Menu

Perdoar é uma escolha

Atualizado dia 1/4/2018 7:14:41 PM em Autoajuda
por Nereyda Ah-Hoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

O acto de PERDOAR é um dos maiores desafios do Ser Humano, pois é uma das coisas mais difíceis de fazer: perdoar a quem achamos que nos magoou!

Um dos motivos que faz com que as pessoas tenham dificuldade em perdoar é o facto de acharem que PERDOAR significa que terão necessariamente de ficar amigas da pessoa que as magoou, ou esquecer o que aconteceu, ou ainda deixar de sentir a dor que tanto teimam em sentir (sim, porque às vezes, habituámo-nos tanto a sentir aquela dor, que ela passa a fazer parte de nós e custa-nos deixá-la ir)!

Na realidade, PERDOAR não significa nenhuma destas coisas!
Quando perdoamos alguém por ter feito algo que nos magoou muito, isso não significa necessariamente que após o perdão seremos grandes amigos e que vamos esquecer o que aconteceu.
Nem significa que após a decisão do perdão deixaremos de sentir a dor da mágoa. Claro que não! Isso é hipocrisia.

Não! Perdoar não é nada disto!
Perdoar significa escolher não deixar que a dor da mágoa tome conta da nossa vida. Perdoar significa libertar-nos de uma prisão de sofrimento. Perdoar significa compreender que todos somos seres humanos e que todos erramos.
Perdoar significa transcender a mágoa e torná-la em algo que nos vai fazer superarmo-nos e tornarmo-nos numa melhor pessoa.
Perdoar significa libertar a pessoa que nos magoou de deixá-la seguir a sua vida, enquanto seguimos a nossa.
Muitas vezes, o perdão deve ser feito em relação à pessoa que nunca pensamos que devemos perdoar: nós mesmos! E isto não é nada fácil!
Podemos precisar de ajuda especializada, de terapia, de desabafar, de expressar a nossa raiva de diversas formas, de preferência usando formas que não sejam destrutivas.

Neste momento de dor, podemos aproveitar para fazer algumas coisas, como pintar, dançar, abrir um blog e escrever, fazer yoga, caminhar muito, viajar e desaparecer um pouco para arejar as ideias, que são óptimas formas de canalizar a raiva de maneira positiva!

Devemos perdoar a nós mesmos, por termos permitido que aquele sofrimento tomasse conta de nós durante tanto tempo.
Perdoar-nos por termos permitido sentir tanta dor, quando nem mesmo havia espaço para ela dentro de nós. Perdoar-nos por ter perpetuado uma situação que só nos fez mal a nós.
PERDOAR, acima de tudo, é um acto de Inteligência Emocional! É um acto de AMOR para connosco mesmos! É o maior acto de compaixão, não só para com os outros, mas principalmente para connosco!
Quando perdoamos o outro, tiramos de cima de nós um peso que já não nos serve. Um peso que devemos compreender e aceitar que nós também criamos e atraímos, mas que já não precisamos!
PERDOAR:

porque fui traída(o)
  • porque não fui amada(o)
  • porque fui injustiçada(o)
  • porque fui humilhada(o)!
Perdoar por ter permitido tudo isto na minha vida. Perdoar, Perdoar, Perdoar!
Perdoar e sermos honestos connosco e dizermos, sem medo, nem receio: “estou magoada(o) e isto está a matar-me por dentro!”

Sentir a dor por dentro durante o tempo necessário e não negá-la, pois ao negá-la, tornámo-la mais forte. Mas também, não perpetuá-la mais do que o tempo necessário.
O primeiro passo para o perdão é aceitar, admitir perante quem nos magoou que estamos magoados, ressentidos, com raiva.
Perdoar não é fingir que está tudo bem, sorrir quando se quer chorar, abraçar quando queremos ir embora.
Após perdoarmos alguém, podemos nunca mais querer interagir com a pessoa e estaremos no nosso direito.
Entretanto, perdoar significa que, mesmo que não continuemos a ser amigos desta pessoa, estaremos EM PAZ com a pessoa e iremos desejar-lhe que siga o seu caminho e que fique bem!
Significa que iremos compreender que esta pessoa não mais terá poder sobre nós, ou sobre a nossa vida, ou sobre a forma como nos sentimos.
Compreenda que carregar tanta mágoa, ódio, ressentimento dentro de nós é uma escolha!

A nossa realidade é criada pelas escolhas que fazemos. Podemos escolher carregar a mágoa por toda a vida e sermos pessoas amargas e doentes (sim porque a mágoa cria doenças como cancro, diabetes, entre outras), ou podemos escolher tornar esta dor numa alavanca que irá catapultar-nos para a melhor versão de nós mesmos!

PERDOE!! Não pela pessoa que lhe magoou. Mas por que você merece libertar-se e ser feliz!

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nereyda Ah-Hoy   
Fundadora da Plataforma INDIKA, Directora Executiva da Korpuz – Clínica de Terapias Holísticas (Maputo-Moçambique) e Monitora de Qi-Gong. Email: [email protected] Visite o site da autora: alma.indika.cc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa