Menu

Por mais longa que seja a noite, sempre haverá um novo dia!

Atualizado dia 10/29/2023 9:20:44 PM em Autoajuda
por Rosana Ferraz Chaves


Facebook   E-mail   Whatsapp

O título desse artigo, por mais incrível que pareça, é o real significado do festival de Sanhaim, que originou a festa de Halloween.

Nesse mês de outubro, as vozes da desinformação foram muitas nas redes sociais e mais uma vez, ano após ano, tentam enganar pessoas com seus insultos e preconceitos religiosos.

Pessoas diabólicas enxergam o mal em tudo, porque o mal move suas tristes vidas inúteis e já que o caminho que escolheram só atrai os incautos, sempre que surge uma oportunidade, atacam a fé dos outros, com mentiras.

"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”. João 8:44

Espero que em algum momento você tenha a consciência de pensar por si mesmo, ao invés de continuar seguindo o rebanho, ladeira abaixo.

O pior artifício do mal, onde ele é muito bem-sucedido, é fazer o ingênuo enxergar que só existe luz dentro do seu círculo.

Por gentileza, tire o mal de sua boca e abra os olhos para a vida, só assim você conseguirá enxergar Deus em cada detalhe.

Quando quiser criticar alguma crença, primeiro estude as origens e se você for mesmo uma pessoa digna, vai entender que Deus tem muitas faces, por isso cada povo e cada cultura ancestral, o enxergou do seu jeito, porque de certo mesmo, como diz a música “Ninguém explica Deus”.

A origem das festividades de Sanhaim (palavra de origem gaélica, pronuncia-se Souein), remonta aos povos celtas da Europa e das Terras Altas.

Nota:

“As Terras Altas (em gaélico escocês A Ghàidhealtachd, em inglês Highlands) são a zona montanhosa do norte da Escócia. A língua gaélica escocesa é atualmente falada apenas em algumas regiões das Terras Altas. Seu centro administrativo é Inverness”.

Como nessa região o inverno é muito rigoroso, os celtas acreditavam que o declínio da luz do sol indicava que os seres do submundo poderiam subir à superfície, até que o sol retornasse novamente.

Também nessa época, acreditavam que os parentes já falecidos tinham autorização para retornar às suas casas para visitar os familiares e para que encontrassem o caminho certo, em meio ao nevoeiro, eles usavam nabos com velas acesas.

Porém esse mesmo caminho iluminado por velas, poderia atrair a atenção dos demais espíritos do submundo, que não tinham nenhuma relação com a família, como por exemplo, o espírito de um vizinho invejoso, que poderia amaldiçoar a família ou destruir a próxima colheita ou a esposa falecida, com ciúme da nova esposa.

Não existe diabo na cultura pagã. Em especial na celta, existe sim a crença em espíritos maléficos, que foram pessoas más em vida, então o submundo não tem nenhuma relação com o inferno cristão.

A maioria das deidades celtas foram pessoas vivas, assim como os santos que você conhece, não foram criações de estátuas que nasceram para serem adoradas, portanto, não são demônios, se é que eles existam, na concepção que a maioria enxerga neles.

Para afastar os espíritos negativos, os celtas usavam vários símbolos, alguns presentes na festa de Halloween da atualidade, como por exemplo, as máscaras.

O costume de tentar assustar espíritos negativos com máscaras, carrancas e rostos horripilantes existe em várias culturas, como por exemplo a japonesa, onde é comum encontrar rostos monstruosos em forma de chaveiros ou para dependuras, usados dentro dos carros, para afastar os espíritos negativos e não para atraí-los.

Os rigores do inverno deixavam as pessoas ansiosas e tristes e os celtas acreditavam que acender fogueiras ajudaria o sol a retornar, e o sol era um símbolo divino, do Deus que é luz.

Fogueiras e comida tinham um papel importante nas festividades, sendo que os ossos do gado abatido eram lançados na grande fogueira principal, onde todos se reuniram e só depois que a grande fogueira fosse acesa, é que as fogueiras menores e o fogo doméstico começariam novamente.

A comida era preparada para os vivos, mortos, e para os ancestrais, da mesma forma que você sopra uma vela quando faz aniversário ou oferece uma vela na missa ou no cemitério, no dia de finados.

Oferecer coisas materiais para os que já se foram é um costume antigo em várias culturas.

Se a oferenda era oferecida, os espíritos ficavam benevolentes, mas se não havia a oferenda, os espíritos poderiam mostrar o seu lado mais negativo e a má sorte recairia sobre a casa, até o próximo ano.

O que sobrava era compartilhado ritualmente com os menos favorecidos.

Também por isso, Samhaim era o festival em que se comemorava a passagem do ano dos celtas, marcando o fim do ano velho e o começo do ano novo.

O Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. O início da outra estação, o verão, é celebrado no festival de Beltane.

Assim que começavam as festividades de Samhaim, acreditava-se que o deus Sol descia para o submundo, enquanto as criaturas do submundo fugiam para a superfície, indicando assim a abertura de um portal entre a terra e o submundo.

Observei muita gente falando da maldade dos ocultistas, que abririam um portal em 31 de outubro, quanta ignorância!

Nenhum ocultista abre nenhum portal nesse dia. Os portais se abrem naturalmente, sabe como?

Muito tem se falado sobre abertura de portais e caso você ainda não tenha percebido, existem três portais abertos em sua vida, por onde entra a luz e as trevas todos os dias, que se chama aparelho celular, televisão e rádio.

Esses portais estão sendo usados diariamente para espalhar o que você permitir que entre por essas portas. É você quem escolhe.

Quando estiver diante de um vídeo malicioso, não entre! É isso o que eles querem, porque mesmo que você tenha acessado pela indignação, eles ganham pela quantidade de visitas e de alguma forma, já conseguiram estragar o seu dia.

Diga não às pessoas perversas, que a cada frase que soltam, o deixam irritado e estragam o seu dia.

Antes, procure o conhecimento em instituições idôneas, bons historiadores e nos livros de pessoas sensatas.

Afaste-se de pessoas negativas sempre, porque corremos o risco de transformar o nosso país em mais uma Faixa de Gaza, com tanto ódio solto por aí.

Samhaim era o festival em que se comemora a passagem do ano dos celtas. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. Samhain inicia o inverno, uma das duas estações do ano dos celtas. O início da outra estação, o verão, é celebrado no festival de Beltane.

Havia também o costume de, quando algum membro da tribo adoecia por um mal que o druida (sacerdote e médico) não conseguisse curar, era costume colocá-lo junto de um dos principais caminhos, na esperança de que algum viajante, por já ter padecido do mesmo mal, lhe pudesse indicar a cura, que ele havia aprendido no plano astral.

Perceba que essa festa trazia sempre esperança, seja de um novo ano de boa colheita ou seja de uma cura, mas esse conhecimento foi desvirtuado para fazer os povos futuros enxergarem o mal em tudo.

Já a festa de Halloween hoje em dia é apenas comercial, nada tem de espiritual e dizem os historiadores, começou quando alguns britânicos que conheciam Sanhaim, trouxeram alguns dos costumes da Irlanda e Escócia para a América, dando um jeito de cristianizar a festa.

No dia 31 de outubro, tinham o costume de distribuir comida para os mais pobres, que talvez para eles representassem os espíritos famintos do submundo, tanto que mais tarde havia o famoso “gostosuras ou travessuras”, que veio da antiga ideia de que, quem não alimenta os espíritos nesse dia, poderia ter má sorte.

Esses colonizadores também cultivavam abóboras e as usaram para substituir os nabos. Outros atribuem esse costume a uma lenda irlandesa, sobre um homem que aprontou tantas, que quando morreu nem Deus e nem o diabo o quiseram.

“Quando Stingy Jack morreu, nem Deus nem o Diabo o aceitaram em seus domínios. Assim, Jack ficou solto, vagando nas noites com apenas um carvão em brasa para iluminar o caminho. Decidiu então esculpir um nabo, colocar o carvão dentro criando uma lanterna e sair para assombrar a Terra”.

“Em inglês, o “Dia de Todos os Santos” se chama “All Saints Day” e a véspera dele, era conhecida como “All Hallows Eve”, que significa justamente “Véspera de Todos os Santos”. Com o tempo, o nome passou para “Halloween”.

Ano novo, a luz retornando, lembrança dos antepassados, um ótimo período para curas e para conhecer o futuro, esses são os reais significados do Sanhaim, que deu origem ao Halloween.

Quer saber mais:

https://youtu.be/fCNRqLBDUHU

Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosana Ferraz Chaves   
Oraculista, sensitiva e escritora. Se dedica aos estudos de anjos, baralhos e tarots antigos, ministra cursos de oráculos, neurolinguística. Desenha mandalas e cria perfumes mágicos em seu atelier. Autora do livro Magid - O encontro com um anjo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa