão no café da manhã, ou uma das crianças ficou doente e teve que levá-la ao médico, ou talvez ontem à noite você quis se distrair dos problemas, abusou de alguma substância e hoje está se sentindo muito mal....) Quantas outras coisas nos influenciam todos os dias? Aí fica sem querer falar com ninguém, por causa dessa tensão vibrando por dentro. Isso e toda a responsabilidade do trabalho aumentam a pressão.

Dependendo do nosso temperamento, da nossa posição na empresa, é possível expressar: a raiva, uma discussão, um grito, uma batida na mesa, ou podemos simplesmente reprimi-los, tentando não levar problemas pessoais para o trabalho. Nenhuma das duas soluções é a melhor. A carga emocional não expressada vai se acumulando no nosso sistema nervoso, no corpo, até ficamos doentes. E se descarregarmos o estresse nos outros, não contribuímos para o desempenho no trabalho. Então, o que devemos fazer com a carga emocional?

No trabalho, há coisas que você pode fazer (elas são mais construtivas do que simplesmente ficar passivo fingindo que tudo está bem). A raiva e a tristeza têm formas muito específicas de se descarregarem. A raiva é descarregada gritando ou batendo, a tristeza chorando; isto deve ser feito de uma forma amigável, sem prejudicar ninguém. Se de repente você sentir raiva, vá para o banheiro, pegue uma toalha e dê um grito de raiva nela. Se sentir frustração e quiser chorar, não engula as lágrimas, deixe elas saírem, para a situação não se tornar em ressentimento guardado no seu peito. Assim, seu coração estará livre para sentir novamente em qualquer momento.

Existem também outras coisas que podem ajudá-lo a descarregar a energia de frustração: se você se magoar com alguma coisa, pode sair andar rápido ou correr ao redor do quarteirão, ou pelos corredores, desça ou suba a escada em vez de ficar passivo sentado. Se sentir vontade de fumar ou comer alguma coisa, espere, pergunte-se o que está sentindo. Conecte-se com alguma emoção, sinta-a, no lugar de fumar ou comer (pois esse é um ato para evitar o que você estiver sentindo).

Quando somos falsos, sendo gentis e amigáveis sem realmente querer, não somos reais. Isso é frágil e ali não há nenhuma conexão. Por quê? Porque vem da cabeça, do intelecto, está desconectado, o coração não está presente no sentimento e a outra pessoa percebe isso. Por dentro existe raiva e a conexão é superficial. Mas: e se expressar e soltar a carga... o que aconteceria? Você se reuniria com o amor. Porque o amor sempre esteve ali. É realmente impossível odiar alguém; se você soltar a carga, amaria todo mundo. Pode ser que essas pessoas não se tornem seus melhores amigos, mas você não teria carga nem ressentimento com elas. Em qualquer lugar que você ver isso no exterior, é uma parte sua que não está amando. Quando ver seus julgamentos, aqueles grandes, intensos, dentro de você, vai se surpreender: “Ah! Aquilo que estava julgando era eu!” E é, sempre foi você vendo isso fora como coisas erradas e inadequadas.

Isto é muito importante, pois o que fazemos é geralmente ignorar a emoção, fingir que tudo está bem e que tudo corre sem problemas, e nos sentimos perto de certas pessoas e nos comportamos como pensamos que teria de ser, mas abaixo de tudo tem ressentimento ou raiva, muitas vezes com aqueles que estão mais próximos de nós. Temos de falar claramente e ser reais, porque senão você começa a odiar a si mesmo. E aí vem o medo de machucar alguém! Mas na verdade, se você está machucando alguém, é a si mesmo.

A verdade voa sempre mais alto, causando unidade, sempre.
As proteções aumentam e os medos nos separam.

Então, continuem se esvaziando, expressando a carga dos julgamentos e soltem até o ultimo que restar, até que a única coisa que sobre seja unidade e que todo o ressentimento vá embora. Assim, você começará a sanar sua vida, em todos os aspectos. Se você viver livre de medos, julgamentos e ressentimentos, sua relação com a família e com o trabalho vai mudar.
Toda situação serve para estar mais presente em sua vida, para ser tudo o que você pode ser no momento, mudando, crescendo e criando uma vida apaixonada, sem pílulas para depressão ou estimulação alguma.

O que eu estou apresentando aqui é uma visão geral para avaliar o modo como vivemos cada dia, momento a momento no trabalho. Até você decidir mudar, o medo é uma enorme tela sobre a qual você pinta sua vida, sentindo suas tensões, obsessões e proteções. O medo nos cega e a consequência disso é refletida em todos os aspectos de nossas vidas: ficamos doentes, não queremos ir para o trabalho, nossos relacionamentos pessoais e familiares são insatisfatórios. Nos sentimos confusos e presos.
O que acha de usar uma tela para pintar, incluindo a sua vida de trabalho, revelando as cores do amor, a cooperação generosidade, comunicação, capacidade de resposta, carinho, união?

*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa