Menu

A Alma do Negócio é Ouvir!

Atualizado dia 5/1/2016 11:48:12 PM em Autoconhecimento
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre fui apaixonada por homeopatia, vida natural, vegetarianismo e tudo que me levasse a ficar bem mais próxima de mim mesma e dessa imensa Natureza, tão bem criada por Deus. Há mais de vinte anos, consulto-me o mais regularmente, que consigo, com uma médica homeopática.
Inicialmente, esta minha insistência em Medicina Homeopática gerou grandes discursos e controvérsias. “Tem certeza de que só vai tomar essas gotinhas?” “Como alguém pode viver sem comer carne? “Talvez alguns de vocês já tenham passado por situações semelhantes.
Na verdade, mesmo, eu quero falar sobre uma das pessoas que mais sabe ouvir, que conheço. É ela, minha (ah muito minha mesmo), médica homeopata. Pessoa silenciosa, atenta, com olhar constante. E quando falo por mais de 40 minutos, ela sorri e diz: que mais? Ela não me dá conselhos, não julga o que falo, não faz “caras e bocas”, serena, meio sorriso, olhar doce, voz calma e de novo: que mais? Incrível, mas até lançar meu novo trabalho “Márcia. Conversas Inspiradoras”, não havia percebido o quanto eu fui ouvida nestes quase vinte anos....

Talvez, alguns outros pacientes, pensem: “mas ela não fala nada, é muito estranho”....Bem, provável que sua agenda seja lotada por esse motivo. Esta profissional desenvolveu algo invejável: capacidade de profunda audição humana! Ouvir não para responder, mas para compreender, sentir, perceber o que de fato ocorre na alma dessas criatura à sua frente, que fala sem parar e desaba (me incluo!).
Confesso ter sido um grande desejo meu desenvolver essa capacidade. Habilidade que faz com que o outro sinta total empatia, embora nada seja dito em respostas certas e soluções mágicas. A grande maioria das pessoas ouve para responder na sequência ou até interrompendo o outro, porque “obviamente” acredita já ter ouvido o suficiente. Ou então, pensa que tem a obrigação de dar a resposta “certa”, resolver problemas, dar soluções mirabolantes. E o pior: sentir-se obrigada a tomar partido, quando aparecem conflitos. Ao final da conversa, com certeza, virá: “você não acha que estou certo?” Que saia justa, principalmente quando você não acha!

Um bom líder também precisa saber ouvir e bons ouvintes são cada vez mais raros! A era do celular ampliou horizontalmente a comunicação...
verticalmente, profundamente , ainda é difícil medir!O ouvido, agora, passa por tantos filtros, que não temos certeza de que a clareza e a assertividade serão alcançadas. A agitação do cenário atual, os ambientes abertos e repletos de interferências podem e influenciam muito a nossa capacidade de ouvir. Compartilho aqui, o resultado de uma pesquisa citada pela jornalista Cristiane Segatto:· bons ouvintes têm grande poder de influência, independentemente de sua capacidade verbal. Quem sabe ouvir têm acesso às crenças, aos objetivos, aos conhecimentos de seus interlocutores. Isso porque as pessoas revelam informações com mais facilidade quando percebem que o outro tem interesse genuíno por elas.·
A escuta bem feita permite que os bons ouvintes entendam o contexto das situações e possam direcionar suas tentativas de persuasão no sentido correto.· Quando as pessoas se sentem ouvidas de forma genuína, elas tendem a apoiar os bons ouvintes nas mais variadas situações, inclusive nos embates do ambiente corporativo.É surpreendente a magia que produz uma "escutatória" com o coração. O silêncio pode ser a melhor resposta, um sorriso, um olhar carinhoso e atenção, fermentam o mundo! Não é necessário ter respostas prontas, preencher o vazio do silêncio com conselhos úteis ou inúteis, superficiais para compor, simplesmente, o diálogo. Muitas vezes, o que o outro deseja é simplesmente ser "ouvido", com a alma e o coração!

O que a Cinesiologia pode fazer por você

A Cinesiologia identificará, através de biofeedback, leitura de movimentos musculares, em que momento seus ouvidos receberam uma carga emocional negativa, a respeito de fatos ou stress emocionais, que foram "ouvidos" por você em determinada idade. Uma vez identificado o padrão, o próprio reduzirá o stress e proporcionará alívio da tensão emocional sentida na ocasião. Não raramente, ouvir melhor lhe possibilitará também expressar-se muito melhor. Desejo a vocês uma excelente semana!

Abraços carinhosos

Márcia Dario

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa