Menu

Como recuperar o equilíbrio quando sua vida financeira vai bem, mas suas emoções pedem socorro?

Atualizado dia 1/18/2022 11:25:48 PM em Autoajuda
por Leandro Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estamos vivendo atualmente um momento que está testando os limites a nossa capacidade de manter o controle emocional em situações de crises e no dia-a-dia.
 
Até mesmo pessoas que estavam com suas vidas financeiras relativamente tranquilas estão sentindo também a tensão do momento, com vários medos invadindo suas mentes, preocupações com a própria saúde e com seus entes queridos, com a continuidade de seus trabalhos e negócios, com o dia de amanhã, com os relacionamentos, e tudo isso só faz aumentar o estresse e o foco nos medos e emoções negativas.
 
Todos nós já vivemos momentos difíceis na vida, mas provavelmente a maioria de nós nunca precisou enfrentar ao mesmo tempo as dores de uma pandemia somadas a toda uma crise política e econômica. E isso tem um peso tremendo no nosso equilíbrio emocional e saúde física e mental.

Quando ao menos a parte financeira está bem, já é uma preocupação a menos. Se precisar é só buscar ajuda e investir o que for necessário para se restabelecer. Mas e quando a pessoa não tem recursos financeiros pra isso, como resolve?  Tem coisas que só quem vive e sente na pele é que sabe como dói. Portanto, se temos os recursos necessários, mesmo que de forma modesta, devemos fazer bom uso deles e nos cuidar em primeiro lugar.
 
Quando cuidamos da nossa mente e das nossas emoções, podemos nos tornar uma parte da solução e até ajudarmos a cuidar de outras pessoas, mas se não nos cuidamos e ficamos mal, acabamos nos tornando mais uma parte do problema e gerando dificuldades e dores, inclusive para os nossos entes queridos.

Mas então, Leandro, eu me identifico com essa realidade que você descreveu, apesar de toda a crise que estamos vivendo, a minha vida financeira até que está em ordem e só tenho a agradecer por isso. Mas realmente o meu eu emocional não está sabendo lidar com essa situação atual e tenho me visto sofrendo cada vez mais, vivendo com medos quase que constantes, me cobrando demais, me criticando demais, duvidando da minha própria capacidade, me estressando sem maiores motivos, prejudicando até o meu relacionamento, vendo minha autoestima indo pro fundo do poço e com medo de acabar ficando doente com isso tudo.

O que eu posso fazer para sair dessa situação, fortalecer minhas emoções e evitar chegar num problema que o dinheiro não possa resolver?

Vou listar abaixo 3 ações estratégicas que poderão lhe ajudar:

1 - Reconheça que você está com um problema, que tem algo em você que não está bem e que está neste momento pedindo socorro para receber a ajuda necessária;

2 - Pense na solução que você deseja, pense na mudança que lhe faria bem neste momento e então foque em encontrar o caminho para alcançar o resultado desejado. Agindo desta forma você começa a jogar uma luz sobre o problema e estimula o seu cérebro a focar no positivo. Isso por si só já ajuda a dar um alívio inicial e começar o processo de mudança;

3 - Busque ajuda profissional especializada. Muitas vezes ficamos com pena de investir em nós mesmos e tentamos nos resolver sozinhos ou só conversando com pessoas próximas, que podem estar precisando de ajuda tanto quanto nós. E isso não resolve. Especialmente quando estamos mergulhados em dores e problemas fica muito mais difícil conseguirmos levantar a cabeça, pensar com clareza e enxergar as soluções sozinhos. As vezes a solução está bem diante dos nossos olhos, mas por estarmos com a mente focada só nas dores e nos problemas, acabamos não as vendo e assim seguimos vendo só o lado negativo de tudo e sofrendo ainda mais e por mais tempo.
 
O profissional especializado, neste caso, agirá como uma salva-vidas que irá mergulhar na água para lhe socorrer, para ajudar você a levantar a cabeça para fora da água e respirar, lhe prestando os primeiros socorros e colocando você em condições de se levantar e seguir caminhando em segurança e com vida.
 
O profissional em questão irá primeiro analisar a sua situação para identificar o que você precisa de mais imediato e então proceder com o socorro necessário. Talvez no seu caso seja necessário apenas uma orientação básica para você se acalmar, relaxar e conseguir pensar. Ou então, de repente, você precise só de uma boia e isso já resolva. Mas talvez seja o caso de o profissional precisar usar uma série de recursos para lhe ajudar a se salvar e ao final vocês concluam juntos que o melhor para você é investir em aulas particulares de natação, para você desenvolver a sua autonomia aquática e ter mais segurança, independência e liberdade.

Voltando ao contexto inicial dos problemas emocionais, a análise necessária aqui seria a Análise de Perfil Comportamental, para ajudar você a descobrir a fundo quais são as suas necessidades atuais e o que precisa ser ajustado na sua forma de Pensar, Sentir e Agir para você alcançar o seu equilíbrio emocional e fortalecer a sua mente.
 
As aulas particulares representam todo um processo de mentoria com foco em desenvolver a sua Inteligência Emocional e lhe ajudar a usar suas emoções a seu favor, aumentando sua autoconfiança, elevando sua autoestima, aprendendo a controlar seus medos e a neutralizar comportamentos de autossabotagem, que podem estar neste momento tentando lhe impedir de tomar boas decisões, te puxando ainda mais para o fundo e por fim fazendo você se afogar nos próprios problemas emocionais.

Mas como fazer isso Leandro?

Eu peguei a essência de tudo que estudei, pratiquei e aprendi sobre inteligência emocional e desenvolvimento humano nos últimos 10 anos e sintetizei em um processo de Mentoria passo-a-passo, preparada especialmente para lhe ajudar a superar esse desafio.

O nome do método que criei é Programa Escalar e é através dele que eu vou lhe ajudar a aprender a usar suas emoções a seu favor, neutralizar a autossabotagem em sua vida e realizar em si uma profunda transformação em sua forma de pensar, sentir e agir, para que você alcance o equilíbrio emocional desejado e tenha melhores condições de seguir em frente com sua vida, projetos e trabalhos.

Para saber mais a respeito basta clicar no link abaixo e me enviar uma mensagem dizendo que precisa de socorro e quer começar já a Desenvolver a sua Inteligência Emocional e Aprender a Usar Suas Emoções a Seu Favor.

Clique Aqui --> Quero Aprender a Usar Minhas Emoções a Meu Favor!

O primeiro passo para a mudança é a sua decisão de mudar.

O segundo passo é você entrar em ação e fazer o que precisa fazer, aqui e agora.

Espero que o conteúdo compartilhado tenha lhe ajudado de alguma forma e se você concluir que precisa de mais orientações especializadas e personalizadas e só entrar em contato comigo.

Um forte abraço e até logo.

Leandro Lima

Análise Comportamental, Coaching, PNL, Inteligência Emocional e Mentoria

#inteligenciaemocional #controleemocional #autossabotagem #desenvolvimentopessoal #autoconhecimento #coaching #pnl ##programacaoneurolinguistica #mentoria #procrastinação
 
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 223


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Leandro Lima   
Meu nome é Leandro Lima, sou Mentor de Inteligência Emocional, Desenvolvimento Pessoal e Analista Comportamental. Ajudo você a Aumentar o seu Controle Emocional, Elevar sua Autoconfiança e Enfrentar seus Medos e Desafios com mais Tranquilidade, Clareza Mental e Estratégia. Entre em contato e pergunte como posso lhe ajudar.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa