Menu

Ser altamente sensível e dizer não - Parte I

Atualizado dia 7/22/2016 5:23:18 PM em Autoajuda
por Rosalira dos Santos


Facebook   E-mail   Whatsapp

De modo geral para nós, pessoas altamente sensíveis, é muito difícil dizer não. Basta começar a pensar em dizer esta palavra que logo nos vem à mente as suas possíveis consequências: a frustração da outra pessoa, a discussão que vai se seguir (com ela tentando nos convencer e nós esforçando-nos por manter nossa posição) e, a pior de todas as consequências, a outra pessoa ficar zangada conosco. Tudo isso e muito mais passa pela nossa cabeça enquanto decidimos o que dizer (somos muito bons em criar filminhos imaginários). Assustados diante de todas essas possibilidades, geralmente acabamos dizendo sim e nos arrependendo no momento seguinte.

Por que nos arrependemos? Por vários motivos. Porque já estamos sobrecarregados tentando dar conta de todas as nossas tarefas e também das alheias (que assumimos por não saber dizer não); porque não nos agrada o compromisso que acabamos de assumir; porque no fundo nos sentimos explorados com todos os favores que acabamos fazendo para os demais… A lista é extensa e bem conhecida de muitos de nós.

Porque nos custa tanto dizer não?

E porque prosseguimos pela vida dizendo sim a todos, sobrecarregando-nos com listas de coisas a fazer e desconsiderando nossas reais necessidades? A resposta pode variar para cada um de nós, mas de um modo geral podemos listar alguma das razões:

  • A extrema empatia que faz com que estejamos dolorosamente conscientes das necessidades alheias;
  • O medo da reação do outro e nossa “alergia” a conflitos
  • O desejo de agradar e ser querido por todos;
  • A expectativa social que nos diz que pessoas que dizem não são egoístas (o que nos gera muita culpa) e,
  • O desejo verdadeiro de ajudar ao outro
Para cada caso, muitos destes motivos (e outros mais) podem estar atuando juntos. O mais importante é perceber as causas mais profundas desta dificuldade e as consequências para a nossa vida. Uma dessas causas é, sem dúvida, a questão da autoestima. Embora todos sejamos em algum nível dependentes da aprovação alheia, nós PAS, temos a tendência a supervalorizar as opiniões (verdadeiras ou imaginarias) que os outros possuem a nosso respeito. Isso faz com que nosso autorrespeito oscile em função da aprovação externa. Na busca dessa aprovação, muitas vezes perdemos nosso centro e nos sentimos como se estivéssemos dando pequenos pedaços de nós aos demais.

Não é preciso dizer o quanto esta situação pode nos tirar de energia, alegria e autenticidade. Seguir pela vida dizendo sim quando queremos dizer não é um ato de profunda autonegação. É abdicar de si mesmo em favor de uma máscara, uma persona social criada para obter aprovação e que, ao final, oculta nosso eu verdadeiro, não apenas dos outros como também de nós mesmos. Cada vez que dizemos sim quando efetivamente queremos dizer não, estamos comprometendo a nossa dignidade. Cada vez que dizemos não e nossa vontade não é levada em consideração, nos sentimos desrespeitados.

Dá para mudar?

Dizer não não é uma opção fácil e somente podemos fazê-lo quando nos mantemos conscientes do que está em jogo. Foi só quando decidi que já não tinha tempo para viver de acordo com os códigos alheios e que precisava correr atrás da vida e do trabalho que sonhava, que tive condições de dizer não àquilo que não tinha a ver com este propósito. Fazer 50 aos me dotou de um sentido de urgência que me impulsionou a romper barreiras e buscar mais realização e autenticidade. E passei a dizer não com mais frequência e clareza. Não é uma conquista definitiva e ainda me pego cedendo quando devia manter meu ponto de vista, mas agora reconheço que há algo mais valioso em jogo: meu tempo, minha saúde, meus sonhos… E você? A quais sonhos está dizendo não, quando diz sim a todos?

Se você deseja saber mais sobre a alta sensibilidade, faça uma visita ao meu site: https://amesuasensibilidade.com.br/. Lá você encontrará varios artigos sobre o tema e poderá fazer o teste para descobrir s é uma pessoa altamente sensível. 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rosalira dos Santos   
Life Coach, especializada em Pessoas Altamente Sensíveis (PAS). Criadora do "Programa Ame sua Sensibilidade". Apaixonada por mitologia, religiões antigas, gatos, florais e fotografia. Mas, acima de tudo uma PAS, como você. Para saber mais sobre a alta sensibilidade, visite meu site: www.amesuasensibilidade.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa