Menu

Falência Motivacional: o que está acontecendo comigo?

Atualizado dia 3/13/2024 7:48:41 PM em Autoajuda
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

Insatisfação, inquietação... um elástico que é esticado continuamente! Você parece a arena de um jogo de forças entre o seu interior e o exterior. No entanto, você não consegue mobilizar-se para uma reação positiva ou ação que transforme essa nuvenzinha nublada em um esplendoroso dia de sol... A sensação é de uma exaustão psico-físico-emocional, assim mesmo, tudo junto e misturado. Você não consegue identificar a principal fonte de perturbação em sua vida, nesse momento. Não raro, a visão de futuro, perspectivas e objetivos perdem a importância!

Basicamente, estamos tratando de um tema bastante comum: a falência motivacional! Comecemos a nossa reflexão pensando em: o que é motivação? Segundo o Dr. Hendrie Weisinger, tecnicamente, "Motivação é aquilo que o leva a despender energia numa direção específica com um propósito específico".

No contexto da Inteligência Emocional, segundo o autor, é "usar seu sistema emocional para catalisar todo esse processo e mantê-lo em andamento". A motivação pode ser obtida a partir de quatro fontes:
a) de você mesmo: seus pensamentos, seu entusiasmo, suas atitudes e seus conceitos familiares. Você é a força de motivação (e, inversamente, de desmotivação ), mais poderosa, porque é em você que tudo começa. NÃO SE ESQUEÇA DISSO!

b) de amigos, parentes ou alguém importante em sua vida. Essa é a segunda e preciosa fonte de motivação: a busca de ajuda externa. Ocorre principalmente quando acontece um grande revés em sua vida. Ao logo da vida, é importante manter relacionamentos reciprocamente motivadores. Pois ela, a reciprocidade, é a chave para relacionamentos sustentáveis e sinceros. A confiança é essencial, para que você expresse realmente seus sentimentos, na certeza de que será, pelo menos ouvido.
As pessoas certas sempre aparecem na hora certa, no exato momento em que ela fará a diferença em sua vida, principalmente pela disponibilidade e empatia que demonstra por você.

c) de um mentor emocional e espiritual. Recuperar ou ressignificar seus valores, suas trocas afetivas, construir uma nova visão de futuro, transformar sentimentos negativos em ações motivadoras,pode ser o papel de um profissional, um coach, ou mesmo um amigo com essas qualidades.

d) de seu ambiente. Nem sempre conseguimos controlar os cenários e ambientes em que vivemos, porém, podemos fazer melhores escolhas, seja construindo um local mais arejado, mais "clean", com vegetação, claridade e um design que combine conosco. Procure expressar sua personalidade em seus ambientes, mesmo que seja em pequenos detalhes.
Fotos de pessoas queridas, mapas de viagens, quadros e isso vale também para o seu ambiente de trabalho!

Vamos agora falar das possíveis origens da Falência Motivacional. Normalmente o que será citado são temas ou situações que permanecem em estado prolongado, mantendo a pessoa em nível inicialmente de "estresse", em que se toma a decisão de "lutar" ou "fugir". O lutar poderá ter um contorno de certa agressividade, tomada de decisões repentinas, confronto com pessoas ou situações de conflito, separações e outros. Fugir poderá acarretar doenças, depressão sob a forma de "abandono" de si, perda de objetivos, visão de futuro, desânimo, conformismo, entre outros. Obviamente que o Universo de cada um contém infindáveis temas que podem desencadear reações que sequer poderíamos controlar.

Dan Pink, Mestre em Ciência da Motivação, aponta três condições que podem provocar a Falência Motivacional:

1) A falta de Autonomia (desejo de direcionar nossas próprias vidas).
2) A falta de Domínio (o desejo de melhorar cada vez mais cada vez mais, fazendo algo original)
3) A falta de Propósito (o desejo de fazer o que fazemos para que sirva a algo além de nós mesmos).

Então, quero lhe perguntar: o que move sua vida hoje? Porque faz o que faz hoje? As respostas lhe mostrarão um caminho para saber se está ou não realizado em sua vida!

Lembre-se Biografia não é um destino. Não importa de onde veio ou que situações você vivencia hoje. Todas elas podem mudar.

Este é o trabalho da CINESIOLOGIA: encontrar escolhas em situações, em que se sente derrotado, incapaz ou estressado, em falência motivacional. O nosso modelo de mundo pode ser reconstruído agora. Renove as forças que te modelam para um futuro de sucesso e realização. Agende sua sessão! Envie suas perguntas, o tema realmente é instigante!

Um grande abraço e boa semana!
Márcia Dario

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa