Menu

Uma ação por dia

Atualizado dia 12/28/2014 5:01:01 PM em Autoajuda
por Heloísa Capelas


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que falta para que você se sinta bem-sucedido(a) profissionalmente em 2015? As respostas estão dentro de você, bem como as ferramentas para que alcance o sucesso desejado.

Um novo ano se inicia. Esse é um bom momento para olhar para si mesmo e refletir: quais ações você pretende colocar em prática para alcançar tudo o que deseja em 2015?

O início de ano, apontam diversas pesquisas, é uma das melhores épocas para as mudanças profissionais. Um novo desafio, uma nova área, uma promoção, entre tantas outras possibilidades, estão à sua espera, se você compartilha destes objetivos. Mas, não basta apenas esperar pela virada do mês no calendário, não é mesmo? Esforço, tempo e dedicação são sempre necessários. 
Então, a pergunta que quero lhe fazer é: o que você pode fazer hoje para começar a concretizar a sua meta? É hoje. Agora mesmo, você pode dar um pequeno passo. E amanhã? Nenhuma conquista acontece sem planejamento e, principalmente, sem comprometimento.

Propus essas questões para chamar a sua atenção para algo de extrema importância: as transformações que deseja têm, como ponto de partida, sua consciência e suas ações. Então, se a sua meta é modificar algum aspecto profissional, vale a pena que você investigue precisamente aquilo que pretende mudar e, ainda, como deseja concretizar essa mudança.

O que você realmente deseja?
Observe que, para muitos profissionais, promoções e aumentos salariais traduzem, por si só, um maior reconhecimento ao trabalho que desempenham. Agora, questiono: será que isso é suficiente para que se sintam também indispensáveis à equipe? Para que mantenham a motivação e o desempenho? E, mais: para que se sintam verdadeiramente apreciados (caso esta seja sua principal busca)?

Por sua vez, tantos outros trabalhadores mudam frequentemente de emprego sem nunca identificar o que, de fato, gera esse comportamento. Muitos, certamente, desejam e, por isso, ficam plenamente satisfeitos com as mudanças contínuas; outros repetem à exaustão esse mesmo padrão e, ao final de mais um ciclo, experimentam emoções negativas. Em ambos os casos, o que fala mais alto é a individualidade. O que é bom para uns, pode não funcionar para outros. Por isso mesmo, a busca pela transformação se inicia internamente. Antes de determinar metas, é importante avaliar, de forma consciente, o que movimenta e alimenta essas vontades.

Retomando o primeiro exemplo, cabe ao profissional identificar qual é sua verdadeira motivação: ele deseja a promoção por que está pronto para conquistar mais responsabilidades? Ou apenas busca melhor salário? O salário lhe trará de fato o reconhecimento que busca? Ou feedbacks mais bem dados atendem melhor a esse objetivo? Ao realizar essa auto-observação, com honestidade e profundidade, ele, assim como qualquer outro profissional em busca de mudanças, se torna capaz de estipular melhor os próprios objetivos para traçar os caminhos que os levarão a eles.

Dia após dia
Como eu disse antes, sua consciência e atitudes são o ponto de partida da transformação que deseja. O ato de olhar para si mesmo, praticado constantemente, estimulará seu autoconhecimento e lhe ajudará a estabelecer metas reais. Por sua vez, seu comportamento o levará a alcançá-las.Como? Bem, todos os dias faça uma ação por você. Comece pelo simples, mas pratique diariamente. E, enquanto estiver percorrendo essa jornada, carregue consigo uma dica valiosa: a cada cinco passos em direção às suas conquistas, presentei a si mesmo. Você deve ser o seu principal motivador, então, reconheça-se! Leve-se para passear ou se dê uma massagem, por exemplo.

Llembre-se sempre que, quando você sabe onde, como e com quem quer chegar, o seu caminho se torna mais leve e pleno. Mais que isso, você passa a liderar a si mesmo na direção que deseja seguir. Pratique mudanças que floresçam no seu interior e alcancem seu comportamento e suas relações. E, se precisar de ajuda neste processo, fale com a equipe do Centro Hoffman. Desejamos a você um ano repleto de mudança, positividade e esperança!

Heloísa Capelas é considerada uma das maiores especialistas do país em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental. Há cerca de 30 anos atua com desenvolvimento humano e aplica cursos com a metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes de mudança de paradigmas. Conferencista nacional e internacional, é autora do livro “O Mapa da Felicidade” e coautora de mais cinco livros sobre Gestão de Pessoas, Coaching e Inteligência feminina. Diretora do Centro Hoffman, é Coach, Master Practitioner em PNL, Pós-Graduada em RH e Graduada em Assistência Social. Para falar com a especialista, escreva para [email protected]. Visite também: www.centrohoffman.com.bre www.heloisacapelas.com.br.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 45


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Heloísa Capelas   
Heloísa Capelas é especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e da competência emocional. Autora de "O mapa da felicidade" e "Perdão: a revolução que falta". Ministra a metodologia Hoffman no Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa