Menu

Depende de você!

Atualizado dia 11/12/2014 9:42:00 AM em Autoajuda
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você é o único responsável por si mesmo, por mais que as pessoas queiram influenciá-lo, não haverá nenhum mudança expressiva em seu comportamento se você não permitir. Qualquer mudança passa pelo conhecimento de novas verdades e nenhuma verdade poderá transformá-lo, a menos que você autorize, mas para autorizar você terá que abrir-se ao novo, acreditar em novas proposições, mostrar-se receptivo e propenso a considerar outros modelos de pensamento, por isso a fé se apresenta perante a humanidade como uma das principais virtudes; nada se renova e nem se move sem a fé, não apenas as montanhas, mas toda a nossa realidade; tudo continuará estagnado sem esse elemento, pois você não evolui e nem se desenvolve enquanto estiver estático, preso a conceitos que não se renovam  e esse é o drama daqueles que pensam que a felicidade é não fazer nada.
 

Não há a menor possibilidade de encontrarmos a felicidade enquanto estivermos estacionados em zonas de conforto, enquanto entendermos que o caminho da paz é o mesmo da inatividade e do prazer. A felicidade acontece no equilíbrio e para equilibrar-se você terá que movimentar-se, como se estivesse em uma bicicleta; a vida de plenitude é uma vida de ação e movimento, voltada para o trabalho e para a construção. O prazer que nos aliena é apenas uma lótus entorpecedora, como na Odisséia de Ulisses, simplesmente, um mecanismo de fuga das dores e do desconfortos que são comuns na existência.
 

Infelizmente, o homem vive como um copo cheio, incapaz de absorver novos conceitos, por isso, é tão refratário a mudanças, não entende que há momentos em que precisamos nos esvaziar para que novas perspectivas se apresentem.
 

Sofremos porque o Universo não concorda com essa postura, por isso ele se articula a nosso favor, trazendo desconfortos e angústias. O objetivo é nos despertar desse transe mental, pois não poderíamos viver sem desafios, não poderíamos alcançar um desenvolvimento da consciência na letargia de um ambiente mental construído a partir de parâmetros tão equivocados.
 

É comum, diante dos reveses da vida, procurarmos culpados, mas na verdade, aqueles que nos causam desconforto mereceriam nossos agradecimentos, pois são eles que nos levam ao confronto com as nossas vulnerabilidades, eles que nos revelam o quanto ainda somos frágeis e suscetíveis e é através desse encontro de corpos que nos lapidamos.
 

Ninguém pode ser culpado pelas dificuldades que encontramos em aceitar, tolerar, compreender, perdoar e renunciar às investidas do mundo que nos cerca. Cada ser humano é único e a cada encontro teremos novos aprendizados.
 

Se você acredita que está velho, que é incapaz, que é fraco, que é limitado, todas essas crenças continuarão influenciando o seu comportamento e criando uma postura engessada que sofrerá todo o impacto dos mecanismos da Lei de Evolução, portanto, prepare-se para sofrer, pois o sofrimento ainda faz parte da Dinâmica que envolve a condição humana. O sofrimento é um mensageiro divino, uma espécie de deus Hermes e existe justamente para forçá-lo avançar. Imaginem se o coelhinho vivesse tranquilamente na sua linda toca, apenas reproduzindo, comendo grama e eliminando, qual seria a possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades? Nenhuma, por isso, Deus tratou de colocar predadores em seu encalço, justamente para adestrá-lo aos desafios da sobrevivência, assim sendo, sua inteligência, destreza e muitas outras faculdades latentes encontram meios de eclodir.
 

Não há vida sem dor, aliás, como diria nosso querido Renato Russo, certamente influenciado pela filosofia budista: “Tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor”.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa