Menu

A BÊNÇÃO DA VIDA

Atualizado dia 9/25/2007 11:54:44 PM em Autoconhecimento
por Maria Luiza Silveira Teles


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diz Gabriel Garcia Márquez que “é necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e apreender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver". Ela nos brinda com uma série de bênçãos, gratuitamente.

Não é preciso ter muito para gozar da Vida. Basta estar atento. Aliás, um poeta inglês escreveu uma frase que jamais esqueço e estou sempre a citar: “to stand and stare”. Basta olhar com atenção toda a beleza que nos rodeia para bendizermos a vida. Infelizmente, porém, há uma multidão que jamais pára para olhar de verdade, sem nenhum tipo de julgamento. Enquanto outros só sabem olhar para aquilo que é feio e se lamentam, espalhando o fel de suas almas.

Além disso, parafraseando Alberto Caeiro, “não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito: é preciso, também, que haja silêncio na alma.(...).” Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E, então, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia antes. Fernando Pessoa conhecia a experiência e se referia a algo que só se pode ouvir no absoluto silêncio. É no silêncio que se dá a criação. É no silêncio que as almas se encontram. É no silêncio que ouvimos os “recados de Deus”.

Citando Rubem Alves, “(...) livre dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que, antes, não havia, que de tão linda nos faz chorar”.

Benditos sejam aqueles que fazem mais linda a natureza, somente para o nosso deleite! Benditos os que estendem a mão para nos tornar mais leves os fardos! Benditos os que constroem para que tenhamos mais conforto! Benditos aqueles que têm o coração cheio de amor, tornando menos amargo o fel da taça! Benditos os que, carinhosamente, nos mostram os caminhos, a fim de que não nos percamos nos labirintos da vida e nos desencontros! Benditos os que, abrindo mão de si mesmos, se doam, no ato de curar, de ensinar, de libertar! Benditos aqueles que, mesmo tendo tão pouco, sabem repartir com outros a dádiva da vida! Aqueles que são gratos serão sempre abençoados! A sua riqueza consiste em saber amar de verdade e receber o amor.

Lembro-me que um dia, conversando com um amigo que estava deprimido, aconselhei-o: “Dê uma volta no quarteirão. Veja as árvores e a beleza de suas flores. Procure ouvir o canto dos pássaros que ainda nos restam. Olhe as pessoas. Perceba como são diferentes. Veja toda a cor com que o Grande Pintor coloriu tudo. Verá que, na volta, a tristeza terá desaparecido. Não podemos mudar o curso da vida, mas podemos aprender com ela e sermos felizes”. Ele sorriu e me disse: “Maria, você se contenta com muito pouco!” Mas, que pouco?! Deus nos deu a Vida. Haverá graça maior?
É preciso estar atento, ouvir e ver, de verdade, e, então, passaremos a cantar, como os pássaros, pelo puro prazer de viver.

Maria Luiza Silveira Teles
(escritora, educadora, consultora editorial)

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Luiza Silveira Teles   
Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa