Menu

A chave da questão

Atualizado dia 6/12/2015 7:15:04 PM em Autoconhecimento
por Marco Moura


Facebook   E-mail   Whatsapp

No budismo, questionar é uma ferramenta fundamental. Muitas doutrinas não dão espaço para questionamentos, não permitindo que os seguidores tenham dúvidas a respeito da absolutez dos ensinamentos. Já Buda, disse o contrário: "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o".

O questionamento abre a mente para inúmeras possibilidades, enquanto a certeza fecha. Uma questão que incite a investigação criativa é muito melhor do que uma resposta com argumentos que ponham fim a uma busca autêntica.

Nós, seres humanos, costumamos confiar demais em nossas percepções. Acreditamos em nossos olhos e em nosso entendimento lógico como se fossem parâmetros absolutos de veracidade. A razão é o nosso ponto final para qualquer questão. Se um experimento passa pelo filtro dos nossos olhos (vi com meus próprios olhos!) e pelo filtro de nosso raciocínio lógico (faz todo o sentido!), então concluímos a questão. Não há mais nada o que fazer. Somos bastante científicos, mas infelizmente (na verdade, felizmente) a ciência sempre acaba trazendo novos conhecimentos que sobrepõem verdades antigas. Ou seja, nenhum conhecimento está concluído jamais.

Nossas verdades individuais estão assentadas sobre verdades coletivas. Por exemplo, para mim é uma verdade que a maçã é uma fruta muito saborosa. A minha verdade individual é que o gosto da maçã é bom. Outras pessoas podem não gostar, isso é algo pessoal.

A verdade coletiva está presente (1) na linguagem, (2) na concepção do significado de cada palavra, (3) na consistência da experiência segundo a percepção humana e por aí vai.
1) Quando eu me refiro a algo por meio da palavra, eu utilizo a estrutura codificada de uma língua específica. É uma classificação convencional, um nome que designa um fenômeno em particular do qual cada pessoa tem seu próprio entendimento.
2) O significado é dependente do contexto. A representação mental dos objetos é gerada a partir do conhecimento interno fruto da experiência pessoal e também externo fruto do aprendizado através dos pais, professores, sociedade, google etc. A maçã tem um significado atrelado à percepção particular do indivíduo na sua experiência em relação a isso e também atrelado a todas as concepções aprendidas sobre essa fruta. Em outras palavras, independente da maçã física, existe em sua mente uma noção genérica de maçã.
3) O paladar da maçã é algo inerente ao mecanismo sensorial humano. A visão da maçã também, além de toda a percepção da experiência humana de degustar uma maçã. Para um pássaro, a experiência de comer uma maçã é muito diferente.

Todo o nosso conhecimento é subjetivo e parcial. Questionando, podemos sem dúvida aprimorar a nossa percepção de mundo e eliminar muitos "bugs" de conhecimentos que limitam o nosso viver. Ou nos atualizamos no curso da vida ou nos enrijecemos no comodismo de nossas verdades. Até que ponto vivemos em um mundo factual e não em um mundo de fantasia? Para que o conhecimento parcial não sobreponha a sabedoria intuitiva, é preciso reconhecer o quanto limitamos a percepção da realidade enquanto indivíduos, elaborando um mundo baseado em visões pessoais, e enquanto coletividade, onde a limitação da mente humana cria conhecimentos baseados na condição singular de uma espécie animal, o Homo Sapiens.

Marco Moura

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marco Moura   
Marco Moura desenvolve no Centro Dao de Cultura Oriental (metrô Ana Rosa, Vila Mariana, São Paulo) atividades para o desenvolvimento integral de corpo e mente através da meditação budista, artes marciais e terapias orientais. Fisioterapeuta, faz atendimentos de Acupuntura; ministra aulas de Meditação, Chi Kung, Tai Chi Chuan e Kung Fu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa