auravide auravide

O que é Traição?


Facebook   E-mail   Whatsapp

Dizem que todo mundo já foi traído ou será um dia.

O que você pensa sobre isso?

Trair significa quebrar um contrato, um acordo feito, uma aliança. Sim, por isso os casais usam alianças, é um trato de amor e fidelidade.

Trai quem quebrar uma das regras estabelecidas pelo contrato.

Sendo assim, a traição pode ocorrer entre amigos (quando se espera por exemplo, que o outro jamais comente aquele seu segredo com alguém), entre família (um irmão entregar o outro para os pais), entre sócios de uma empresa... e por aí vai.

Muitas vezes as regras nem são faladas, porque culturalmente elas já existem e ficam subentendidas, como é o caso da monogamia: quem casa só pode ter aquela única pessoa, que de alguma forma escolheu para isso.

Mas por que os parceiros traem, se teoricamente se uniram a quem eles amam?

A lista de motivos é infinita, os motivos são muito pessoais.

Existem pessoas que casam por aparência (precisam mostrar que têm uma família para se dar melhor numa posição profissional).

Existem os homens criados no machismo, que aprenderam que "homem mesmo é quem fica com muitas mulheres”, mas que a esposa é sagrada.

Existem os que traem por questões de autoestima (conseguir ficar com outras pessoas pode significar ser bom, ser amado, desejado).

A traição também pode acontecer por falta de amor, estar com o outro apenas por interesse, por pena, por conveniência.

Existem os casos em que as pessoas se casam por pressão das famílias, da religião. E tem os que se casam por medo de não encontrar outra pessoa e acabarem sozinhos.

Quem trai pode ou não se sentir culpado. Existe até a velha brincadeira, que diz que quando o parceiro começa a trazer presentes para casa é porque está traindo e está com a consciência pesada. Talvez essa brincadeira tenha mesmo um fundo de verdade.

Mas também pode ser um caso onde a traição é usada como motivação, uma fuga, quando o casamento se tornou insatisfatório, e o parceiro procurou alguém como novidade, ou para se sentir novamente desejado, apaixonado, assim fica mais leve e cômodo continuar com a relação desgastada, mas que precisa ser mantida em nome da família.


Se a intenção de trair já representa uma traição, vai de cada um. Tem aqueles que têm vontade de trair, mas que não têm coragem, por medos.

E existem os casais de relacionamentos abertos, que estabelecem regras bem mais flexíveis do que as convencionais, alegando se permitirem serem mais livres, e nesse caso a traição segue os parâmetros desse acordo.

De qualquer forma, o melhor a ser feito ainda é pensar bem antes da decisão do compromisso sério, e uma vez decidido, apostar no diálogo, na empatia e no amor, para que ninguém sofra consequências desnecessárias, sentindo-se preso, infeliz... traído.




Rosangela Tavares
Psicóloga clínica
CRP 06/64149

Rua Santa, 104 - Vila Mascote - São Paulo
Tel.: 98572 5600















Texto revisado
















 
















 















 















 







 



 


 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rosangela Tavares   
Psicóloga clínica desde 2000. Atende adultos, adolescentes, casal, estudantes e recém formados, pela abordagem psicanalítica. www.rosangelatavarespsicologa.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa