Menu

Como sair de relacionamentos baseados no medo e na escassez e viver maior plenitude afetiva.

Atualizado dia 8/8/2016 4:31:17 PM em Autoajuda
por Espaço Astrolábio Centro Terapêutico


Facebook   E-mail   Whatsapp

A nossa sociedade atual vive basicamente no paradigma do medo e esta condição se reflete amplamente nos relacionamentos interpessoais. Ao observar o mundo interno de algumas pessoas, nos deparamos com uma imensa sensação de vazio, de solidão e a angústia que isto causa.

Atualmente, muitas mulheres vivem esta realidade psíquica, sustentadas no medo de não conseguirem encontrar um parceiro para a convivência afetiva. Este medo se amplia devido a um sentimento constante de escassez que é vivido coletivamente. Isto causa uma repetição de padrões, que apenas reforçam esta realidade. Um deles é a diminuição do amor próprio, que gera ainda mais insegurança e incerteza diante da possibilidade de realização afetiva, que por sua vez sustenta a aceitação de relações superficiais, com o medo de não ter nada melhor.

Como sair deste ciclo vicioso? Como viver relações mais plenas? Precisamos pensar em termos daquilo que é fundamental para a realização afetiva ocorrer mais plenamente. Um importante fator, que parece óbvio, mas que muitas vezes não se efetiva, é o amor próprio. Como sair, então, da teoria (daquilo que sabemos ser fundamental) e ir para a prática (para o exercício real da autoestima)?

Para mudar um padrão disfuncional, como no caso a aceitação da escassez nas trocas afetivas, é importante começar a exercitar, diariamente, o novo padrão que se quer introduzir, no caso a plenitude afetiva.

Exercício para a sustentação do novo padrão:
Compre um bloco de anotações, que você possa levar no seu dia a dia, como um "amigo" auxiliador nesta mudança. Diariamente, de um lado do bloco, anote aquilo que quer e merece viver, buscando exemplos desta nova realidade e colocando algumas tarefas simples, para o dia a dia. Isto fortalece a sua autoconfiança, pois cada vez que consegue realizar uma destas tarefas. Inclua nesta dinâmica, pelo menos uma frase de autoelogio diária. Do outro lado do bloco, escreva aquilo que lhe incomoda, padrões repetitivos que o prendem ao medo e ao sentimento de solidão, reservando um tempo, pelo menos uma vez por semana, para queimar os papeis.
Respire profundamente, ao realizar o exercício, liberando os sentimentos associados ao expirar. Esta prática reforça o poder da escolha e da força de vontade, associada a experiência de colocar energia diariamente no projeto de mudança pessoal. Você é o seu melhor amigo, então mãos à obra!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Espaço Astrolábio Centro Terapêutico   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa