Menu

A BUSCA PELO CONHECIMENTO E A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

Atualizado dia 10/17/2006 6:13:20 PM em Autoconhecimento
por Irene Carmo Pimenta


Facebook   E-mail   Whatsapp

A rapidez com que a sociedade tem se desenvolvido desde o final do século XX gerou mudanças nos hábitos de aprendizagem e na maneira como o homem constrói o seu conhecimento.
A educação moderna não privilegia mais a busca pelo conhecimento, a pesquisa e a elaboração do que se aprende. A maioria das pessoas, hoje podem ser consideradas “analfabetos funcionais”, pois embora decodifiquem os signos lingüísticos, não conseguem perceber o que está “além” das palavras escritas. Não estudam, decoram as palavras, sem extrair o significado do que lêem.
A sociedade moderna e o sistema capitalista instauraram no homem a máxima “tempo é dinheiro”. O efeito colateral dessa postura é a necessidade (ou a ansiedade) de conhecer tudo rapidamente e de modo superficial. Essa superficialidade acabou por contaminar também o estudo das ciências ocultas no século XX.
O conhecimento “esotérico” (oculto), tornou-se “exotérico” (aberto) e é bom que assim seja, pois é um movimento que faz parte do processo evolutivo da humanidade terrena.
Contudo, o ritmo acelerado imposto pela modernidade gerou muitos “resumos” – fazendo com que todo esse conhecimento simbólico se fragmentasse, se diluísse, gerando interpretações “rasas”, superficiais.
Essa maneira pouco profunda de lidar com esse conhecimento – serviu e ainda serve, apenas como combustível para alimentar muitos grupos “esquisotéricos”, onde pseudos-mestres, de posse de alguns preceitos – se arvoram como grandes detentores dos “conhecimentos ocultos”, acreditando na premissa de que “Em Terra de cego, quem tem olho é Rei”.
Mas o conhecimento não é algo para permanecer “oculto”, privilégio de alguns poucos iluminados. O conhecimento é como uma onda que permeia tudo. Ele está aí, posto na Natureza (tanto material como espiritual), manifestando-se através de símbolos – que é a verdadeira linguagem universal. E nós, seres espirituais que somos, temos todas as condições para decodificarmos estes símbolos.
A evolução é a Lei da Vida e a evolução passa necessariamente pela busca desse conhecimento simbólico, que nos leva ao que realmente interessa, que é o AUTOCONHECIMENTO.
CONHECE-TE A TI MESMO. É esse o segredo “oculto” por trás das antigas ciências como a Astrologia, o Tarô, as Runas, a Numerologia, e tantas outras.
Infelizmente, grande parte do verdadeiro conhecimento contido nelas submergiu diante da superficialidade e do imediatismo do homem moderno. Releituras pouco profundas fizeram com que preciosas chaves contidas nas Antigas Ciências Simbólicas se perdessem, fazendo com que muitas delas sejam conhecidas hoje apenas como formas de predizer o futuro.
A Numerologia para mim é uma valiosa ferramenta a ser utilizada no trabalho de autoconhecimento.
Quando ministro um curso de Numerologia, onde me proponho a partilhar o que sei com outras pessoas, costumo ressaltar que o curso é apenas uma “iniciação”. Ou seja, o inicio de um processo de busca pelo conhecimento. E que o caminho é longo.
Há muito que se ler(usando sempre o bom senso e o discernimento para separar o “joio” do trigo), há muito a ser pesquisado e como o conhecimento também esta sujeito a leis da evolução, há muito ainda a ser descoberto.
O homem é uma célula contida no Todo. Ao mesmo tempo em que ele reflete o Todo é também refletido por ele. Quando buscamos o conhecimento, movidos pelo amor e pela vontade de nos tornarmos melhores, evoluímos. E a nossa evolução se reflete no Todo.
Por que segundo os princípios herméticos contidos na Tabua de Esmeraldas, atribuído a Hermes Trimegisto:
“O que está abaixo é como o que está acima, e o que está acima é como o que está abaixo, para operar o milagre de uma só coisa”.

AMOR PAZ E LUZ nos caminhos de todos!

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Irene Carmo Pimenta   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa