auravide auravide

A conquista da individualidade



Na situação atual que vivemos, onde todos podem contribuir para a salvação do um, e o um pode contribuir para a salvação de todos, falar sobre individualidade pode ser controverso. Hoje vemos muitas pessoas hipersensíveis às idéias e opiniões, falar sobre individualidade dá um toque de estar falando sobre egoísmo, porém são duas coisas bem distintas.

A individualidade implica em uma ampliação da consciência, pode ser exercida por cada um de nós, pode ser, em alguns momentos da vida, uma dádiva. A palavra individualidade vem do latim individdus (indivisível) e não deve ser confundida com individualismo, esse sim significa ter uma conduta egoísta e egocêntrica.

A ampliação da consciência que a individualidade proporciona, segundo Jung, faz o ser humano evoluir de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação. É através desse processo que as pessoas adquirem valores e condutas mais ligados a si mesmos.

Adquirimos nossa individualidade com esforço, independência e ser independente é ser responsável, é tomarmos o nosso destino em nossas mãos independente da experiência, pois todas as experiências, quer boas ou más, é combustível para nosso crescimento. A individualidade é o limite, a linha invisível entre um ser humano e outro, é sua personalidade desenvolvida, cada um no seu lugar. Respeitar as escolhas individuais, muito peculiares a cada ser humano, é perceber e aceitar o espaço sagrado de cada um.

Nossas escolhas, atitudes, palavras, ações devem ser sempre fiéis a nós mesmos. O erro ou o acerto será sempre por nosso absoluto e incondicional livre arbítrio, faz parte da vida e nossa vida é um eterno e longo exercício, nossa missão é realizar e apenas cada um de nós pode conduzir sua própria jornada.

No mundo atual tudo precisa ser participado, partilhado, falado, dividido, como se fossemos simbióticos, agindo dessa forma não crescemos e nem nos responsabilizamos por nossa vida, por nossos erros e acertos. Cada indivíduo é único e original e precisa se expressar, ter o poder de ser, rompendo padrões que não servem mais para nossa evolução, pois não faz mais parte dessa época. Há que se romper com comportamentos e preconceitos que nos impede de modificar e avançar na evolução humana. Cada ser humano segue sua própria lei interior, todos nós temos potencial a serem despertados e experimentados, cabe a nós evoluirmos a cada dia e não adianta querer apressar esse processo, a consciência desperta através de nosso amadurecimento.

Deixo aqui uma mensagem do Dr. E. Bach: "cada pessoa tem uma vida pra viver, um trabalho para realizar, uma personalidade gloriosa, uma individualidade maravilhosa. Se ela compreender isso e for capaz de sustentá-lo e mantiver-se contra todas as leis da massificação, ela superará tudo e ajudará os outros com o exemplo de seu caráter".

Paz e Luz a todos!


Publicado dia 15/4/2021
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










horoscopo

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa