Menu

Medos

Atualizado dia 4/8/2015 2:07:05 PM em Autoajuda
por Silvana Rangel


Facebook   E-mail   Whatsapp

Medo é um sentimento caracterizado por um impulso de dor ou agitação produzido pela sensação de um mal iminente, real ou imaginário, que desencadeia sensações de ameaça, perigo, desproteção, dor, até mesmo sensação de morte.
O medo nos dá a sensação de que não conseguiremos enfrentar a situação que nos provoca o medo, é como se estivéssemos vulneráveis ao acontecimento e fossemos sucumbir ao evento.

Principais tipos de medo:

Medo equilibrante: é positivo porque nos protege diante dos perigos reais e nos alerta para o fato de cuidarmos com carinho do que temos e das pessoas que amamos para não perdermos.
Medo destruidor: este tipo arruina nossos interesses, não contribui para nossa evolução, sabota nossos desejos e freia nossos talentos.
Medo genético: de acordo com cientistas, nascemos com 3 tipos de medos (o de som alto, o de cair e de ser abandonado), os outros adquirimos.
Medo adquirido: foram programados através de experiências, informações, repetições e acontecimentos.
Medo real: gera precaução. A precaução é um estado de proteção que tomamos quando existe perigo real ( preservação da vida).
Medo irreal: é o que nos domina e nos impede de tomar as atitudes necessárias e adequadas, no momento certo. Este tipo de medo está baseado somente na imaginação e não na razão. Ele normalmente envolve o que pode acontecer no futuro e não ao que está acontecendo.
Segundo estudos da Universidade de Michigan:
60% dos medos são totalmente infundados e jamais acontecem;
20% concentram-se no passado;
10% são de coisas insignificantes;
Dos 10% restantes, apenas 4% a 5% são legítimos.

Efeitos do medo

Fisiológico: há uma resposta fisiológica que libera o cortisol (hormônios do estresse), que nos prepara para lutar ou fugir. O coração bate mais forte, há uma descarga de corticóides (hormônio do medo), a pressão sanguínea sobe, os músculos ficam tensos, as artérias dilatam-se, a transpiração aumenta e o nosso fígado libera glicose.
Emocional: cumprida sua função de alertar ao organismo, o temor deve diminuir, caso contrário, torna-se inútil e perigoso. O descontrole desse processo aniquila a capacidade de adaptação do organismo e provoca um estado de paralisia emocional. Ele corrói a sua autoconfiança, desvia sua atenção e rouba sua energia realizadora. Após dominá-lo, ele passa a definir o que você pode e não pode ter, ser ou fazer em sua vida;

Como o medo o aprisiona?

- O medo nunca age só, ele usa muitos motivos para afligi-lo. Apresenta-se normalmente como: medo das pessoas, do desconhecido, de errar, de falhar, de ser rejeitado, de assumir riscos, de perder, de fracassar e do sucesso;
- O medo é muito esperto, ele se agarra em você. Quando ele encontra espaço dentro de você, ele alimenta-se dos seus pensamentos e desperta ainda mais medos;
- O medo é incrivelmente contagioso, é como um vírus que ataca suas emoções. Muitas vezes medos que não são nem teus lhe atormentam;
- Medo atrai medo, portanto, você atrai o que teme e muitas vezes você cria as próprias situações que teme;
- O medo normalmente é imaginário e você o tornou real em sua mente. Ele não tem qualquer poder em si, seu único poder é aquele que damos para ele;
- A força dele sobre você é aumentada pelo respeito que você tem a ele. Quanto mais o respeitar mais forte ele será. Quanto mais fugir dele mais forte ele ficará e mais presente estará em sua vida, portanto, domine-o.
- O problema do medo não é sua existência, e sim o seu domínio. É aí que ele se transforma em uma prisão para você.

Superando o medo fisicamente

Respire: quando se tem medo a respiração fica alterada.
Respire lentamente e profundamente (respire contando até 4 e expire contando até 02);
Relaxe: quando se tem medo, o corpo fica rígido.
Realize movimentos de relaxamento.

Superando o medo emocionalmente

Assuma o comando sobre o medo: defina conscientemente quem tem o controle. Encoste-o na parede. A batalha contra o medo tem que ser feita por você. Exponha-se gradualmente ao objeto do medo, naturalmente, sempre respeitando o seu limite para esse contato. Inicialmente, comece expondo-se a imagem (foto ou vídeo) do que lhe causa medo.
Questione seus medos: questione sobre os efeitos que o medo causa em você. Tenha em mente que em sua maioria os medos são infundados; portanto, questione fundamentos do seu medo. Não deixe ele lhe convencer que ele está salvando ou lhe protegendo, quando na maioria das vezes ele está apenas paralisando suas ações. Procure sempre a lógica do seu medo.

Cale-os em sua mente: o próximo passo é calar a voz do medo dentro de você. Você não pode impedir que os medos lhe ataquem, mas pode impedir que eles façam ninhos. Toda vez que você pensa no medo, você o está alimentando e fortalecendo a crença que ele pode dominá-lo. Ele cresce de acordo com aquilo que você o alimenta. Proteja-se, não lhe dando ouvidos e eles serão vencidos pela escassez de estímulos.
Prepare-se: busque conhecimento, teórico e prático. Ele não resiste à informação.
Enfrente-o diretamente: o medo foge no momento que o enfrentamos. Não tente negá-lo. Isto só o fortaleceria. Não se entregue ao medo, mas não o ignore. Ele pode ser dominado desde que você convença-se de que a origem dele está em seu íntimo, e não fora, no mundo exterior, bem como, que ele está sobre controle dos seus pensamentos;
Alimente sua fé: a fé é o poder de crer sem ver. Crie a fé em você e em sua capacidade de lidar com os desafios da vida. Tenha fé na fé. A fé cria uma presença dominadora. Quando temos fé, nossa mente encontra meios de fazer o que deve ser feito. Alimente-a e terá uma importante aliada para lidar com seus medos, mas esteja atento porque o medo é teimoso e tentará invadir sua nova verdade, com o vírus das dúvidas.
Aja com coragem: A ação cura o medo e o adiamento e a indecisão aumentam o seu controle sobre você. Aja corajosamente para fora da sua zona de conforto.
A coragem não é a ausência do medo, é sim a capacidade de agir, apesar do medo. Coragem, em outras palavras, é o domínio do medo em todas as suas piores manifestações. Corra em direção aos seus medos. Faça todos os dias como exercício, algo que teme. A ação elimina o medo. Faça aquilo que tem medo e ele desaparecerá. Faça-o tremendo, se for o caso, mas faça-o. Adote uma postura corajosa em relação à vida.
Linha do tempo: Volte seus pensamentos para o passado, onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar sua mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema.
Modele-se: Observe como alguém que não tem medo (o mesmo que você) lida com a situação. Como é sua postura corporal? Como é sua respiração? O que a pessoa pensa sobre o tema? Como ela se sente? Perceba todas as características e comece a implantar em sua vida.
Sejam quais forem os seus temores, é importante que haja um enfrentamento direto dos mesmos, de forma persistente e irredutível.

Liberte-se dos seus medos, agende uma consulta: [email protected] - Atendimentos presenciais e à distância.


Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Rangel   
* Coach & Mentor * Consteladora familiar * Psicoterapeuta holística * Mestre em Reiki * Natuterapeuta * Fitoterapeuta * Mestre em Ho´oponopono * Operadora de mesa radiônica * Prêmio Profissional do Ano - Qualidade e Excelência Brasil 2015 * Comenda Honra ao Mérito - Comendadora Dra. Silvana Rangel Guedes Ribeiro
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa