Menu

Insegurança e falta de confiança no amor

Atualizado dia 12/3/2020 11:15:10 PM em Autoajuda
por Adriana Mantana


Facebook   E-mail   Whatsapp

A confiança é construída lentamente, no entanto, ela pode ser perdida rapidamente. Com a confiança abalada, a insegurança também vem à tona, consequentemente, a vida afetiva deixa de ser leve, fica pesada e em muitas ocasiões com grandes conflitos.

Após uma queda afetiva, retomar a confiança, a autoestima e a segurança a dois, torna-se uma tarefa complexa e dolorosa para algumas pessoas.

Quem passou por uma traição, e escolhe permanecer com a pessoa, tem os seus desafios. Pois todas as vezes que olhar para o parceiro ou a parceira, a lembrança da traição emergirá.

E com a confiança abalada, o assunto sempre voltará ao mesmo ponto, porque a verdade é que a chaga não foi curada.

É possível reestabelecer a confiança após uma traição? Sim, é possível, desde que haja uma real vontade da reconstrução do relacionamento.

O relacionamento antigo termina para iniciar uma nova relação, nova porque nada será do mesmo jeito. Já atendi casos em que a cumplicidade ficou maior depois do episódio da traição, em outros o rompimento foi inevitável.

O importante é tratar a ferida emocional, para que a reconstrução da autoestima e amor-próprio aconteçam.

Normalmente quando algo machuca muito, que pode ser uma traição ou qualquer outro episódio em que a confiança foi quebrada, os primeiros sintomas são: raiva, revolta, indignação, frustração, mágoa, tristeza e impotência.

A pessoa não sabe o que fazer, pois literalmente todas as suas certezas foram por água abaixo.

Quando uma pessoa passa por este trauma, fica bloqueada por um mecanismo de defesa natural psíquico; após o ocorrido ele é ativado. E enquanto a ferida não for vista, limpa e elaborada, ele não é desativado e, consequentemente, traz vários sintomas negativos para a pessoa. Neste caso, a pessoa se fecha para o amor, e em algumas situações, para a própria vida.

Não consegue se entregar nem para o relacionamento que houve a traição (caso haja a escolha de permanecerem juntos), ou para uma nova relação.

A desconfiança passa a rondar a pessoa 24 horas por dia.

A vida se torna pesada, conflituosa e sem a sensação de segurança.

A todo momento ela fica com a sensação de que algo pode estar acontecendo. O ciúme se torna patológico, em alguns casos desenvolve-se a agressividade e violência verbal, ou até mesmo física.

Para resolver este tipo de dor é preciso navegar em águas profundas da psique, não adianta tentar reprimir. Embora no início seja exatamente isto que a maioria de minhas clientes fazem.

Olhar para a ferida, enfrentar, limpar e elaborar é o caminho da cura.

Caso contrário é o mesmo que machucar o joelho, não limpar e nem passar um remédio, e ainda assim colocar um esparadrapo por cima.

O que acontecerá com este joelho?

Com certeza, vai infeccionar.

O mesmo acontece por dentro, se isto não for visto, limpo e elaborado, a pessoa terá uma “infecção afetiva”. Isto pode paralisar a vida dela, minar completamente a autoestima, amor-próprio e confiança em si e na vida.

Os prejuízos são incalculáveis, pois estou falando aqui da vida de uma pessoa, que também gera um impacto direto em sua família e ambiente de trabalho.

Normalmente, a motivação e a falta de segurança se estende no ambiente acadêmico (faculdade) e muitas vezes no trabalho.

Além disso, a pessoa não consegue mais evoluir em sua vida afetiva, pois com o mecanismo de defesa ativado, ninguém interessante, como parceiro ou parceira de vida surge.

E mesmo querendo se relacionar de novo, a pessoa não consegue, pois enquanto este bloqueio não for desativado, nenhum relacionamento significante e verdadeiro surge e evolui para algo mais sério.

A decisão de procurar ajuda vai da necessidade de cada pessoa envolvida neste tipo de dinâmica emocional.

A boa notícia é que é possível superar este tipo de trauma, resgatar a segurança, autoconfiança e amor-próprio.

Vou deixar aqui alguns caminhos para você, caso tenha interesse em aumentar a sua segurança, confiança e autoestima.

Gravei uma meditação de Perdão no meu canal, caso queira ouvir CLIQUE AQUI aproveite e se inscreva vou adorar te ver por lá também.

Fiz um treinamento com 8 vídeo-aulas, com exercícios terapêuticos e um caminho com início, meio e fim sobre Cure a sua vida afetiva. Para ter acesso a este material CLIQUE AQUI

Agora se deseja ver a possibilidade de agendar uma sessão de terapia individual comigo CLIQUE AQUI

Cuide-se com amor!

Instragram CLIQUE AQUI

Abraços.

Adriana Mantana
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Adriana Mantana   
Bióloga, Terapeuta Integral, Consteladora, Renascedora, Terapeuta ThetaHealer®, Terapeuta de Barras de AccessT, Floral de Bach, Radiestesista, Operadora de Mesa Quântica Radiônica, Cromoterapia, PNL, Mestre em Reiki Usui, Hooponopono, Cristaloterapeuta, Giver Deeksha, Terapeuta de Integração Quântica do Ser® e Ativista Quântica. CRTH 4103
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa