Menu

Verdade x mentiras

Atualizado dia 7/20/2021 12:28:50 AM em Autoajuda
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Gasparetto dizia que não era contra a mentira. Ela é útil, dizia ele. E é verdade! Quando a vida em sociedade se torna insuportável, ela serve. Quando a dor de cabeça é nota 2, mas eu preciso ficar em casa para organizar as coisas, ela vira 10 para o chefe. Mentira só existe porque precisamos dela.
A questão não é a mentira que contamos aos outros. O grande problema é quando contamos uma mentira a nós mesmos. E, acredite, fazemos isso demais.
Quantas mentiras você já contou pra você mesmo?
Que vai começar a dieta na segunda-feira?
Que vai comprar só mais essa blusinha no shopping e já vai embora?
Que não arruma emprego por causa da pandemia?
Somos especialistas em mentiras, assim como somos especialistas em desculpas. E contar uma mentira para alguém nos dá uma falsa sensação de poder.
Usamos a mentira para manipular, para que o outro faça aquilo que nós queremos que ele faça. Usamos a mentira como mecanismo de defesa de um ego fragiizado.
E nem me venha dizer que você não faz essas coisas E que odeia mentira.
Na realidade, você já pediu pro seu filho dizer que você não estava para um telefonema chato ou falou para a vendedora que estava só dando uma olhada quando, na verdade, queria saber o preço. Contamos mentiras o tempo todo. Isso não seria um problema se sustentássemos uma verdade interna.
Uma coisa é eu fazer alguma coisa para os outros, outra coisa é eu fingir pra mim mesmo.

Entenda que as pessoas sabem quando você está falando uma verdade ou uma mentira, elas só não se importam. Mas o que você faz com as suas próprias mentiras? O que você finge o tempo todo pra você mesmo?
Como assim? Avaliar aquilo que sai da sua boca e, principalmente, o que fica na sua mente. Entenda o que você quer de verdade e por que se sente obrigado a contar tantas mentiras. Entenda que o outro tem o poder de ir embora e não escutar mais aquilo. Porém, você ê vai precisar continuar convivendo com aquilo pelo resto dos seus dias.
Ninguém sabe a verdade absoluta de nada, entretanto, quando sou honesto comigo tendo a ser honesto com as outras pessoas. E aí não adianta reclamar do governo, da corrupção, da mídia, se eu mesmo só contar mentiras para mim e para os outros.
Somos todos mentirosos patológicos, tentando enganar outros mentirosos patológicos.
O que é isso senão uma grande patologia?
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoajuda clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa